Progressão Geométrica
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Progressão Geométrica
Pitágoras, que estudou a geração dos sons, observou que duas cordas ao vibrarem, cujo comprimento estivessem de 1 para 2, soariam em uníssono. Hoje sabemos que a razão das frequências dos sons emitidos por essas cordas seria a razão inversa de seus comprimentos, isto é, de 2 para 1 e que duas cordas vibram em uníssono se e só se a razão dos seus comprimentos é uma potência inteira de 2.
A frequência da nota Lá-padrão ( o Lá Central do piano) é 440 Hz e a frequência o Lá seguinte, mais agudo, é 880Hz, unidade de frequência que significa 1 ciclo por segundo.
A escala musical ocidental (de J.S.Bach pra cá), dita cromática, divide esse intervalo e,m doze semitons iguais, isto é , tais que a razão das frequências de notas consecutivas é constante. Sabendo que essas notas são: Lá, Lá#, Si, dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol# (# lê-se sustenido), determine:
(a) a frequência dessas notas, o primeiro Lá sendo o Lá-padrão
(b) a frequência do sinal de discar de um telefone, que é o primeiro Sol anterior ao Lá-Padrão
(c) a nota cuja frequência é de 185 Hz
A frequência da nota Lá-padrão ( o Lá Central do piano) é 440 Hz e a frequência o Lá seguinte, mais agudo, é 880Hz, unidade de frequência que significa 1 ciclo por segundo.
A escala musical ocidental (de J.S.Bach pra cá), dita cromática, divide esse intervalo e,m doze semitons iguais, isto é , tais que a razão das frequências de notas consecutivas é constante. Sabendo que essas notas são: Lá, Lá#, Si, dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol# (# lê-se sustenido), determine:
(a) a frequência dessas notas, o primeiro Lá sendo o Lá-padrão
(b) a frequência do sinal de discar de um telefone, que é o primeiro Sol anterior ao Lá-Padrão
(c) a nota cuja frequência é de 185 Hz
pedrotavares27- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/03/2021
Re: Progressão Geométrica
1) esta questão é do nível Ensino Médio. Vc postou no Ensino Fundamental.
2) Fazem já muiiiitos anos que não mexo com música: meio século com instrumento e década e meia com teoria (mesmo assim apenas em apoio à mulher, que dava aulas). Vou desenferrujar a memória.
3) Bach compôs "o cravo bem temperado" usando a escala dodecafônica e temperada, também chamada de escala diatônica. Porém ela já havia sido aventada em 1 691 por Andreas Werkmeister e, antes, em 1 596 pelo chinês Chu Tsai-yu. Sinto mas não tenho mais a fonte disto, apenas minhas anotações. Depois de resolver a questão vou colocar uma tabela que fiz de comparação das escalas e comentários pró (+) e contra (-) de cada uma. A tabela mostra a proporção de frequências em relação à primeira nota da escala, Dó (C).
O Dó é a primeira nota da escala cuja invenção é de Güido de Arezzo (995 - 1 050) que, para os exercícios de entoação, usou um hino que os meninos cantores entoavam a São João para que os protegesse da rouquidão; nessa melodia cada frase começa com um grau mais alto que o anterior e Güido valeu-se das primeiras sílabas da canção:
UT queant laxis, ........................................... Para que nós, servos, com nitidez
REsonare fibris, ........................................... e língua desimpedida,
MIra gestorum ............................................ o milagre e a força dos teus feitos
FAmuli tuorum ............................................ elogiemos,
SOLve polluti ............................................... Tira-nos a grave culpa
LAbii reatum ............................................... da língua maculada
Sancte Joannes... ...................................... ó São João
O Sancte virou Si e o UT que não era sonoro nem fácil de cantar rapidinho foi substituído por Dó; e assim nasceu o alfabeto musical dos países latinos. (fonte: Kurt Pahlen, "História Universal da Música", original Musikgeschichte Der Welt, 1 963)
sem mais delongas, vamos à questão
Sabendo que essas notas são: Lá, Lá#, Si, dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol# (# lê-se sustenido), determine:
(a) a frequência dessas notas, o primeiro Lá sendo o Lá-padrão
Fazendo algumas contas:
![Progressão Geométrica Escala10](https://i.servimg.com/u/f97/19/71/54/56/escala10.jpg)
------------------- desculpe, a figura ficou cortada; clique nela que aparece inteira em outra janela ---------------------
onde f2 é a frequência da nota pedida e f1 é a freq. da nota Lá (440 Hz). Portanto:
O interalo entre cada uma das notas listadas é um semitom, ou seja, meio tom ou 1/12 do intervalo total da escala. Então as frequências serão:
Lá = 440 Hz
Lá# = 21/12.440 = 466,16 Hz
Si = 22/12.440 = 493,88 Hz
Dó = 23/12.440 = 523,25 Hz
e sucessivamente...
Dó# = 554,37 Hz
Ré = 587,33 Hz
Ré# = 622.25 Hz
Mi = 659,26 Hz
Fá = 698,46 Hz
Fá# = 739,99 Hz
Sol = 783,99 Hz
Sol# = 830,61 Hz
Lá5 = 880,00 Hz ......... este é o Lá uma oitava acima do Lá-padrão (A4), portanto com exatos dobro da frequência.
(b) a frequência do sinal de discar de um telefone, que é o primeiro Sol anterior ao Lá-Padrão
Agora, para a fórmula, tomamos o Lá-padrão (A4) como f1 e o Sol cuja freq. procuramos como f1. Note que descendo do Lá para o Sol andamos dois semitons.
[latex]f_1 = \frac{f_2}{2^{2/12}} \:\rightarrow \; f_1 = \frac{440}{2^{1/6}} = 392,00\;\text{Hz}[/latex]
(c) a nota cuja frequência é de 185 Hz.
Porém agora já temos as duas frequências e queremos saber é quantos intervalos de meio tom devemos andar para baixo e, assim, descobrir em que nota cai. Vamos usar a fórmula da figura acima onde f2 é o 185 Hz é f1 é o 440 Hz do Lá-padrão.
[latex]185 = 2^{n/12}.440\, \rightarrow\, 2^{n/12}=\frac{185}{440} \,\,\,\, \text{.......... passando para lb (log na base 2) ......}\\\\ \frac{n}{12} = lb\frac{185}{440} \;\rightarrow\; n = 12\cdot lb\frac{185}{440} \;\rightarrow\; n = -15[/latex]
onde o sinal negativo indica que estamos andando para trás, ou seja, em direção às notas mais graves (e de menor freq.). Então vamos contar 15 semitons do Lá-padrão (A4) para baixo:
Lá - Sol# - Sol - Fá# - Fá - Mi - Ré# - Ré - Dó# - Dó - Si - Lá# - Lá (este é o A3) - Sol# - Sol - Fá#
.0. - ..1.... - .2.. - .3... - .4. - .5. - ..6.. - ..7. - ..8... - .9. - 10 - 11.. - 12 ..................... - ..13. - 14. - . 15
Conclusão: a nota cuja frequência é 185 Hz é o Fá# abaixo do Lá-padrão (A4) pouco mais de uma oitava - exatamente 1 oitava e uma terça maior (total de 8 tons abaixo).
Isto já ficou muito longo, posto a tabela que prometi em outra mensagem abaixo.
2) Fazem já muiiiitos anos que não mexo com música: meio século com instrumento e década e meia com teoria (mesmo assim apenas em apoio à mulher, que dava aulas). Vou desenferrujar a memória.
3) Bach compôs "o cravo bem temperado" usando a escala dodecafônica e temperada, também chamada de escala diatônica. Porém ela já havia sido aventada em 1 691 por Andreas Werkmeister e, antes, em 1 596 pelo chinês Chu Tsai-yu. Sinto mas não tenho mais a fonte disto, apenas minhas anotações. Depois de resolver a questão vou colocar uma tabela que fiz de comparação das escalas e comentários pró (+) e contra (-) de cada uma. A tabela mostra a proporção de frequências em relação à primeira nota da escala, Dó (C).
O Dó é a primeira nota da escala cuja invenção é de Güido de Arezzo (995 - 1 050) que, para os exercícios de entoação, usou um hino que os meninos cantores entoavam a São João para que os protegesse da rouquidão; nessa melodia cada frase começa com um grau mais alto que o anterior e Güido valeu-se das primeiras sílabas da canção:
UT queant laxis, ........................................... Para que nós, servos, com nitidez
REsonare fibris, ........................................... e língua desimpedida,
MIra gestorum ............................................ o milagre e a força dos teus feitos
FAmuli tuorum ............................................ elogiemos,
SOLve polluti ............................................... Tira-nos a grave culpa
LAbii reatum ............................................... da língua maculada
Sancte Joannes... ...................................... ó São João
O Sancte virou Si e o UT que não era sonoro nem fácil de cantar rapidinho foi substituído por Dó; e assim nasceu o alfabeto musical dos países latinos. (fonte: Kurt Pahlen, "História Universal da Música", original Musikgeschichte Der Welt, 1 963)
sem mais delongas, vamos à questão
Sabendo que essas notas são: Lá, Lá#, Si, dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol# (# lê-se sustenido), determine:
(a) a frequência dessas notas, o primeiro Lá sendo o Lá-padrão
Fazendo algumas contas:
![Progressão Geométrica Escala10](https://i.servimg.com/u/f97/19/71/54/56/escala10.jpg)
------------------- desculpe, a figura ficou cortada; clique nela que aparece inteira em outra janela ---------------------
onde f2 é a frequência da nota pedida e f1 é a freq. da nota Lá (440 Hz). Portanto:
O interalo entre cada uma das notas listadas é um semitom, ou seja, meio tom ou 1/12 do intervalo total da escala. Então as frequências serão:
Lá = 440 Hz
Lá# = 21/12.440 = 466,16 Hz
Si = 22/12.440 = 493,88 Hz
Dó = 23/12.440 = 523,25 Hz
e sucessivamente...
Dó# = 554,37 Hz
Ré = 587,33 Hz
Ré# = 622.25 Hz
Mi = 659,26 Hz
Fá = 698,46 Hz
Fá# = 739,99 Hz
Sol = 783,99 Hz
Sol# = 830,61 Hz
Lá5 = 880,00 Hz ......... este é o Lá uma oitava acima do Lá-padrão (A4), portanto com exatos dobro da frequência.
(b) a frequência do sinal de discar de um telefone, que é o primeiro Sol anterior ao Lá-Padrão
Agora, para a fórmula, tomamos o Lá-padrão (A4) como f1 e o Sol cuja freq. procuramos como f1. Note que descendo do Lá para o Sol andamos dois semitons.
[latex]f_1 = \frac{f_2}{2^{2/12}} \:\rightarrow \; f_1 = \frac{440}{2^{1/6}} = 392,00\;\text{Hz}[/latex]
(c) a nota cuja frequência é de 185 Hz.
Porém agora já temos as duas frequências e queremos saber é quantos intervalos de meio tom devemos andar para baixo e, assim, descobrir em que nota cai. Vamos usar a fórmula da figura acima onde f2 é o 185 Hz é f1 é o 440 Hz do Lá-padrão.
[latex]185 = 2^{n/12}.440\, \rightarrow\, 2^{n/12}=\frac{185}{440} \,\,\,\, \text{.......... passando para lb (log na base 2) ......}\\\\ \frac{n}{12} = lb\frac{185}{440} \;\rightarrow\; n = 12\cdot lb\frac{185}{440} \;\rightarrow\; n = -15[/latex]
onde o sinal negativo indica que estamos andando para trás, ou seja, em direção às notas mais graves (e de menor freq.). Então vamos contar 15 semitons do Lá-padrão (A4) para baixo:
Lá - Sol# - Sol - Fá# - Fá - Mi - Ré# - Ré - Dó# - Dó - Si - Lá# - Lá (este é o A3) - Sol# - Sol - Fá#
.0. - ..1.... - .2.. - .3... - .4. - .5. - ..6.. - ..7. - ..8... - .9. - 10 - 11.. - 12 ..................... - ..13. - 14. - . 15
Conclusão: a nota cuja frequência é 185 Hz é o Fá# abaixo do Lá-padrão (A4) pouco mais de uma oitava - exatamente 1 oitava e uma terça maior (total de 8 tons abaixo).
Isto já ficou muito longo, posto a tabela que prometi em outra mensagem abaixo.
Última edição por Medeiros em Sex 26 Mar 2021, 05:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção do português)
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MarioCastro gosta desta mensagem
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Re: Progressão Geométrica
Nossa!
Mais uma demonstração de conhecimento do colega Medeiros.
Tenho inveja, porque, embora goste de música, não sou entendido.
Mais uma demonstração de conhecimento do colega Medeiros.
Tenho inveja, porque, embora goste de música, não sou entendido.
Elcioschin- Grande Mestre
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Re: Progressão Geométrica
bem... amigo Élcio, eu também não sou "entendido", apenas gosto. kkkkkk
agora me caiu a ficha: a questão fala em Dó, Ré, Mi... e postei tabelas citando C, D, E... . Requer esclarecimento.
Dó ré mi é do alfabeto musical latino, entretanto os povos anglo-saxões usam letras para designar os nomes das notas -- também para os nomes dos acordes, onde a letra é a nota tônica do acorde, assim um Lá-menor fica Am. Se por um lado o uso de letras tem a vantagem de tornar mais curta a referência à nota, por outro lado é impossível solfejar isso e nessas ocasiões eles recorrem ao alfabeto latino. A corespondência entre os dois é:
C -- Dó
D -- Ré
E -- Mi
F -- Fá
G -- Sol
A -- Lá
B -- Si
é simples, nós começamos no Dó e eles começam com o A no Lá.
agora me caiu a ficha: a questão fala em Dó, Ré, Mi... e postei tabelas citando C, D, E... . Requer esclarecimento.
Dó ré mi é do alfabeto musical latino, entretanto os povos anglo-saxões usam letras para designar os nomes das notas -- também para os nomes dos acordes, onde a letra é a nota tônica do acorde, assim um Lá-menor fica Am. Se por um lado o uso de letras tem a vantagem de tornar mais curta a referência à nota, por outro lado é impossível solfejar isso e nessas ocasiões eles recorrem ao alfabeto latino. A corespondência entre os dois é:
C -- Dó
D -- Ré
E -- Mi
F -- Fá
G -- Sol
A -- Lá
B -- Si
é simples, nós começamos no Dó e eles começam com o A no Lá.
Última edição por Medeiros em Dom 28 Mar 2021, 03:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar letras das notas.)
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