PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidrolíse de Ester/titulação

Ir para baixo

Hidrolíse de Ester/titulação Empty Hidrolíse de Ester/titulação

Mensagem por David Harmor Hoje à(s) 14:35

Tornou-se comum pela população avaliar a qualidade de azeites comercializados em supermercados ou lojas especializadas pelo grau de acidez expresso nas embalagens. Essa prática orienta-se pelo menor grau de acidez, que indicará maior qualidade do produto. Sabe-se que os óleos encontrados no azeite devem estar sob a forma de triglicerídeos. A medida que ocorrem reações hidrolíticas, aumenta-se a referida acidez em função do aumento da quantidade de ácidos graxos livres. Considere a estrutura hipotética a seguir:
Hidrolíse de Ester/titulação 4OQRUX0Hzdp2SdgnC6xVwieXBNgK6XIn2IAHAfW9q5UXqhva+R2vOhcgHmNzngesBQK+TEDffru68uKtFvOLBH1ZK2gDAqInAMYm+hJCAkAACAABIMAkAMbGpAHzQAAIAAEgIHoCYGyiLyEkAASAABAAAkwCYGxMGjAPBIAAEAACoicAxib6EkICQAAIAAEgwCQAxsakAfNAAAgAASAgegJgbKIvISQABIAAEAACTAJgbEwaMA8EgAAQAAKiJwDGJvoSQgJAAAgAASDAJADGxqQB80AACAABICB6AmBsoi8hJAAEgAAQAAJMAv8P6qrCT0el53QAAAAASUVORK5CYII=
(A) Descreva a reação de hidrólise responsável pela formação apenas do ácido octadec-9- enóico.(minha duvida está apenas no alcool, eu deveria usar o propatriol inteiro ou supor um alcool genérico para representar a equação?)
(B) Considere que o azeite para ser classificado como extra-virgem deva apresentar acidez máxima de 0,8% (0,8 g de ácido graxo livre por 100 g do produto). Para analisar um determinado azeite, foram utilizados 10 g da amostra para ser titulada com NaOH 0,1 mol/l em presença de fenolftaleína. Foram consumidos 5 ml da solução de base. Este azeite pode ser considerado extra-virgem? Justifique através de cálculos, considerando que todo e qualquer ácido graxo livre é calculado em função do ácido octadec-9-enóico.
Não tenho gabarito.
David Harmor
David Harmor
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/03/2024
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos