PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar

Ir para baixo

Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar Empty Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar

Mensagem por Diego A Sáb 11 Jun 2016, 23:57

Texto motivador do vestibular IME do processo 2015/2016:
http://www.fariasbrito.com.br/sistemas/comentario/upload/1446214601.553261826.gif


Não só adquirir e descartar

O crescente consumismo tem tomado formas catastróficas. Há décadas é tido que a população ainda não está organizada para lidar com o aumento de bens materiais e que isso provoca desde o acúmulo de lixos à má distribuição de recursos hídricos. O Estado entende e procura investir em pesquisas e meios de contenção, faz reuniões, programas de conscientização e proporciona a redução de impostos para aqueles ecologicamente corretos. Mas, essas medidas têm sido insuficientes para estagnar o problema e o que se nota é o agravamento da situação. Por que será que esse problema insiste em perseverar?

Na época das grandes navegações, o pensamento das comunidades europeias era de que quanto mais terrenos e materiais preciosos se possuísse melhor seria a qualidade de vida. Era o desejo de ter mais e usar mais. Por conseguinte, esse pensamento contribuiu para a formação da cultura ocidental. Mas, carrega um grave problema. Não obstante, o que se percebe é a falta de responsabilidade dos indivíduos e o indevido descarte dos produtos, que geram peremptórios danos à natureza. De tal forma que, provoca a obstrução de canais, a eutrofização cultural, a dispersão de poluentes no ar, o entrave de mananciais e problemas na distribuição de recursos hídricos, entre outros.

Consoante a Revolução Industrial houve o agravamento da situação, a velocidade da produção dos itens proporcionou aumento na capacidade de consumir. Tamanha foram as mudanças que, posteriormente, ideais norte-americano implantaram o regime dos produtos de vida curta, propiciando o desgaste rápido dos mesmo a fim de movimentar as fábricas. Como resultado, adquirir e descartar tomou "as mãos" do povo. Percebemos, então, alguma contribuição do Estado a fim de conscientizar a população, mas nem todos ainda se deram conta dos devidos deveres com o meio ambiente.

Tomemos a história como exemplo, o acúmulo de bens fez da Europa uma potência industrial, mas que hoje atinge a saúde da população, desgastada pelas chuvas ácidas e ilhas de calor. Em suma, saber lidar com o lixo produzido pela população é um dever do Estado, mas que deve ser compartilhado pelas indústrias e população. Portanto, fica claro que para efetiva contribuição de todos é necessário instituir normas sanitárias residenciais, que abranjam desde o consumo excessivo à indevida separação e descarte, a fim de instituir pena àqueles que não tem responsabilidade com seu lixo.

Comentário: O texto é um pouco velhinho, mas como ainda não havia sido avaliado por alguém trouxe para vocês companheiros (as)! Obrigado!


Última edição por Diego Matheus em Seg 13 Jun 2016, 13:11, editado 1 vez(es)
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar Empty Re: Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar

Mensagem por Convidado Dom 12 Jun 2016, 00:26

Essa proposta de olhar a prova toda e depois fazer a redação é complicado huahuahua Diferente foi essa análise que eles locaram, mesmo eu não lendo o texto deu para ter ideia do que se falava.

Vamos ao texto:

Quanto ao tema... se vc for pela análise do texto dada pelo fariasbrito(ou corretores) seu texto está dentro do que se pede. Mas o que me chamaou a tenção foi "as repercussões de nossas escolhas frente ao mundo" que seria o foco do texto... no que as atitudes dos cidadãos ou de nós podem fazer com o mundo(meio ambiente por exemplo, lixo). Eu senti falta dessa retomada de ideia na conclusão e até um pouco na introdução, desse aspécto de efeitos que causamos(poderia ser feito com uma afirmação do tipo, dizendo que o ser humano causa impactos no ambiente ou qualquer coisa do gênero).

O desenvolvimento está de acordo com impactos causados por nós e está tudo beleza.

Conclusão faltou como o estado faria isso, uma solução mínimamente detalhada se for no estilo enem. 


Acho que é só isso ^^ o texto está bom para ótimo, tirando um pouco o foco do texto que no meu ponto de vista não ficou tão marcante.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar Empty Re: Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar

Mensagem por Diego A Seg 13 Jun 2016, 13:12

Ta certo, Obrigado, JaJacs!

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar Empty Re: Modelo ENEM: Não só adquirir e descartar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos