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Redação Enem

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Mensagem por laura_siqs Sáb 15 Jun 2024, 18:28

Oiee, tudo bem??
Alguém poderia corrigir essa redação modelo ENEM por favor? Também gostaria de saber minha nota em cada competência da prova. Obrigada!

Tema: Desafios para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no Brasil

    Segundo a filósofa Vandana Shiva, preservar a natureza não é uma escolha, é uma necessidade para a sobrevivência humana. No entanto, ao observar o cenário da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável no Brasil, nota-se que não há uma preocupação em relação à natureza, o que, para Shiva, é considerado essencial para a humanidade. Nesse sentido, essa questão enfrenta desafios em virtude da negligência estatal e da falta de educação ambiental.
    Em primeiro plano, vale ressaltar que o Estado brasileiro apresenta um descaso em relação à preservação ambiental e a sustentabilidade. Nessa perspectiva, o filósofo John Rawls argumenta que um Estado ético é aquele que disponibiliza recursos e atua de maneira eficiente para combater os empecilhos presentes na comunidade. Dessa forma, torna-se evidente que o Brasil não é um exemplo do pensamento de Rawls, visto que, diante de desafios ambientais, há uma insuficiência do Estado em resolvê-los.
    Ademais, outro fator que colabora para essa situação é a ausência de educação ambiental nas escolas. Nessa ótica, segundo Lester Brown, a educação ambiental é um dos meios mais eficazes para garantir um futuro sustentável. Assim, o escritor evidencia a importância de se implementar uma educação centrada no meio ambiente, visto que a falta de educação e conscientização dificulta a mobilização social e a implementação de práticas sustentáveis.
    Em suma, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela proteção e preservação do meio ambiente, realizar a fiscalização e o controle ambiental. Paralelamente, o Governo Federal, por meio de legislações, deverá implantar a educação ambiental nas escolas, de modo a conscientizar as pessoas a respeito da importância de se preservar a natureza. Assim, será possível acabar com os desafios da preservação ambiental e promover um desenvolvimento sustentável, contribuindo para o progresso da sociedade.

laura_siqs
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Mensagem por cassiamanu Ter 18 Jun 2024, 14:26

Redação Enem 6d775d10
Redação Enem B16d1610
@laura_siqs tentei me nortear nas competências para determinar uma nota, mas sou melhor em corrigir e dar umas adequadinhas no texto, perdão se não ficar do agrado  Surprised

cassiamanu
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Mensagem por cassiamanu Ter 18 Jun 2024, 14:34

vou deixar aqui a "régua" de pontuação para competências que eu tenho caso você tenha curiosidade em porque eu definiria sua nota assim: Redação Enem Compet10

cassiamanu
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Mensagem por matheus_feb Qua 19 Jun 2024, 20:20

laura_siqs escreveu:Oiee, tudo bem??
Alguém poderia corrigir essa redação modelo ENEM por favor? Também gostaria de saber minha nota em cada competência da prova. Obrigada!

Tema: Desafios para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no Brasil

    Segundo a filósofa Vandana Shiva, preservar a natureza não é uma escolha, é uma necessidade para a sobrevivência humana. No entanto, ao observar o cenário da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável no Brasil, nota-se que não há uma preocupação em relação à natureza, o que, para Shiva, é considerado essencial para a humanidade. Nesse sentido, essa questão enfrenta desafios em virtude da negligência estatal e da falta de educação ambiental.
    Em primeiro plano, vale ressaltar que o Estado brasileiro apresenta um descaso em relação à preservação ambiental e a sustentabilidade. Nessa perspectiva, o filósofo John Rawls argumenta que um Estado ético é aquele que disponibiliza recursos e atua de maneira eficiente para combater os empecilhos presentes na comunidade. Dessa forma, torna-se evidente que o Brasil não é um exemplo do pensamento de Rawls, visto que, diante de desafios ambientais, há uma insuficiência do Estado em resolvê-los.
    Ademais, outro fator que colabora para essa situação é a ausência de educação ambiental nas escolas. Nessa ótica, segundo Lester Brown, a educação ambiental é um dos meios mais eficazes para garantir um futuro sustentável. Assim, o escritor evidencia a importância de se implementar uma educação centrada no meio ambiente, visto que a falta de educação e conscientização dificulta a mobilização social e a implementação de práticas sustentáveis.
    Em suma, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela proteção e preservação do meio ambiente, realizar a fiscalização e o controle ambiental. Paralelamente, o Governo Federal, por meio de legislações, deverá implantar a educação ambiental nas escolas, de modo a conscientizar as pessoas a respeito da importância de se preservar a natureza. Assim, será possível acabar com os desafios da preservação ambiental e promover um desenvolvimento sustentável, contribuindo para o progresso da sociedade.

C1 - 160
C2 - 160
C3 - 120
C4 - 200
C5 - 160

Nota final = 780

Adendos importantes:

1 | No início contendo a frase ''preservar não é uma escolha, é...'' prefira trocar a vírgula pelos dois-pontos. Eles sinalizam melhor que há uma especificação do conteúdo da autora e enriquece seu texto com diferentes formas de pontuação. Isso vale para o uso dos travessões também.

2 | Não leve para o lado pessoa, afinal, estamos construindo juntos o aprendizado e errar faz parte do processo ok? Mas então, vamos lá. Eu me considero já experiente em redação, e posso dizer que a argumentação autoral é uma das principais peças-chave do texto dissertativo-argumentativo. Seus dois desenvolvimentos (D1) e (D2) estão fracos. Não há argumentação nem seu ponto de vista completamente explícito, notado pela predominância de parágrafos expositivos, o que é um erro passível a retirada de uma quantidade significativa de pontos na sua redação. Você se apoiou demais nos repertórios culturais citados e esqueceu de relacioná-los (junto da sua opinião e palavras com juízo de valor) a realidade nacional. Outro ponto são os períodos extremamente curtos. Você praticamente citou nomes de autoridade, fez uma tímida relação e finalizou o parágrafo repentinamente. ''Tá, mas idaí que esse filósofo disse isso?'', é uma pergunta que você deve sempre fazer. Procure mostrar razões para tal problema, suas motivações, consequências etc. Priorize a argumentação e não economize linhas. Escreva e aprofunde o máximo que puder.

3 | Você quase tangeciou o tema, isto porque todas as palavras-chave do tema DEVEM aparecer em todos os parágrafos. O Brasil, por exemplo, só foi citado na Introdução e no D1. Ademais, caso houvesse tangência, sua Proposta de Intervenção automaticamente cairia para 80 pontos, porque o texto não está totalmente dentro da proposta de produção. Outro ponto: você não faz tópicos frasais no início de parágrafo. O leitor deve sempre enxergar o tema dentro de cada parágrafo, o que ocorreu apenas na introdução e, novamente, utilize todas as palavras presentes no tema, ou pode contar como tangência do tema.

4 | Sua proposta não está completa. ''conscientizar as pessoas'' não é uma finalidade válida, uma vez que não tem efeito concreto. ''como assim conscientizar? coloquei a mão na cabeça da pessoa e, pronto, tá consciente agora!'', entende como fica estranho? Conscientizar alguém é algo muito subjetivo e impreciso. Em vez disso, você poderia colocar: ''com a finalidade de mitigar, a longo prazo, os estigmas relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável no território brasileiro''.

5 | Você repetiu conectivos. Automaticamente perde 40 pontos na Competência 2.


Espero ter ajudado!

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Mensagem por laura_siqs Qua 19 Jun 2024, 20:57

cassiamanu escreveu:Redação Enem 6d775d10
Redação Enem B16d1610
@laura_siqs tentei me nortear nas competências para determinar uma nota, mas sou melhor em corrigir e dar umas adequadinhas no texto, perdão se não ficar do agrado  Surprised
Muito obrigada!! Vai me ajudar bastante Smile

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Mensagem por laura_siqs Qua 19 Jun 2024, 21:00

matheus_feb escreveu:C1 - 160
C2 - 160
C3 - 120
C4 - 200
C5 - 160

Nota final = 780

Adendos importantes:

1 | No início contendo a frase ''preservar não é uma escolha, é...'' prefira trocar a vírgula pelos dois-pontos. Eles sinalizam melhor que há uma especificação do conteúdo da autora e enriquece seu texto com diferentes formas de pontuação. Isso vale para o uso dos travessões também.

2 | Não leve para o lado pessoa, afinal, estamos construindo juntos o aprendizado e errar faz parte do processo ok? Mas então, vamos lá. Eu me considero já experiente em redação, e posso dizer que a argumentação autoral é uma das principais peças-chave do texto dissertativo-argumentativo. Seus dois desenvolvimentos (D1) e (D2) estão fracos. Não há argumentação nem seu ponto de vista completamente explícito, notado pela predominância de parágrafos expositivos, o que é um erro passível a retirada de uma quantidade significativa de pontos na sua redação. Você se apoiou demais nos repertórios culturais citados e esqueceu de relacioná-los (junto da sua opinião e palavras com juízo de valor) a realidade nacional. Outro ponto são os períodos extremamente curtos. Você praticamente citou nomes de autoridade, fez uma tímida relação e finalizou o parágrafo repentinamente. ''Tá, mas idaí que esse filósofo disse isso?'', é uma pergunta que você deve sempre fazer. Procure mostrar razões para tal problema, suas motivações, consequências etc. Priorize a argumentação e não economize linhas. Escreva e aprofunde o máximo que puder.

3 | Você quase tangeciou o tema, isto porque todas as palavras-chave do tema DEVEM aparecer em todos os parágrafos. O Brasil, por exemplo, só foi citado na Introdução e no D1. Ademais, caso houvesse tangência, sua Proposta de Intervenção automaticamente cairia para 80 pontos, porque o texto não está totalmente dentro da proposta de produção. Outro ponto: você não faz tópicos frasais no início de parágrafo. O leitor deve sempre enxergar o tema dentro de cada parágrafo, o que ocorreu apenas na introdução e, novamente, utilize todas as palavras presentes no tema, ou pode contar como tangência do tema.

4 | Sua proposta não está completa. ''conscientizar as pessoas'' não é uma finalidade válida, uma vez que não tem efeito concreto. ''como assim conscientizar? coloquei a mão na cabeça da pessoa e, pronto, tá consciente agora!'', entende como fica estranho? Conscientizar alguém é algo muito subjetivo e impreciso. Em vez disso, você poderia colocar: ''com a finalidade de mitigar, a longo prazo, os estigmas relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável no território brasileiro''.

5 | Você repetiu conectivos. Automaticamente perde 40 pontos na Competência 2.


Espero ter ajudado!
Muito obrigada!!
Queria te perguntar se você teria alguma dica para melhorar a argumentação, desde que comecei a estudar redação, esse é o meu maior problema. 
Valeu Smile

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Mensagem por matheus_feb Qua 19 Jun 2024, 21:59

laura_siqs escreveu:
matheus_feb escreveu:C1 - 160
C2 - 160
C3 - 120
C4 - 200
C5 - 160

Nota final = 780

Adendos importantes:

1 | No início contendo a frase ''preservar não é uma escolha, é...'' prefira trocar a vírgula pelos dois-pontos. Eles sinalizam melhor que há uma especificação do conteúdo da autora e enriquece seu texto com diferentes formas de pontuação. Isso vale para o uso dos travessões também.

2 | Não leve para o lado pessoa, afinal, estamos construindo juntos o aprendizado e errar faz parte do processo ok? Mas então, vamos lá. Eu me considero já experiente em redação, e posso dizer que a argumentação autoral é uma das principais peças-chave do texto dissertativo-argumentativo. Seus dois desenvolvimentos (D1) e (D2) estão fracos. Não há argumentação nem seu ponto de vista completamente explícito, notado pela predominância de parágrafos expositivos, o que é um erro passível a retirada de uma quantidade significativa de pontos na sua redação. Você se apoiou demais nos repertórios culturais citados e esqueceu de relacioná-los (junto da sua opinião e palavras com juízo de valor) a realidade nacional. Outro ponto são os períodos extremamente curtos. Você praticamente citou nomes de autoridade, fez uma tímida relação e finalizou o parágrafo repentinamente. ''Tá, mas idaí que esse filósofo disse isso?'', é uma pergunta que você deve sempre fazer. Procure mostrar razões para tal problema, suas motivações, consequências etc. Priorize a argumentação e não economize linhas. Escreva e aprofunde o máximo que puder.

3 | Você quase tangeciou o tema, isto porque todas as palavras-chave do tema DEVEM aparecer em todos os parágrafos. O Brasil, por exemplo, só foi citado na Introdução e no D1. Ademais, caso houvesse tangência, sua Proposta de Intervenção automaticamente cairia para 80 pontos, porque o texto não está totalmente dentro da proposta de produção. Outro ponto: você não faz tópicos frasais no início de parágrafo. O leitor deve sempre enxergar o tema dentro de cada parágrafo, o que ocorreu apenas na introdução e, novamente, utilize todas as palavras presentes no tema, ou pode contar como tangência do tema.

4 | Sua proposta não está completa. ''conscientizar as pessoas'' não é uma finalidade válida, uma vez que não tem efeito concreto. ''como assim conscientizar? coloquei a mão na cabeça da pessoa e, pronto, tá consciente agora!'', entende como fica estranho? Conscientizar alguém é algo muito subjetivo e impreciso. Em vez disso, você poderia colocar: ''com a finalidade de mitigar, a longo prazo, os estigmas relacionados à preservação e desenvolvimento sustentável no território brasileiro''.

5 | Você repetiu conectivos. Automaticamente perde 40 pontos na Competência 2.


Espero ter ajudado!
Muito obrigada!!
Queria te perguntar se você teria alguma dica para melhorar a argumentação, desde que comecei a estudar redação, esse é o meu maior problema. 
Valeu Smile

A melhor dica que tenho a compartilhar para você é a seguinte: tente arquitetar e projetar um modelo próprio de redação sua a partir do estudo analítico de redações nota mil. Por exemplo, pegue, leia e analise tudo que você puder em uma das redações nota máxima do ENEM, por exemplo, e veja o que os candidatos que obteram tais notas fizeram em comum em suas redações (pode agregar algumas características dos textos) e aperfeiçoar o modelo da produção textual. Tenho 100% de certeza que seu modo de visualizar como uma redação exemplar deve ser feito vai mudar bastante depois de fazer isso. Você só precisa se espelhar em exemplos que te deem um norte e, claro, sempre praticar diversos temas.

Bons Estudos!

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Redação Enem Empty Re: Redação Enem

Mensagem por futuromercante Ontem à(s) 09:32

Muito obrigada!! Queria te perguntar se você teria alguma dica para melhorar a argumentação, desde que comecei a estudar redação, esse é o meu maior problema. Valeu Smile
Se me permite contribuir também, aqui vai mais uma dica: leia muitos livros. Como dizia o Professor Pier: "Só escreve bem quem lê muito, e só lê muito quem lê por prazer".
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