PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso da palavra "maior" em comparação de números

Ir para baixo

Uso da palavra "maior" em comparação de números Empty Uso da palavra "maior" em comparação de números

Mensagem por achismaisb Seg 11 Out 2021, 20:08

Oi pessoal, tudo bom? Eu me deparei recentemente com 3 questões da mesma banca de simulado que tiveram o mesmo "problema" e eu gostaria de confirmar se é realmente um problema ou não. É um detalhe sutil mas, até onde eu saiba, faz toda a diferença.

Em uma das questões, foi encontrado que a densidade populacional de uma cidade A era de 30 habitantes por km², e ela dizia que a densidade populacional da cidade B, que era o "foco" da questão, era 2,75 vezes MAIOR que essa. A resolução encontrou a densidade de B fazendo 30 x 2,75, e é aqui que está a grande treta, porque pra mim isso seria correto se fosse dito que a densidade de B era 2,75 vezes a densidade da primeira, sem a palavra "maior" envolvida. Como ele usou esse termo, eu entendo que o correto seria dizer que a densidade de B é 3,75 x 30, já que "maior" significa "aquilo + algo".

Utilizando um outro exemplo mais simples, é igual falar que 200 é 2 vezes maior que 100. Isso é errado, porque 200 é apenas 1 vez MAIOR que 100, ao mesmo tempo em que é 2 vezes 100 (mas daí, sem a palavra "maior" na história).

Eu mandei isso pra uma monitoria e a resposta que eu tive foi que o "maior" é apenas uma constatação de que um é superior ao outro, mas que isso não estaria indicando diferença entre os números, e que este termo, maior, serviria apenas para indicar que (usando o exemplo do 200 e do 100) 200 é superior a 100 numa mesma base de referência, e não necessariamente diferença entre eles, como se fosse um pleonasmo ou algo do tipo falar que 200 é 2 vezes maior que 100, já que já ficaria subentendida essa informação do "maior".

Resolvi perguntar para vocês para confirmar, porque algo me diz que isso não está certo kkk isso seria ambíguo demais e qualquer questão desse tipo poderia ter 2 gabaritos possíveis, então não faz muito sentido até onde consigo ver

Eai, estou errado ou não? E por que?
Muito obrigado!

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Uso da palavra "maior" em comparação de números Empty Re: Uso da palavra "maior" em comparação de números

Mensagem por achismaisb Qui 14 Out 2021, 14:31

Alguém poderia me ajudar, por favor?

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos