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Mensagem por darksorcerer33 Sex 15 Jan 2021, 10:57

Tema: O ensino à distância e os desafios do uso da tecnologia na educação

    A Constituição Federal de 1988, declaração jurídica mais importante da nação, prevê em seu artigo 6º, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Todavia, tal direito não tem se concretizado na prática ao analisar o ensino à distância e os desafios do uso da tecnologia na educação, impactando negativamente, deste modo, na universalização desse direito social vital. A partir disso, faz-se mister a observação dos fatores que contribuem com esse quadro.
    Em primeira análise, deve-se destacar a desigualdade no acesso ao ensino à distância, ainda mais no atual cenário de pandemia. A falta de ferramentas necessárias, como internet e aparelhos tecnológicos, prejudica certos alunos e professores - o que contribui com o aumento da desigualdade educacional. Nesse sentido, pode-se citar as ideias do filósofo contratualista John Locke, que diz que há uma violação do "contrato social" quando o Estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos fulcrais, como a educação, o que - infelizmente - é evidente no país.
    Em segunda análise, é crucial apontar a matéria publicada pelo site G1, que mostra que o número de alunos da modalidade EAD quintuplicou de 2009 a 2019. Entretanto, apesar do dado evidenciar uma possível melhora na educação brasileira, o ensino remoto forçado graças à pandemia evidenciou a falta de preparo do Estado, pois milhares de estudantes tiveram seus estudos prejudicados devido à falta de recursos. Logo, é intolerável que esse cenário continue a perdurar.
    Infere-se, portanto, a necessidade de medidas para combater os desafios do uso da tecnologia na educação. A partir disso, o Governo Federal - por intermédio do Ministério da Educação - agente responsável pela educação da população, deve promover o fornecimento de aparelhos tecnológicos e internet para todos os estudantes e professores necessitados do ensino remoto, a partir da instalação desses recursos fiscalizadas pelos municípios e estados a fim de garantir a educação igualitária. Assim, será possível o avanço da sociedade a partir da efetivação dos elementos elencados na magna carta.

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Mensagem por _Arthur_ Sex 15 Jan 2021, 11:26

A tese, presente no trecho final da introdução, tem que conter o foi dito nos tópicos frasais 1 e 2. Cadê?
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