PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conjunto Complementar

Ir para baixo

Conjunto Complementar Empty Conjunto Complementar

Mensagem por PC Lopes Qui 09 Jan 2014, 20:34

Parceiros, preciso de um empurrãozinho aqui para abrir minha mente. Não sei se o meu pensamento está errado ou houve um erro de digitação no livro.

Segue abaixo a minha duvida: 

Em um exercício do livro Fundamentos da Matemática Elementar Volume 1 é dito que Conjunto Complementar Gif. Ok. A minha duvida é que na definição de representação do complemento de um conjunto diz-se que Conjunto Complementar Gif.

Usando como exemplo conjuntos A={1, 2, 3, 4, 5} e B = {1, 2, 4, 6, 8} não consegui provar que a equivalência é verdadeira. Pois vejam bem. Se utilizarmos os conjuntos que propus Conjunto Complementar Gif={6, 8} -> A - {6, 8} = A. Isso não é equivalente a interseção de A e B. O conjunto interseção de A e B é 1, 2 e 4. Agora vejam bem se eu digo que Conjunto Complementar Gif a proposição Conjunto Complementar Gif vira verdadeira. Vejam só: Conjunto Complementar Gif = A-B={3, 5}. A - {3, 5} = {1, 2, 4}. {1, 2, 4} é o conjunto da interseção entre A e B. 


Parceiros, na minha opinião Conjunto Complementar Gif, mas não tenho certeza pois a definição do livro diz Conjunto Complementar Gif.


Afinal, qual é a representação correta?


Obrigado desde já, parceiros!                                                

PC Lopes
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto Complementar Empty Re: Conjunto Complementar

Mensagem por PC Lopes Sex 10 Jan 2014, 18:11

Pois bem, parceiros. Hoje, ainda em busca da solução para minha duvida fui procurar no livro didático da minha escola alguma coisa que me levasse a sanar a duvida. Pra minha surpresa descobri que o livro é de autoria do Iezzi com outros professores e lá sanei a minha duvida. 

Conjunto Complementar Gif. Ou seja, é o complementar do universo em relação ao conjunto B. Houve erro de digitação do livro e falha minha pois se tivesse usado outro exemplo veria que a minha ideia também estaria errada. Como o livro que achei na web é de edição desatualizada creio eu que na nova edição o erro já tenho sido corrigido.

Bem, acho que minha duvida foi sanada.

PC Lopes
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/01/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos