PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante

2 participantes

Ir para baixo

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Empty Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante

Mensagem por Italo01 Ontem à(s) 16:54

Na figura se mostra um sistema de três massas visto de cima. A superfície é lisa. Encontre a tensão na corda que segura uma das massas de 2m. A barra que une as massas de 2m é de massa desprezível. 
Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Blob?bcid=shZV337mOYUHcg
a)2N
b)6N
c)8N
d)16N
e)8√3

(O gabarito é a letra C)

Italo01
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Empty Re: Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante

Mensagem por Israel F.Ferreira Ontem à(s) 17:33

Salve campeão!

Pra resolver essa questão (e todas as outras de dinâmica), deve-se primeiro diagramar todas as forças agindo em todos os corpos. Isso facilita muito na hora de analisar as forças agindo em um corpo/conjunto de corpos.

Como F é a força resultante, fica simples calcular a aceleração do sistema. Como todos os corpos estão com a mesma aceleração, basta usar o valor encontrado e analisar um corpo 2M de forma individual. 
Acredito que a imagem seja mais didática... 

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Captur10

Israel F.Ferreira
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/09/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Empty Re: Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante

Mensagem por Italo01 Ontem à(s) 18:14

Perfeito, cara! Muito obrigado! Só me tira uma dúvida, pelos corpos estarem interligados, isso implica que eles possuam a mesma aceleração e, para calcular a força resultante, eu posso somar a massa dos três corpos, é isso mesmo?

Italo01
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Empty Re: Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante

Mensagem por Israel F.Ferreira Ontem à(s) 18:46

Italo01 escreveu:Perfeito, cara! Muito obrigado! Só me tira uma dúvida, pelos corpos estarem interligados, isso implica que eles possuam a mesma aceleração e, para calcular a força resultante, eu posso somar a massa dos três corpos, é isso mesmo?
Sim, sim!
Isso decorre do próprio algebrismo, naturalmente precisarias somar as massas e considerar o sistema como um corpo só. Isso serve mais pra encontrar a aceleração do sistema, já que todos estão interligados e só existe uma força resultante. 


Mas Cuidado!! Isso é só um artificio da matemática, a força de 10√3 N age EXCLUSIVAMENTE no corpo M. Caso queira analisar os outros corpos, deve fazer usando as forças que agem exclusivamente neles. 


Força Resultante no sistema = Massa do sistema * Aceleração do sistema 

Israel F.Ferreira
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/09/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante Empty Re: Dinâmica - Decomposição de forças e força resultante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos