PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento plano com trajetórias curvas

2 participantes

Ir para baixo

Movimento plano com trajetórias curvas  Empty Movimento plano com trajetórias curvas

Mensagem por inguz Sáb 29 Jun 2024, 07:32

Um toca-disca tem o prato na posição horizontal e realiza 3 revoluções em [latex]\pi [/latex]segundos. Colocando-se uma pequena moeda sobre o prato, ela deslizará se estiver a mais de 10 cm do centro. Então, o coeficiente de atrito estático entre a moeda e o prato é de: 

Resposta: 0,36

Galera, alguém poderia me explicar por meio de alguma imagem o que está ocorrendo ? Entendi que quando o raio for exatamente 10 cm, a moeda vai girar uniformemente na iminência do movimento, isto é, ela estará prestes a deslizar, mas não desliza. O que me indica que teremos uma força de atrito estático máxima. Minha resolução está correta ?\
Movimento plano com trajetórias curvas  503132

Movimento plano com trajetórias curvas  20240614
inguz
inguz
Padawan
Padawan

Mensagens : 89
Data de inscrição : 27/05/2021
Idade : 23
Localização : Fortaleza. Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento plano com trajetórias curvas  Empty Re: Movimento plano com trajetórias curvas

Mensagem por Elcioschin Sáb 29 Jun 2024, 08:52

Todo movimento curvilíneo tem uma resultante centrípeta R. Como a única força horizontal que age é a força de atrito --> R = Fa 

Sua solução está correta.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72215
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos