FME 1- Questão 462
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FME 1- Questão 462
Classifique as funções seguintes em: I) injetora II) sobrejetora III) bijetora IV) não é sobrejetora nem injetora
a) [latex]f:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}[/latex] tal que [latex]f(x)=2x+1[/latex]
b) [latex]g: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}+[/latex] tal que [latex]g(x)=1-x^{2}[/latex]
c) [latex]h: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}+[/latex] tal que [latex]h(x)=\left | x-1 \right |[/latex]
d) [latex]m: \mathbb{N}\rightarrow \mathbb{N}[/latex] tal que [latex]m(x)=3x+2[/latex]
e) [latex]n: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{Z}[/latex] tal que [latex]n= \left [ x \right ][/latex]
f) [latex]p: \mathbb{R}\ast \rightarrow \mathbb{R}\ast [/latex] tal que [latex]p(x)=\frac{1}{x}[/latex]
g) [latex]q:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}[/latex] tal que [latex]q(x)=x^{3}[/latex]
h) [latex]r: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}[/latex]tal que [latex]r(x)=\left | x \right |\cdot \left ( x-1 \right )[/latex]
Gabarito:
a) III
b) IV
c) II
d) I
e) II
f) III
g) III
h) II
a) [latex]f:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}[/latex] tal que [latex]f(x)=2x+1[/latex]
b) [latex]g: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}+[/latex] tal que [latex]g(x)=1-x^{2}[/latex]
c) [latex]h: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}+[/latex] tal que [latex]h(x)=\left | x-1 \right |[/latex]
d) [latex]m: \mathbb{N}\rightarrow \mathbb{N}[/latex] tal que [latex]m(x)=3x+2[/latex]
e) [latex]n: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{Z}[/latex] tal que [latex]n= \left [ x \right ][/latex]
f) [latex]p: \mathbb{R}\ast \rightarrow \mathbb{R}\ast [/latex] tal que [latex]p(x)=\frac{1}{x}[/latex]
g) [latex]q:\mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}[/latex] tal que [latex]q(x)=x^{3}[/latex]
h) [latex]r: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}[/latex]tal que [latex]r(x)=\left | x \right |\cdot \left ( x-1 \right )[/latex]
Gabarito:
a) III
b) IV
c) II
d) I
e) II
f) III
g) III
h) II
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