(Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo
+3
zShake
Euclides
Lauser
7 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
(Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo
Relembrando a primeira mensagem :
(Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo mede 3 cm. Prolongando-se uma delas de 5 cm, obtemos o ponto M. A distância, em centímetros, de M ao vértice A é
gabarito b
Meu desenho ficou assim mais ou menos. Eu acredito que a reta da base desse triangulo vai passar quase pelo ponto médio da aresta mais próxima do cubo
Não consegui chegar no resultado
(Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo mede 3 cm. Prolongando-se uma delas de 5 cm, obtemos o ponto M. A distância, em centímetros, de M ao vértice A é
gabarito b
Meu desenho ficou assim mais ou menos. Eu acredito que a reta da base desse triangulo vai passar quase pelo ponto médio da aresta mais próxima do cubo
Não consegui chegar no resultado
Lauser- Jedi
Re: (Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo
Exatamente.Pelumare escreveu:matheus_feb escreveu:Poderia explicar porquê faria dessa forma?Pelumare escreveu:Algum dos senhores sabem me informar porque não posso formar um triângulo com a Diagonal do cubo?
Ficando, então: AM²=D²+5², sendo D=3√3cm
Onde posso corrigir meu erro nesse modo de resolução?
Quando ele pede a distância entre A e M, subentende-se que deve ser a distância mínima, neste caso, uma reta que ligue os dois pontos. Como a diagonal do cubo poderia ser utilizada nesse raciocínio?
Então, matheus_feb, pensei em fazer dessa forma pois fecharia um triângulo, mas como o mestre Medeiros me corrigiu, não conseguiria tirar o pitágoras do triângulo por não ser retângulo. Segue o raciocínio abaixo:
O triângulo não é pitagórico, uma vez que não é reto. Mas se o ângulo obtuso fosse conhecido, poderíamos usar outra saída, neste caso, Lei dos Cossenos.
matheus_feb- Mestre Jedi
Pelumare gosta desta mensagem
Página 2 de 2 • 1, 2