PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

4 participantes

Ir para baixo

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Empty Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

Mensagem por aime_yarin Qui 01 Ago 2024, 15:54

Oi, pessoal! Irei prestar concurso para o Instituto Merkabah. Mas não tenho dinheiro suficiente para contratar um professor particular de matemática Embarassed . Por isso procurei esse fórum, só para ver se estou resolvendo algumas questões corretamente. (Não só ver o gabarito das provas anteriores no site da banca, mas entender mesmo como se resolve). Vocês poderiam me dizer se resolvi corretamente a questão abaixo? Smile

Dos 15 garçons que Luíza contratou para uma festa, 10 vão servir bebidas e 7 vão servir apenas bebidas. Quantos garçons vão servir apenas canapés?
a) 2 garçons
b) 8 garçons
c) 3 garçons
d) 5 garçons

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Img-2014

De 10 que irão servir bebidas, 7 vão servir SOMENTE BEBIDAS.
Logo, os 3 que sobram irão servir tanto bebidas quando canapés ( 10 – 7 = 3).
São 15 garçons no total, se eu retiro os que servem bebidas e deixo apenas aqueles que servem somente canapés, o meu resultado da 5 garçons. Afinal 15 – 7 – 3 = 5.

Resolvi corretamente?  cheers

aime_yarin
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Empty Re: Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

Mensagem por Elcioschin Qui 01 Ago 2024, 17:01

Se o enunciado está correto, existe um erro na sua solução:


Escreva B = 10 fora do círculo esquerdo ---> somente bebida = 7 ---> ambos = 3 ---> Correto


Se são 15 garçons e 10 servem bebidas ---> apenas 5 servem canapés:


Escreva C = 5 fora do círculo direito ---> somente canapés = 5 - 3 = 2 ---> a)


Última edição por Elcioschin em Sex 02 Ago 2024, 09:36, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72753
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Empty Re: Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

Mensagem por Medeiros Sex 02 Ago 2024, 00:13

Elcio,
não vi nada errado na resolução do Aime.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10480
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Empty Re: Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

Mensagem por Elcioschin Sex 02 Ago 2024, 09:34

Realmente: eu interpretei errado.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72753
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Empty Re: Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

Mensagem por matheus_feb Sex 02 Ago 2024, 16:18

aime_yarin escreveu:Oi, pessoal! Irei prestar concurso para o Instituto Merkabah. Mas não tenho dinheiro suficiente para contratar um professor particular de matemática Embarassed . Por isso procurei esse fórum, só para ver se estou resolvendo algumas questões corretamente. (Não só ver o gabarito das provas anteriores no site da banca, mas entender mesmo como se resolve). Vocês poderiam me dizer se resolvi corretamente a questão abaixo? Smile

Dos 15 garçons que Luíza contratou para uma festa, 10 vão servir bebidas e 7 vão servir apenas bebidas. Quantos garçons vão servir apenas canapés?
a) 2 garçons
b) 8 garçons
c) 3 garçons
d) 5 garçons

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Img-2014

De 10 que irão servir bebidas, 7 vão servir SOMENTE BEBIDAS.
Logo, os 3 que sobram irão servir tanto bebidas quando canapés ( 10 – 7 = 3).
São 15 garçons no total, se eu retiro os que servem bebidas e deixo apenas aqueles que servem somente canapés, o meu resultado da 5 garçons. Afinal 15 – 7 – 3 = 5.

Resolvi corretamente?  cheers
Está correto.

matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 334
Data de inscrição : 18/06/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023) Empty Re: Diagrama de Venn: Instituto Merkabah - Motorista (2023)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos