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Dúvida de MU e MRUV

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Dúvida de MU e MRUV Empty Dúvida de MU e MRUV

Mensagem por binomial-lais Hoje à(s) 05:55

Por que a distância percorrida em MRUV é sempre metade da que seria em MU? Eu vi que a distância percorrida em MU é como calcular a área de um quadrado e em MRUV a área de um triângulo.. Pq isso acontece? Existe uma explicação intuitiva pra isso?
lembrando:
MU = os espaços crescem linearmente
MRUV = a velocidade cresce linearmente
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Dúvida de MU e MRUV Empty Re: Dúvida de MU e MRUV

Mensagem por Lipo_f Hoje à(s) 14:18

Não se entendi muito bem a sua dúvida. Talvez você esteja com a ideia errada das áreas. No MU, a área do gráfico V x t é sempre um retângulo, já no MRUV é de um triângulo ou trapézio, mas o fato de haver 1/2 na fórmula do último e não haver na do primeiro não me leva a crer que sejam distâncias na razão 1:2 (em outras palavras, as distâncias não têm nada a ver).
Num caso extremamente excepcional: um corpo anda em MU com velocidade v pelo tempo T => S = vT; outro corpo sai do repouso em MRUV e tempo T atinge v => v = aT => a = v/T => S = a/2 T² = vT/2. Nesse caso específico é realmente a metade.

Sobre as áreas. A do MU é mesmo retângulo porque v = cte, então é sempre uma reta horizontal em V x t. Já MRUV, v = v0 + at (ax + b), uma função de primeiro grau em t => V x t é uma reta. A depender da secção pode acabar num triângulo ou num trapézio.
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Dúvida de MU e MRUV Empty Re: Dúvida de MU e MRUV

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 14:35

binomial-lais escreveu:Por que a distância percorrida em MRUV é sempre metade da que seria em MU? Eu vi que a distância percorrida em MU é como calcular a área de um quadrado e em MRUV a área de um triângulo.. Pq isso acontece? Existe uma explicação intuitiva pra isso?
lembrando:
MU = os espaços crescem linearmente
MRUV = a velocidade cresce linearmente
Na verdade a distância depende do tempo e da velocidade em que um corpo se desloca. Mas creio que entendi sua dúvida:

EM um gráfico V . t, em movimento retilíneo uniforme, a velocidade se comporta como uma reta paralela ao eixo X (formando um quadrado), já que movimento retilíneo uniformemente variado, a velocidade se comporta como uma reta com inclinação maior que zero e tangente ao eixo y (formando um triângulo). Parece mesmo que gera uma relação de ''um é metade do deslocamento do outro'', mas isso depende do tempo e da taxa de variação da velocidade em MUV. Por exemplo, posso ter um carro a velocidade constante de 5m/s que desempenha um deslocamento de 10s, mas tenho outro carro também a 5m/s mas com aceleração igual a 1m/s2 e se desloca por 15s. Seus deslocamentos nitidamente não serão os mesmos.
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