PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade - questão de vestibular

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Probabilidade - questão de vestibular

Mensagem por malta1809 Dom 30 Jun 2024, 18:12

Gostaria de ajuda com a questão a seguir, que foi apresentada no vestibular da UnB (PAS 3 - 2023). Segue o enunciado:

Do ponto de vista harmônico, a música Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil, foi composta na tonalidade construída sobre a escala de mi maior, que é aquela que contém as notas mi, fá♯, sol♯, lá, si, dó♯ e ré♯. Na formação de uma escala maior, as notas devem respeitar uma ordem fixa e consecutiva; com as notas dessa escala, são construídos, então, os acordes do campo harmônico de mi maior, conforme a tabela a seguir.
Probabilidade - questão de vestibular Tabela-unb

Julgue o item a seguir como certo ou errado.
77. Ao serem tocadas no piano, ao acaso, três notas na escala de mi maior, a probabilidade de ser tocado um dos acordes do campo harmônico de mi maior é de 1/5.



O gabarito da questão é certo.

Para mim a resposta deveria ser errado. Meu raciocínio:
Para calcular a probabilidade, fiz (casos desejados)/ (total de casos). Os casos desejados são apresentados na tabela, são 7. O total de casos seria a combinação de 7 elementos onde escolhemos 3, que resulta em 35. Então a probabilidade seria 7/35=1/5, marcando o item como errado. Podem me ajudar a identificar o que pensei errado?


Última edição por malta1809 em Dom 30 Jun 2024, 19:57, editado 2 vez(es)

malta1809
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/06/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Probabilidade - questão de vestibular

Mensagem por matheus_feb Dom 30 Jun 2024, 18:53

malta1809 escreveu:Gostaria de ajuda com a questão a seguir, que foi apresentada no vestibular da UnB (PAS 3 - 2023). Segue o enunciado:

Do ponto de vista harmônico, a música Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil, foi composta na tonalidade construída sobre a escala de mi maior, que é aquela que contém as notas mi, fá♯, sol♯, lá, si, dó♯ e ré♯. Na formação de uma escala maior, as notas devem respeitar uma ordem fixa e consecutiva; com as notas dessa escala, são construídos, então, os acordes do campo harmônico de mi maior, conforme a tabela a seguir.
Probabilidade - questão de vestibular Tabela-unb

Julgue o item a seguir como certo ou errado.
77. Ao serem tocadas no piano, ao acaso, três notas na escala de mi maior, a probabilidade de ser tocado um dos acordes do campo harmônico de mi maior é de 1/5.



O gabarito da questão é certo.

Para mim a resposta deveria ser errado. Meu raciocínio:
Para calcular a probabilidade, fiz (casos desejados)/ (total de casos). Os casos desejados são apresentados na tabela, são 7. O total de casos seria a combinação de 7 elementos onde escolhemos 3, que resulta em 35. Então a probabilidade seria 7/35=1/5, marcando o item como errado. Podem me ajudar a identificar o que pensei errado?
Mas a afirmação da questão diz ser 1/5...

matheus_feb
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 18/06/2024

malta1809 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Probabilidade - questão de vestibular

Mensagem por malta1809 Dom 30 Jun 2024, 19:55

Verdade, tem razão. O cansaço me fez ler errado o enunciado.

malta1809
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/06/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Probabilidade - questão de vestibular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos