Upe-COLISÕES
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Upe-COLISÕES
(Upe)Um bloco A de massa ma = 1,0 kg viaja com velocidade constante e horizontal de módulo VA igual a
4,0 m/s. Após a colisão com um bloco B de massa mg = 3,0 kg que está inicialmente em repouso,
verifica-se que os blocos seguem unidos no sentido positivo do eixo X. Há atrito apenas na área
hachurada de comprimento d = 1,0 m cujo coeficiente de atrito cinético vale u = 0,5. Determine, em
joules, o valor absoluto da energia dissipada no experimento
a) 1,0
b) 2.0
c) 6,0
d) 8,0
e) 10,0
gabarito letra
Consegui achar o valor exato do W que a força de atrito dissipa,por meio do deslocamento máximo de 0,1m,que equivale a 2J,contudo me veio uma questão no que tange à disispação de energia da colisão inelástica em sí que deu:
Ec1=8J
Ec2=2J
Logo dissipa mais 6J,que no total seriam 8J perdidos,aonde eu erro?
4,0 m/s. Após a colisão com um bloco B de massa mg = 3,0 kg que está inicialmente em repouso,
verifica-se que os blocos seguem unidos no sentido positivo do eixo X. Há atrito apenas na área
hachurada de comprimento d = 1,0 m cujo coeficiente de atrito cinético vale u = 0,5. Determine, em
joules, o valor absoluto da energia dissipada no experimento
a) 1,0
b) 2.0
c) 6,0
d) 8,0
e) 10,0
gabarito letra
- Spoiler:
- b
Consegui achar o valor exato do W que a força de atrito dissipa,por meio do deslocamento máximo de 0,1m,que equivale a 2J,contudo me veio uma questão no que tange à disispação de energia da colisão inelástica em sí que deu:
Ec1=8J
Ec2=2J
Logo dissipa mais 6J,que no total seriam 8J perdidos,aonde eu erro?
Última edição por projetomed2024@gmail.com em Ter 24 Set 2024, 17:37, editado 2 vez(es)
projetomed2024@gmail.com- Padawan
Re: Upe-COLISÕES
Salve, jovem!
Confesso que essa dissipação me deixou com uma pulga atras da orelha bem grande, fiquei curioso em saber o motivo dessa diminuição na energia cinética sem motivo aparente.
No livro Tópicos de Física diz que:
Levando o enunciado da questão ao pé da letra e de forma meio deturpada, o único jeito do gabarito estar correto é se considerarmos como experimento apenas a parte que contém atrito no piso.
É como se desconsiderássemos a dissipação pela colisão devido ao fato dela estar fora do nosso controle, e em uma experimentação é vital que tenhamos controle de todas as circunstâncias.
Não sei.
Divaguei um pouco e essa é a única explicação plausível (que eu tenho até então) para que o gabarito seja 2 J.
Confesso que essa dissipação me deixou com uma pulga atras da orelha bem grande, fiquei curioso em saber o motivo dessa diminuição na energia cinética sem motivo aparente.
No livro Tópicos de Física diz que:
Pelo fato de os corpos permanecerem unidos (juntos) após uma colisão totalmente inelástica, inexiste a fase de restituição, ocorrendo apenas a fase de deformação. Os corpos que participam de colisões totalmente inelásticas constituem sistemas dissipativos. A energia mecânica (cinética) total imediatamente após a interação é menor que a energia mecânica (cinética) total imediatamente antes da interação. Destaquemos que, nas colisões totalmente inelásticas, a dissipação de energia mecânica é relativa mente grande. Há casos [..] em que toda a energia mecânica se degrada, transformando-se em calor, ruído e trabalho de deformação permanente, dentre outras formas de energia, havendo, portanto, dissipação total.
Levando o enunciado da questão ao pé da letra e de forma meio deturpada, o único jeito do gabarito estar correto é se considerarmos como experimento apenas a parte que contém atrito no piso.
É como se desconsiderássemos a dissipação pela colisão devido ao fato dela estar fora do nosso controle, e em uma experimentação é vital que tenhamos controle de todas as circunstâncias.
Não sei.
Divaguei um pouco e essa é a única explicação plausível (que eu tenho até então) para que o gabarito seja 2 J.
Israel F.Ferreira- Iniciante
Parece-me que faltou uma figura na questão, pois o enuncado fala em "área hachurada"
Sem esta figura fica impossível resolver a questão e responder sua dúvida. Por favor, poste-a.
Sem esta figura fica impossível resolver a questão e responder sua dúvida. Por favor, poste-a.
Elcioschin- Grande Mestre
Já corrigi,peço desculpas kkkkkkElcioschin escreveu:Parece-me que faltou uma figura na questão, pois o enuncado fala em "área hachurada"
projetomed2024@gmail.com- Padawan
Seja v a velocidade do conjunto, após o choque:
m.V = (m + M).v ---> 1.4 = (1 + 3).v --> v = 1 m/s
Energia cinética do conjunto, imediatamente após o choque ---> Ec (1/2).(m + M).v² ---> Ec = (1/2).(1 + 3).1² ---> Ec = 2 J
Força de atrito --> Fa = u.N ---> Fa = u.(m + M).g ---> Fa = 0,5.(1 + 3).10 --> Fa = 20 N
Distância x percorrida --> Ec = Fa.x ---> 2 = 20.x --> x = 0,1 m
Isto significa que a energia W dissipada por atrito foi toda a energia cinética dos corpos unidos ---> W = 2 J
m.V = (m + M).v ---> 1.4 = (1 + 3).v --> v = 1 m/s
Energia cinética do conjunto, imediatamente após o choque ---> Ec (1/2).(m + M).v² ---> Ec = (1/2).(1 + 3).1² ---> Ec = 2 J
Força de atrito --> Fa = u.N ---> Fa = u.(m + M).g ---> Fa = 0,5.(1 + 3).10 --> Fa = 20 N
Distância x percorrida --> Ec = Fa.x ---> 2 = 20.x --> x = 0,1 m
Isto significa que a energia W dissipada por atrito foi toda a energia cinética dos corpos unidos ---> W = 2 J
Elcioschin- Grande Mestre
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos