PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porcentagem

3 participantes

Ir para baixo

Porcentagem Empty Porcentagem

Mensagem por AlyneArgen Qui 12 Set 2024, 10:42

95% da massa de uma melancia de 10kg é constituída por água. A água é submetida a um processo de desidratação (que elimina apenas a água) até que a participação da água na massa da melancia se reduza a 90%. A massa da melancia após o processo de desidratação será igual a?

R = 5%

Análise do enunciado e da resposta:

Primeiramente, minha resolução: Inicialmente, a massa de água na melancia correspondia a 95%, isso equivale a 9,5kg. O enunciado diz que essa massa se reduziu *a* 90% e com isso, eu conclui que a resposta seria 9kg, afinal a preposição "a" é o mesmo que "para", certo? A resposta do exercício estaria correta se caso a preposição fosse "em" (se reduziu em 90%).

Meu raciocínio está correto, ou estou comentendo algum desvio? Agradeço desde já qualquer ajuda.

Att.
AlyneArgen
AlyneArgen
Padawan
Padawan

Mensagens : 93
Data de inscrição : 22/12/2023
Idade : 25
Localização : Cianorte/Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem Empty Re: Porcentagem

Mensagem por Lipo_f Qui 12 Set 2024, 13:16

O que a questão diz é que antes a água correspondia a 95% da massa total (9.5kg de água e 0.5kg de resto). Depois da desidratação, perdendo exclusivamente água, a água passa a corresponder a 90% da massa da melancia, então o resto é 10%, mas a massa do que não é água não pode mudar numa desidratação, então 10% equivale a 0.5kg => a nova massa da melancia é de 5kg.
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 377
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem Empty Re: Porcentagem

Mensagem por AlyneArgen Qui 12 Set 2024, 13:39

Lipo_f escreveu:O que a questão diz é que antes a água correspondia a 95% da massa total (9.5kg de água e 0.5kg de resto). Depois da desidratação, perdendo exclusivamente água, a água passa a corresponder a 90% da massa da melancia, então o resto é 10%, mas a massa do que não é água não pode mudar numa desidratação, então 10% equivale a 0.5kg => a nova massa da melancia é de 5kg.
Certo, então nesse caso:

0,5        --> 10%
m(H2O) --> 90%

(90/100)*0,5=(10/100)mH2O--->  mH2O = 4,5kg

Porque 5kg?
AlyneArgen
AlyneArgen
Padawan
Padawan

Mensagens : 93
Data de inscrição : 22/12/2023
Idade : 25
Localização : Cianorte/Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem Empty Re: Porcentagem

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Set 2024, 14:42

Não é 5 kg ---> O correto é 5 %

Esta 5 % de 10 kg implica numa parte sólida de 0,5 kg
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72784
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem Empty Re: Porcentagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos