PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balanceamento de equação química -oxirredução

4 participantes

Ir para baixo

Balanceamento de equação química -oxirredução Empty Balanceamento de equação química -oxirredução

Mensagem por Jorge Mendes Dom 01 Fev 2015, 19:35

Como balancear essa equação química?

FeS(s) + H2O(i) + O2(g) → Fe(OH)3 + S8(s).

Jorge Mendes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Balanceamento de equação química -oxirredução Empty Re: Balanceamento de equação química -oxirredução

Mensagem por didicobb Seg 02 Fev 2015, 16:08

Jorge, da pra balancear de várias maneiras.
Um modo simples e fácil é ver o elemento que aparece só 1 vez,  o enxofre por exemplo. Depois de balancear o enxofre você aproveita e vai pro Ferro (é o que menos se repete), depois vai pro hidrogênio e por último o oxigênio. Também é interessante gravar essa sequência de balanceamento: MACHO (metal, ametal, carbono, hidrogênio e oxigênio) 
No final você vai achar os seguintes coeficientes estequiométricos: 
resposta:
didicobb
didicobb
Iniciante

Balanceamento de equação química -oxirredução Empty Re: Balanceamento de equação química -oxirredução

Mensagem por Fernando Amorim Sex 06 Fev 2015, 06:43

Didicobb, eu li sua resposta e achei muito interessante sua explicação, porém analisando a equação, como o Fe 2+,que está junto do S 2-, se torna Fe 3+?

Fernando Amorim
Iniciante

Mensagem por pedrovisck Sex 06 Fev 2015, 12:31

Fernando, como você mesmo disse no título do tópico, trata-se de uma reação de oxirredução. Nesta mesma, os átomos de O do O2(g) estão sofrendo redução (0 -> -2) e agindo como agente oxidante sobre os átomos de F e S do FeS, fazendo com que sofram oxidação, no caso do Fe variando o nox de 2+ para 3+, e, no caso do S, variando de 2- para 0.
pedrovisck
pedrovisck
Iniciante

Mensagem por Jorge Mendes Sáb 07 Fev 2015, 20:17

A minha dificuldade é por se tratar de mais de um caso de oxidação.Depois de encontrar as respectivas variações de Nox eu não sei em quem por o nox de quem.Se alguém puder resolver para que eu entenda melhor eu agradeço.E no caso do oxigênio que sofre redução,eu tenho que multiplicar o -2 da variação do Nox por 3,devido ao fato de haver 3 oxigênio no hidróxido férrico.

Jorge Mendes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo