PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrodinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Eletrodinâmica Empty Eletrodinâmica

Mensagem por Isadora99 Sáb 22 Abr 2017, 14:02

(FUVEST-SP) Um determinado aquecedor elétrico, com resistência R constante, é projetado para operar a 110 V. Pode-se ligar o aparelho a uma rede de 220V, obtendo os mesmos aquecimento e consumo de energia médios, desde que haja um dispositivo que o ligue e desligue, em
ciclos sucessivos, como indicado no gráfico. Nesse caso, a cada ciclo, o aparelho permanece ligado por 0,2s e desligado por um intervalo de tempo ∆t. Determine:

a)a relação Z entre as potências P220 e P110, dissipadas por esse aparelho em 220V e 110V, respectivamente, quando está continuamente ligado, sem interrupção.
Eletrodinâmica 168x114
Pensei do seguinte modo:
A potência que é fornecida, isto é, a potência elétrica é dada por Pot elétrica= U.i  ; logo, i= Pot elétrica/U, nesse caso, U acho que U seria o ddp de operação do aparelho. A potencia dissipada pela atuação da resistencia é dada por Pot dissipada= Ri² ou Pot dissipada= U²/R (nesse caso acho que esse U seria "a queda na tensão"). Isso que escrevi está correto?? Foi pensando desse modo que fiz:

Pot dissipada 220/Pot dissipada 110 = R (i 220)²/R (i 110)² ==>
Pot dissipada 220/ Pot dissipada 110= R (Pot elétrica/U 220)²/ R (Pot elétrica/U 110)²
Substituindo U 220= 220V e U 110= 110V, teríamos que:
Pot dissipada 220/ Pot dissipada 110 = 1/4

A resposta entretanto é 4 e vi na resolução que foi usada a fórmula Pot= U²/R para estabelecer a relação. Mas os ddps dados não seriam de operação do aparelho? Pensei que para aplicar essa fórmula,  o U deveria ser como uma "queda na tensão" em função da potência dissipada. Qual o erro na minha resolução?? Acho que estou fazendo um pouco de confusão com a potencia elétrica e a potencia dissipada, se alguém pudesse me explicar isso melhor...
Muito obrigada!
b)

Isadora99
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 24
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrodinâmica Empty Re: Eletrodinâmica

Mensagem por Elcioschin Sáb 22 Abr 2017, 15:01

P1 = 110²/R ---> P2 = 220²/R ---> P2/P1 = (220/110)² ---> P2/P1 = 4
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72842
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrodinâmica Empty Re: Eletrodinâmica

Mensagem por Convidado Sáb 22 Abr 2017, 15:08

A resistência é constante, logo a potência (dissipada) só vai depender da tensão da fonte:



b) se a energia consumida é igual


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eletrodinâmica Empty Re: Eletrodinâmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos