PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondulatória

2 participantes

Ir para baixo

Ondulatória Empty Ondulatória

Mensagem por aziulana Dom 08 Set 2024, 17:11

Quando necessário, utilize para a constante elétrica do ar o valor kar = 9,0 x 109N . m²/C².
Quando necessário, utilize para a razão carga/massa do elétron o valor e/m = 1,8 x 1011 C/kg
Quando necessário, adote o valor 
π = 3.
As micro-ondas de um forno de micro-ondas são produzidas a partir de uma válvula termiônica, denominada de magnetron. Ao redor do dele estão dispostos dois ímãs com a função de fazer com que os elétrons emitidos pela válvula termiônica girem em alta velocidade, orbitando o campo magnético na frequência de 2,4 GHz e, enquanto o fazem, emitem ondas eletromagnéticas (as micro-ondas) de 2,4 GHz. A partir dessas informações, podemos afirmar que a intensidade do campo magnético dos ímãs é igual a:

a) 40 mT
b) 60 mT
c) 80 mT
d) 90 mT 
d) 100 mT

gabarito letra C

Poderiam me explicar como resolver essa questão? Pensei na fórmula do campo magnético de um condutor retilíneo, mas não sei como encontrar a corrente ou a distância r. Além disso não sei como relacionar as frequências na questão
aziulana
aziulana
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 31/03/2024
Idade : 19
Localização : cristina, mg

Ir para o topo Ir para baixo

Ondulatória Empty Re: Ondulatória

Mensagem por matheus_feb Dom 08 Set 2024, 18:05

aziulana escreveu:
Quando necessário, utilize para a constante elétrica do ar o valor kar = 9,0 x 109N . m²/C².
Quando necessário, utilize para a razão carga/massa do elétron o valor e/m = 1,8 x 1011 C/kg
Quando necessário, adote o valor 
π = 3.
As micro-ondas de um forno de micro-ondas são produzidas a partir de uma válvula termiônica, denominada de magnetron. Ao redor do dele estão dispostos dois ímãs com a função de fazer com que os elétrons emitidos pela válvula termiônica girem em alta velocidade, orbitando o campo magnético na frequência de 2,4 GHz e, enquanto o fazem, emitem ondas eletromagnéticas (as micro-ondas) de 2,4 GHz. A partir dessas informações, podemos afirmar que a intensidade do campo magnético dos ímãs é igual a:

a) 40 mT
b) 60 mT
c) 80 mT
d) 90 mT 
d) 100 mT

gabarito letra C

Poderiam me explicar como resolver essa questão? Pensei na fórmula do campo magnético de um condutor retilíneo, mas não sei como encontrar a corrente ou a distância r. Além disso não sei como relacionar as frequências na questão
Vamos efetuar os cálculos em um único elétron. Quando emitido pelo sistema de válvula, ele adquire movimento rotatório, o que, por conseguinte, induz uma força centrípeta sobre ele. Ao mesmo tempo, ele produz uma força magnética ao seu redor. Por isso, considerando o equilíbrio dessas duas forças, sua resultante é nula. Com isso, sintetizando os cálculos de forma didática, pode-se dizer que:

Fcentrípeta  =  Fmagnética

Infelizmente estou no celular, então fica difícil de armar as contas. Mas vou te dar as ferramentas para você mesmo(a) fazer a questão, ok?

Força magnética em particular carregada -> Fm = Q . v . B . senθ

Força centrípeta -> m . v2 / r

Velocidade de movimento circular, considerando-o uniforme -> V = 2 . Pi . r . f

Manipule as expressões e chegará em 80 mT (mili tesla)
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos