PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

movimento circular

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido movimento circular

Mensagem por marcelindo3301 Qua 07 Fev 2018, 15:28

A figura uma calha circular, de raio R, completamente lisa, em posição horizontal. Dentro dela há duas bolas, 1 e 2, idênticas e em repouso no ponto A. Ambas as bolas são disparadas, simultaneamente, desse ponto: a bola 1, para a direita, com velocidade v1 =6 m/s e a bola 2, para a esquerda, com velocidade v2 = 2 m/s. As colisões entre as bolas são perfeitamente elásticas. Indique onde ocorrerá a quarta colisão entre as bolas, após o disparo delas.
movimento circular Screen14

A)      Entre os pontos A e B
B)      Exatamente no ponto A
C)      Entre os pontos C e D
D)      Exatamente no ponto C
E)      Exatamente no ponto D

n tenho o gab
marcelindo3301
marcelindo3301
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: movimento circular

Mensagem por Giovana Martins Qua 07 Fev 2018, 16:18

Adotemos o sentido horário como positivo. Velocidades de cada bola após a primeira colisão:

movimento circular Codec265

Note que as velocidades se mantiveram após a colisão. O sinal negativo indica que a bola 2, após a colisão, passou a mover-se no sentido horário. Portanto, a cada colisão está situação irá se manter.

movimento circular Codec267

Portanto, a esfera 1 teve de percorrer 75% da calha para encontrar a esfera 2, sendo que esta percorreu apenas 25%. Como o sistema é conservativo, uma vez que as colisões são perfeitamente elásticas, a esfera 1, em todas as sucessivas colisões, terá de percorrer 75% da calha enquanto a esfera 2 terá de percorrer 25% da calha. Logo:

movimento circular Codec268

Portanto, em 4 colisões, a esfera 1 percorrerá 3 voltas completas, o que indica que na quarta colisão as esferas 1 e 2 se encontraram no ponto A.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por marcelindo3301 Qua 07 Fev 2018, 16:25

Obrigado
marcelindo3301
marcelindo3301
Jedi
Jedi

Mensagem por Giovana Martins Qua 07 Fev 2018, 16:28

De nada.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Giovana Martins Sex 16 Fev 2018, 20:45

Um ajuste: 

"O sinal negativo indica que a bola 2, após a colisão, passou a mover-se no sentido horário."

A bola 2 passa a mover-se no sentido anti-horário. Foi isso que eu quis dizer.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por nudwu92 Sáb 24 Mar 2018, 11:18

Existe outra forma de resolver?

nudwu92
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Giovana Martins Sáb 24 Mar 2018, 16:21

nudwu92, eu não consegui enxergar outra solução, mas talvez haja outra saída. Há alguma coisa que você não conseguiu entender na minha resolução?

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Raquel Valadão Ter 04 Fev 2020, 21:35

Não entendi o porquê do sinal postivo depois do movimento, se quando ha o perfeitamente elástico, uma bola vai no sentido horário e a outra no anti. Quer dizer, tem a prova disso quando se acha o -2m/s, mas não entendi o porquê disso não ser considerado no início do cálculo

E por que o So da bola 2 é 2pir e não 0 se elas saem do mesmo lugar?
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Giovana Martins Qua 05 Fev 2020, 00:44

Oiii, Raquel.

Honestamente, eu não me lembro o que eu pensei quando eu desenvolvi a primeira resolução principalmente quanto a convenção de sinais. Vendo a resolução hoje, ela me parece errada. Estranho que para o colega Marcelo ela fez sentido e na época que eu propus a resolução na minha mente fazia sentido também. Vou propor uma nova resolução (ignore a primeira). A propósito, eu digo que a primeira resolução está equivocada pelo seguinte motivo: em uma colisão perfeitamente elástica e unidimensional entre corpos de mesma massa ocorre a troca de velocidades entre esses corpos (se você quiser eu posto a prova desse caso). Isso não ocorreu se observarmos a primeira resolução mas deveria ter ocorrido. Agora vamos para as contas (adotando sentido horário positivo).

\[\mathrm{\vec{Q_i}=\vec{Q_f}\to mv_1-mv_2=mv_1'+mv_2'\to v_1'+v_2'=4}\]

\[\mathrm{e=\frac{|v_{Af}|}{|v_{Ap}|}=\frac{|v_2'-v_1'|}{\left |v_1-v_2  \right |}\to 1=\frac{|v_2'-v_1'|}{6+2}\to v_2'-v_1'=\pm 8}\]

\[\mathrm{\left\{\begin{matrix} v_2'-v_1'=8\\ v_1'+v_2'=4\end{matrix}\right.\to v_2'=6\ \frac{m}{s}\ \therefore \ v_1'=-2\ \frac{m}{s}}\]

\[\mathrm{\left\{\begin{matrix}v_2'-v_1'=-8\\ v_1'+v_2'=4\end{matrix}\right.\to v_2'=-2\ \frac{m}{s}\ \therefore \ v_1'=6\ \frac{m}{s}}\]

Nota¹: eu não sei para onde os corpos vão após a colisão, por isso eu mantenho o módulo.

Nota²: os resultados do segundo sistema não fazem sentido justamente pela propriedade citada anteriormente.

Do primeiro sistema concluímos que após a colisão o corpo 1 passa a mover-se no sentido anti-horário (velocidade negativa) e o corpo 2 no sentido horário (velocidade positiva). Como o sistema é conservativo essa situação vai se alternando a cada colisão. O próximo cálculo a seguir é o mesmo do anterior e equivale ao quanto que o corpo 1 percorreu para encontrar o corpo 2.

\[\mathrm{s_1=s_2\to 0+6t=2\pi R-2t\to t=\frac{\pi R}{4}}\]

\[\mathrm{s_1=0+6t\to s_1=\frac{6\pi R}{4}\to s_1=\frac{3\pi R}{2}}\]

\[\mathrm{\Delta s_1=\frac{3\pi R}{2}-0\to \Delta s_1=\frac{3\pi R}{2}}\]

Como o sistema é conservativo essa proporção será a mesma em todos os encontros alternando apenas os corpos que irão "percorrer essas proporções".

Que equivale a 75% da calha (primeira colisão a qual ocorre no ponto D). Na segunda colisão o corpo 1 percorre 25% (o corpo 2, 75%) da calha então o encontro ocorre no ponto C. De forma análoga (não se esquecendo das alternâncias de velocidades entre os corpos a cada colisão) concluímos que o quarto encontro ocorrerá no ponto A.

Algumas considerações:

"Não entendi o porquê do sinal postivo depois do movimento, se quando ha o perfeitamente elástico, uma bola vai no sentido horário e a outra no anti."

Isso nem sempre é verdade. Pegue dois corpos de mesma massa, ambos indo na mesma direção, um com velocidade de 12 m/s e outro com velocidade de 8 m/s. Para uma colisão perfeitamente elástica e unidimensional, as velocidades iram trocar mas ainda assim, após a colisão, eles irão para a mesma direção.

"E por que o So da bola 2 é 2pir e não 0 se elas saem do mesmo lugar?"

É uma questão de referencial. Os corpos estão indo em direções opostas, então um parte do zero e ou outro do 2∏R. Se ambos estivessem indo na mesma direção então ambos estariam partindo de zero.

Bom, se algo não ficar claro é só avisar.

Última edição por Giovana Martins em Qui 19 Set 2024, 19:16, editado 1 vez(es)
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por projetomed2024@gmail.com Qui 19 Set 2024, 16:25

Teria outro modo de resolução?

projetomed2024@gmail.com
Padawan
Padawan