PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soluções

2 participantes

Ir para baixo

Soluções Empty Soluções

Mensagem por Daevidgeddon Ter 17 Set 2024, 11:02

(UFRRJ) A curva do gráfico abaixo mostra a solubilidade de um certo soluto em água.
Soluções Captur10

 Indique em que pontos do gráfico existem soluções saturadas heterogêneas

Os pontos são A e C, porém não entendi o porquê. Achei que as curvas de solubilidade indicavam apenas soluções, não misturas heterogêneas
Daevidgeddon
Daevidgeddon
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 11/07/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Empty Re: Soluções

Mensagem por Lipo_f Ter 17 Set 2024, 14:52

A curva se solubilidade divide o plano em duas regiões e há a interface entre elas.
1. A região abaixo do gráfico indica que eu ainda posso dissolver mais coisa na solução, até que ela sature (seria um movimento na vertical acima)
2. A região acima do gráfico indica que eu tenho mais soluto do que se poderia dissolver. Ignorando as soluções supersaturadas, o soluto extra dissolvido vai precipitar até que a concentração volte ao nível da curva (um movimento vertical abaixo)
3. A interface, a própria linha, é uma solução plenamente saturada. Não posso dissolver mais nada, no entanto não há precipitação
Então: A e C são saturadas com precipitação (heterogêneas), B é não saturada e D é saturada sem precipitação (homogênea).
Uma parte muito importante é que a banca parece embananar toda a nomenclatura. Solução é um tipo de mistura homogênea. Como posso ter uma solução que seja heterogênea? rs. Por outro lado, nós, meros mortais que só querem uma aprovação no concurso, não vamos bater boca com a questão. Finge que nem viu.
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 383
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Daevidgeddon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Empty Re: Soluções

Mensagem por Daevidgeddon Ter 17 Set 2024, 18:09

Ahh entendi, o que me confundiu foi esse negócio de solução heterogênea (o que bugou minha cabeça já que vai totalmente contra a definição de solução). Obrigado Smile
Daevidgeddon
Daevidgeddon
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 11/07/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Soluções Empty Re: Soluções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos