PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reflexão de ondas

Ir para baixo

Resolvido Reflexão de ondas

Mensagem por BEKJINU Sex 10 Mar 2023, 10:23

Um anteparo refletor de forma parabólica, de foco F, é colocado em um tanque de água. São produzidas ondas, por meio de um vibrador pontual, em F.
Reflexão de ondas Screen14
Pode-se  dizer  que  as  ondas  originadas  no  ponto  F da  superfície  da  água,  que  se  propagam  até  a  superfície   refletora   parabólica,   após   a   reflexão,   adquirem a forma:
a) parabólica.
b) circular.
c) reta.
d) hiperbólica
e) indeterminada

Resposta:

Alguém sabe me dizer se tem alguma forma tranquila de chegar na resposta desse problema? Pra conferir que era uma reta, eu tive que supor uma paróbola, valores de velocidade de propagação da onda, tive que derivar a equação da parábola para tentar encontrar o ângulo que a onda de Huygens ia formar com a horizontal após ser refletida e analisar o movimento de duas ondas de Huygens diferentes. Só explicando o q eu fiz, dá pra ver que demandou muito tempo. Se fosse pela intuição, eu nunca ia imaginar que sairia refletida como uma reta. Alguém sabe de uma forma mais simples?


Última edição por BEKJINU em Sex 10 Mar 2023, 10:35, editado 1 vez(es)
BEKJINU
BEKJINU
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 26/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Reflexão de ondas

Mensagem por BEKJINU Sex 10 Mar 2023, 10:35

Eu lembro de um problema que perguntava sobre a melhor forma geométrica para se refletir a luz do farol de um carro e tinha algo a ver com o fato de que, se a fonte de luz fosse localizada no foco, os raios iriam sair paralelos. Ocorre algo parecido com essa questão? Apesar de que ele n disse q a fonte F se encontra no foco de uma parábola.
Ahh, o enunciado diz isso kkkk, n me atentei para essa parte.
BEKJINU
BEKJINU
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 26/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos