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Progressão Geométrica

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Mensagem por pedrotavares27 Qui 25 Mar 2021, 09:58

Pitágoras, que estudou a geração dos sons, observou que duas cordas ao vibrarem, cujo comprimento estivessem de 1 para 2, soariam em uníssono. Hoje sabemos que a razão das frequências dos sons emitidos por essas cordas seria a razão inversa de seus comprimentos, isto é, de 2 para 1 e que duas cordas vibram em uníssono se e só se a razão dos seus comprimentos é uma potência inteira de 2.



A frequência da nota Lá-padrão ( o Lá Central do piano) é 440 Hz e a frequência o Lá seguinte, mais agudo, é 880Hz, unidade de frequência que significa 1 ciclo por segundo.
A escala musical ocidental (de J.S.Bach pra cá), dita cromática, divide esse intervalo e,m doze semitons iguais, isto é , tais que a razão das frequências de notas consecutivas é constante. Sabendo que essas notas são: Lá, Lá#, Si, dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol# (# lê-se sustenido), determine:

(a) a frequência dessas notas, o primeiro Lá sendo o Lá-padrão
(b) a frequência do sinal de discar de um telefone, que é o primeiro Sol anterior ao Lá-Padrão
(c) a nota cuja frequência é de 185 Hz

pedrotavares27
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Mensagem por Medeiros Sex 26 Mar 2021, 00:50

1) esta questão é do nível Ensino Médio. Vc postou no Ensino Fundamental.

2) Fazem já muiiiitos anos que não mexo com música: meio século com instrumento e década e meia com teoria (mesmo assim apenas em apoio à mulher, que dava aulas). Vou desenferrujar a memória.

3) Bach compôs "o cravo bem temperado" usando a escala dodecafônica e temperada, também chamada de escala diatônica. Porém ela já havia sido aventada em 1 691 por Andreas Werkmeister e, antes, em 1 596 pelo chinês Chu Tsai-yu. Sinto mas não tenho mais a fonte disto, apenas minhas anotações. Depois de resolver a questão vou colocar uma tabela que fiz de comparação das escalas e comentários pró (+) e contra (-) de cada uma. A tabela mostra a proporção de frequências em relação à primeira nota da escala, Dó (C).

O Dó é a primeira nota da escala cuja invenção é de Güido de Arezzo (995 - 1 050) que, para os exercícios de entoação, usou um hino que os meninos cantores entoavam a São João para que os protegesse da rouquidão; nessa melodia cada frase começa com um grau mais alto que o anterior e Güido valeu-se das primeiras sílabas da canção:
UT queant laxis, ........................................... Para que nós, servos, com nitidez
REsonare fibris, ........................................... e língua desimpedida,
MIra gestorum ............................................ o milagre e a força dos teus feitos
FAmuli tuorum ............................................ elogiemos,
SOLve polluti ............................................... Tira-nos a grave culpa
LAbii reatum ............................................... da língua maculada
Sancte Joannes... ...................................... ó São João
O Sancte virou Si e o UT que não era sonoro nem fácil de cantar rapidinho foi substituído por Dó; e assim nasceu o alfabeto musical dos países latinos. (fonte: Kurt Pahlen, "História Universal da Música", original Musikgeschichte Der Welt, 1 963)


sem mais delongas, vamos à questão

Sabendo que essas notas são: Lá, Lá#, Si, dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol# (# lê-se sustenido), determine:

(a) a frequência dessas notas, o primeiro Lá sendo o Lá-padrão
Fazendo algumas contas:
Progressão Geométrica Escala10

------------------- desculpe, a figura ficou cortada; clique nela que aparece inteira em outra janela ---------------------
onde f2 é a frequência da nota pedida e f1 é a freq. da nota Lá (440 Hz). Portanto:
O interalo entre cada uma das notas listadas é um semitom, ou seja, meio tom ou 1/12 do intervalo total da escala. Então as frequências serão:
Lá = 440 Hz
Lá# = 21/12.440 = 466,16 Hz
Si = 22/12.440 = 493,88 Hz
Dó = 23/12.440 = 523,25 Hz
e sucessivamente...
Dó# = 554,37 Hz
Ré = 587,33 Hz
Ré# = 622.25 Hz
Mi = 659,26 Hz
Fá = 698,46 Hz
Fá# = 739,99 Hz
Sol = 783,99 Hz
Sol# = 830,61 Hz
5 = 880,00 Hz ......... este é o Lá uma oitava acima do Lá-padrão (A4), portanto com exatos dobro da frequência.

(b) a frequência do sinal de discar de um telefone, que é o primeiro Sol anterior ao Lá-Padrão
Agora, para a fórmula, tomamos o Lá-padrão (A4) como f1 e o Sol cuja freq. procuramos como f1. Note que descendo do Lá para o Sol andamos dois semitons.
[latex]f_1 = \frac{f_2}{2^{2/12}} \:\rightarrow \; f_1 = \frac{440}{2^{1/6}} = 392,00\;\text{Hz}[/latex]

(c) a nota cuja frequência é de 185 Hz.
Porém agora já temos as duas frequências e queremos saber é quantos intervalos de meio tom devemos andar para baixo e, assim, descobrir em que nota cai. Vamos usar a fórmula da figura acima onde f2 é o 185 Hz é f1 é o 440 Hz do Lá-padrão.
[latex]185 = 2^{n/12}.440\, \rightarrow\, 2^{n/12}=\frac{185}{440} \,\,\,\, \text{.......... passando para lb (log na base 2) ......}\\\\ \frac{n}{12} = lb\frac{185}{440} \;\rightarrow\; n = 12\cdot lb\frac{185}{440} \;\rightarrow\; n = -15[/latex]

onde o sinal negativo indica que estamos andando para trás, ou seja, em direção às notas mais graves (e de menor freq.). Então vamos contar 15 semitons do Lá-padrão (A4) para baixo:
Lá - Sol# - Sol - Fá# - Fá - Mi - Ré# - Ré - Dó# - Dó - Si - Lá# - Lá (este é o A3) - Sol# - Sol - Fá#
.0. - ..1.... - .2.. - .3... - .4. - .5. - ..6.. - ..7. - ..8... - .9. - 10 - 11.. - 12 ..................... - ..13. - 14. - . 15
Conclusão: a nota cuja frequência é 185 Hz é o Fá# abaixo do Lá-padrão (A4) pouco mais de uma oitava - exatamente 1 oitava e uma terça maior (total de 8 tons abaixo).

Isto já ficou muito longo, posto a tabela que prometi em outra mensagem abaixo.


Última edição por Medeiros em Sex 26 Mar 2021, 05:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção do português)
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Mensagem por Medeiros Sex 26 Mar 2021, 05:29

seguem as tabelas que prometi.

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Mensagem por Elcioschin Sex 26 Mar 2021, 11:51

Nossa!
Mais uma demonstração de conhecimento do colega Medeiros.
Tenho inveja, porque, embora goste de música, não sou entendido.
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Mensagem por Medeiros Sex 26 Mar 2021, 15:24

bem... amigo Élcio, eu também não sou "entendido", apenas gosto. kkkkkk

agora me caiu a ficha: a questão fala em Dó, Ré, Mi... e postei tabelas citando C, D, E... . Requer esclarecimento.

Dó ré mi é do alfabeto musical latino, entretanto os povos anglo-saxões usam letras para designar os nomes das notas -- também para os nomes dos acordes, onde a letra é a nota tônica do acorde, assim um Lá-menor fica Am. Se por um lado o uso de letras tem a vantagem de tornar mais curta a referência à nota, por outro lado é impossível solfejar isso e nessas ocasiões eles recorrem ao alfabeto latino. A corespondência entre os dois é:
C -- Dó
D -- Ré
E -- Mi
F -- Fá
G -- Sol
A -- Lá
B -- Si
é simples, nós começamos no Dó e eles começam com o A no Lá.


Última edição por Medeiros em Dom 28 Mar 2021, 03:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar letras das notas.)
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