Potência Aquecedor
2 participantes
Página 1 de 1
Potência Aquecedor
O circuito abaixo representa um aquecedor elétrico com cinco posições de regulagem de resistência, ligado a uma fonte de alimentação ideal cuja d.d.p. tem valor igual a V (em volts).
Na posição indicada no circuito, a resistência elétrica do aquecedor tem valor igual a R (em ohms) e o aquecedor consome a potência de intensidade “P” (em watts) da fonte de alimentação.
Assinale a alternativa que indica a posição na qual o seletor deve ser ligado para que o aquecedor consuma o dobro da potência, ou seja, “2P”.
Obs.: No aquecedor, as posições R/4, R/2, R, 2R e 4R definem o valor da resistência elétrica (em ohms) que está ligado ao circuito.
a) R/4
b) R/2
c) 2R
d) 4R
Fiquei em dúvida se deveria usar P = r.i² ou P = u²/r. Quem puder ajudar agradeço desde já.
Na posição indicada no circuito, a resistência elétrica do aquecedor tem valor igual a R (em ohms) e o aquecedor consome a potência de intensidade “P” (em watts) da fonte de alimentação.
Assinale a alternativa que indica a posição na qual o seletor deve ser ligado para que o aquecedor consuma o dobro da potência, ou seja, “2P”.
Obs.: No aquecedor, as posições R/4, R/2, R, 2R e 4R definem o valor da resistência elétrica (em ohms) que está ligado ao circuito.
a) R/4
b) R/2
c) 2R
d) 4R
Fiquei em dúvida se deveria usar P = r.i² ou P = u²/r. Quem puder ajudar agradeço desde já.
- Gabarito B:
Sam+uel- Recebeu o sabre de luz
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Potência Aquecedor
Você pode usar qualquer uma das fórmulas. Se você sabe exatamente qual a corrente que passa pelo resistor, pode usar a fórmula que envolve a corrente. O mesmo vale para a fórmula que relaciona a tensão.
Aqui é mais fácil usar a fórmula que envolve a tensão, pois eu já sei o valor tanto da tensão quanto de cada resistência.
A tensão está associada diretamente ao aparelho, assim, a potência consumida no primeiro caso é dada por:
\[\mathrm{P=\frac{U^2}{R}}\]
No segundo caso tem-se que a potência é dobro da inicial, logo:
\[\mathrm{P'=2P\to \frac{U^2}{R'}=\frac{2U^2}{R}\ \therefore\ R'=\frac{R}{2}}\]
Sam+uel gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos