PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comparação de número real com as raízes da f.quadrática

2 participantes

Ir para baixo

Comparação de número real com as raízes da f.quadrática Empty Comparação de número real com as raízes da f.quadrática

Mensagem por felipeomestre123 Seg 12 Jul 2021, 09:31

Determine "m" na equação do 2° grau [latex](3m-2)x^{2}+2mx+3m=0[/latex] para que  tenha uma única raiz entre -1 e 0.




Gabarito :


Pessoal, estou com dificuldade nessa. Igualei o delta à zero, mas não sei se é o correto. Alguém poderia me ajudar? Agradecido.
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação de número real com as raízes da f.quadrática Empty Re: Comparação de número real com as raízes da f.quadrática

Mensagem por tales amaral Seg 12 Jul 2021, 10:21

Eu concordo com você, o discriminante deve ser igual a zero para existir solução única. 



Chegando no gabarito:

[latex]\begin{align*} -1-1 < x'+x' < 0+0\\~\\ -2 < -\dfrac{2m}{3m-2}<0\\~\\ 0 < \dfrac{m}{2-3m}<1\\~\\ \end{align*} [/latex]

Supondo 2-3m>0 ou m < 0.666:

[latex]\begin{align*} 0 < \dfrac{m}{2-3m}<1\\~\\ 0< m< 2-3m\\~\\ m<2-3m\\~\\ m< 0.5\\~\\ 0< m< \dfrac{1}{2}\\~\\ \end{align*} [/latex]

Supondo 2-3m<0 ou m > 0.666:

[latex]\begin{align*} 0 < \dfrac{m}{2-3m}<1\\~\\ 2-3m< m< 0\\~\\ m>2-3m\\~\\ m> 0.5\\~\\ \dfrac{1}{2}< m< 0\\~\\ \end{align*} [/latex]


Impossível!




Se o gabarito for só o intervalo, provavelmente está incompleto. Testando m=1/3 não dá solução única etc. lol!
tales amaral
tales amaral
Monitor
Monitor

Mensagens : 542
Data de inscrição : 02/05/2020
Idade : 20
Localização : Serra, ES

https://talesamaral.github.io/

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação de número real com as raízes da f.quadrática Empty Re: Comparação de número real com as raízes da f.quadrática

Mensagem por felipeomestre123 Seg 12 Jul 2021, 11:55

Tales Amaral, foi mal mano, mas eu já achei o que estava errado ksskks


O que ele quer dizer é que existe uma raiz entre -1 e 0, a outra pode estar fora, como também pode ser -1 ou 0

tem uma questão bem parecida no fórum, é bem legal e longa. Vou colocar a questão parecida com essa abaixo:

https://pir2.forumeiros.com/t67941-funcao-quadratica
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comparação de número real com as raízes da f.quadrática Empty Re: Comparação de número real com as raízes da f.quadrática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos