PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo

+3
zShake
Euclides
Lauser
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

(Cesgranrio)	Na	figura,	cada	aresta	do	cubo	 - Página 2 Empty (Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo

Mensagem por Lauser Sex 07 Ago 2015, 21:29

Relembrando a primeira mensagem :

(Cesgranrio)    Na    figura,    cada    aresta    do    cubo    mede    3    cm.    Prolongando-se uma delas de 5 cm, obtemos o ponto M. A distância, em centímetros, de M ao vértice A é

(Cesgranrio)	Na	figura,	cada	aresta	do	cubo	 - Página 2 PCRWBvAAAAAElFTkSuQmCCgabarito b
Meu desenho ficou assim mais ou menos. Eu acredito que a reta da base desse triangulo vai passar quase pelo ponto médio da aresta mais próxima do cubo
 (Cesgranrio)	Na	figura,	cada	aresta	do	cubo	 - Página 2 Aellw3

Não consegui chegar no resultado
Lauser
Lauser
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio)	Na	figura,	cada	aresta	do	cubo	 - Página 2 Empty Re: (Cesgranrio) Na figura, cada aresta do cubo

Mensagem por matheus_feb Qua 02 Out 2024, 13:13

Pelumare escreveu:
matheus_feb escreveu:
Pelumare escreveu:Algum dos senhores sabem me informar porque não posso formar um triângulo com a Diagonal do cubo? 

Ficando, então: AM²=D²+5², sendo D=3­√3cm

Onde posso corrigir meu erro nesse modo de resolução?
Poderia explicar porquê faria dessa forma?
Quando ele pede a distância entre A e M, subentende-se que deve ser a distância mínima, neste caso, uma reta que ligue os dois pontos. Como a diagonal do cubo poderia ser utilizada nesse raciocínio?

Então, matheus_feb, pensei em fazer dessa forma pois fecharia um triângulo, mas como o mestre Medeiros me corrigiu, não conseguiria tirar o pitágoras do triângulo por não ser retângulo. Segue o raciocínio abaixo:

(Cesgranrio)	Na	figura,	cada	aresta	do	cubo	 - Página 2 DDKbOxnV4o4AAAAASUVORK5CYII= lol!
Exatamente.
O triângulo não é pitagórico, uma vez que não é reto. Mas se o ângulo obtuso fosse conhecido, poderíamos usar outra saída, neste caso, Lei dos Cossenos.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Pelumare gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo