PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Complexo/trigonometria

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Complexo/trigonometria - Página 2 Empty Complexo/trigonometria

Mensagem por wadekly Seg 19 Ago 2024, 20:14

Relembrando a primeira mensagem :

Calcular o produto dos 45 primeiros termos da sequência (cos1°+i.sen1º;cos2°+i.sen2º; cos3°+i.sen3º; cos4º+i.sen4°)

Spoiler:

Nem sei como começar esta questão... Alguma luz..?!

wadekly
Jedi
Jedi

Mensagens : 207
Data de inscrição : 29/03/2024

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Complexo/trigonometria - Página 2 Empty Re: Complexo/trigonometria

Mensagem por Giovana Martins Qua 21 Ago 2024, 18:10

wadekly escreveu:
Giovana Martins escreveu:
wadekly escreveu:
Giovana, imaginava que esta questão parecia sugerir uma P.G. (não sei se é o caso)... Você fez uma abordagem por Euler que, no meu entendimento, é mais evoluida... Irei estudar melhor a sua resposta e lhe retorno assim que eu estiver em condições... Grato pelo empenho... Desejo que tenha um excelente descanso...

Tudo em paz. Ao longo da semana irei tentar mexer mais na questão para ver se eu consigo uma saída mais acessível, pois de fato não é comum os vestibulares cobrarem a abordagem via Euler. Fiz assim, pois foi a primeira coisa que veio à mente.
Vamos lá... Giovana, embora, de forma bem geral, eu já tenha ouvido a respeito do número de Euler, não fazia idéia da existência da equação ou identidade de Euler, até você me resolver esta questão por esta fórmula... Tive que recorrer a alguns materiais ditáticos para saber um pouco sobre assunto e, assim, entender melhor a sua resposta... Pela ferramenta de Euler, acho que você relacionou um produto de números complexos com uma potência, dando à operação dos números complexos uma interpretação exponencial... Por um produto de potência de mesma base, se não me engano, acho que você chegou ao produto dos termos de uma Progressão Geométrica; seria isso mesmo...?! Concluo, que você encontrou o argumento de 315º e, então, a parte imaginária é negativa mesmo, já que o ângulo referido fica no quarto quadrante... Creio que houve um erro de digitação, sim... Então, só tenho a lhe agradecer, por a ter agregado aos meus conhecimentos trazendo algo de novo e que eu, em absoluto, desconhecia... Fico à disposição...!!

Isso aí.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8137
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos