(UFPE - MAT NÍVEL 2) Semelhança
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(UFPE - MAT NÍVEL 2) Semelhança
Na ilustração abaixo, o Ponto P está no interior do triângulo ABC, e por P são traçadas paralelas AB, AC, BC que interceptam estes lados nos pontos D, E, F, G, H, I . Se ABC é equilátero de lado 100,
DE = 25 e FG = 45, qual a medida de HI?
Gabarito: 30
OBS.: Segue abaixo o link para a resolução (É o exercício nº 5). Entretando, para minha agonia, mesmo tendo em mãos a resolução do problema não entendi o proceder da resolução da questão. Desde já agradeço a atenção e peço desculpas pela minha ignorância.
http://www.csajaboticabal.org.br/imagens/userfiles/files/FTD%203%C2%BAano/V1eV2/MatV106_18.pdf
DE = 25 e FG = 45, qual a medida de HI?
Gabarito: 30
OBS.: Segue abaixo o link para a resolução (É o exercício nº 5). Entretando, para minha agonia, mesmo tendo em mãos a resolução do problema não entendi o proceder da resolução da questão. Desde já agradeço a atenção e peço desculpas pela minha ignorância.
http://www.csajaboticabal.org.br/imagens/userfiles/files/FTD%203%C2%BAano/V1eV2/MatV106_18.pdf
fernando xavier- Padawan
- Mensagens : 76
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 28
Localização : Recife, Pernambuco
Re: (UFPE - MAT NÍVEL 2) Semelhança
Fernando diga exatamente o que vc não entendeu. Na verdade quando traçadas as paralelas , ficaram formados 3 triângulos equiláteros semelhantes ao triângulo ABC (paralelas cortadas por transversal), ângulos correspondentes.
Veja AB=BC=AC===AB
Apenas ele juntou os mesmos valores (só com os lados diferentes ) por conveniência.
Não vejo como explicar melhor . Diga o que não entendeu.
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6113
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 82
Localização : Rio de Janeiro
Re: (UFPE - MAT NÍVEL 2) Semelhança
Primeiramente obrigado Raimundo pela atenção. O que não entendi foi como se chegou ao procedimento algébrico supracitado (antes do "Daí vem"). Notei a semelhança de triângulo, mas não compreendi de como ela foi aplicada na algébra apresentada na resolução.
Mais uma vez peço desculpa pela minha ignorância.
Mais uma vez peço desculpa pela minha ignorância.
fernando xavier- Padawan
- Mensagens : 76
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 28
Localização : Recife, Pernambuco
Re: (UFPE - MAT NÍVEL 2) Semelhança
Na verdade tem uma resolução bem mais simples do que isso.
Se FG=30, então FP=30. Se FP=30, então EB=30. Se AD+DE+EB=100, EB, como vimos, é = 30, e DE, do enunciado, é = 25, então AD=30. Se AD=30, então PI=30, se PI=30, então HI=30. Isso tudo porque sabemos que são triângulos equiláteros.
O que a resolução quis dizer com aquela soma dividida por AB ser igual a 1 nada mais é do que dizer que aquela soma é igual a 100, pois AB, do enunciado, é = 100. Ao meu ver ele só complicou fazendo isso.
Se FG=30, então FP=30. Se FP=30, então EB=30. Se AD+DE+EB=100, EB, como vimos, é = 30, e DE, do enunciado, é = 25, então AD=30. Se AD=30, então PI=30, se PI=30, então HI=30. Isso tudo porque sabemos que são triângulos equiláteros.
O que a resolução quis dizer com aquela soma dividida por AB ser igual a 1 nada mais é do que dizer que aquela soma é igual a 100, pois AB, do enunciado, é = 100. Ao meu ver ele só complicou fazendo isso.
rogerpradamendes- Iniciante
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/01/2013
Idade : 36
Localização : São José do Rio Preto
Teorema de Viviani
Pesquisando na internet, descobrir o teorema de Viviani que muito se relaciona com esta questão.
Vale a pena conferir.
http://dadosdedeus.blogspot.com.br/2011/07/teorema-de-viviani-e-o-desafio-de.html
Vale a pena conferir.
http://dadosdedeus.blogspot.com.br/2011/07/teorema-de-viviani-e-o-desafio-de.html
fernando xavier- Padawan
- Mensagens : 76
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 28
Localização : Recife, Pernambuco
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