PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

+8
CarlosArguilar
feliperamac
Pedro Prado
OBF
ma7xrev
Matemathiago
biel4747
Jlcotta
12 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Jlcotta Sáb 15 Ago 2015, 19:42

Relembrando a primeira mensagem :

Fala pessoal,
sou novo aqui no fórum e hoje fiz a OBF gostaria de saber se algum de vocês fez também 
E quais foram as suas respostas

Jlcotta
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/08/2015
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro -RJ Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por biel4747 Seg 17 Ago 2015, 20:05

CarlosArguilar escreveu:Na questao 10 ele pedia a velocidade angular em relaçao ao sistema de cordenadas e entao vc deveria calcular o raio fazendo um pitágoras ali:
r²=(8a)²+(-a)²=65a²
r=a√65
Estou correto?
 man, mas a velocidade linear tem que estar perpendicular ao raio, ai no caso você teria que decompor a velocidade também, que no caso vc só decompos o raio, se vc decomposse a velocidade também,daria o mesmo de Vo/8a eu acho. espero ter ajudado

biel4747
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 24
Localização : rdfger

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por feliperamac Seg 17 Ago 2015, 20:54

galera, queria saber se tenho chances de passar pra terceira fase, acertei de crtz 3 questões (nivel 2), e se alguem tiver feito a questão 8 do nivel 2.desde já , agradecido

feliperamac
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 24
Localização : maceió,al

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Matemathiago Seg 17 Ago 2015, 21:37

Você é do primeiro ou segundo ano Felipe?
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Pedro Prado Ter 18 Ago 2015, 13:28

Dei muito mole na prova Sad
Acho que não vou passar, minhas respostas foram:
1)2,12*10^9( fiz a divisão errado  pale)
2)32ºC
3)5,28*10^4( esqueci de dividir por 3  Sad)
5)75%
7)2,72 m( acho que foi isso, ou foi algo proximo)
9)(8a,-a)
10)Vo/8a
12)26,7 cm aproximadamente
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por CarlosArguilar Ter 18 Ago 2015, 15:32

biel4747 escreveu:
CarlosArguilar escreveu:Na questao 10 ele pedia a velocidade angular em relaçao ao sistema de cordenadas e entao vc deveria calcular o raio fazendo um pitágoras ali:
r²=(8a)²+(-a)²=65a²
r=a√65
Estou correto?
 man, mas a velocidade linear tem que estar perpendicular ao raio, ai no caso você teria que decompor a velocidade também, que no caso vc só decompos o raio, se vc decomposse a velocidade também,daria o mesmo de Vo/8a eu acho. espero ter ajudado
Vc está certo, tem que decompor a velocidade também, parece entao q toda a galera que postou colocou a resposta errada (inclusive eu), pois a resposta de acordo com [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] é 4Vo/13
CarlosArguilar
CarlosArguilar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 169
Data de inscrição : 04/11/2014
Idade : 23
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Matemathiago Ter 18 Ago 2015, 20:50

Bem, de fato a resposta correta seria 4Vo/13, uma vez que foi proposta pelo site "borapoincare", entretanto,  por que o raio a ser considerado deveria ser aquele que dista do centro do plano cartesiano? Pois caso analisemos o que ocorreria na tendência de continuação do movimento, perceberíamos que a tendência seria girar em torno do ponto (0,-a). Portanto, nesse caso, como o raio seria 8a, a velocidade angular seria Vo/ 8a. Caso a explicação para o equívoco dessa resposta seja a frase: " De acordo com o plano cartesiano", ou seja, tendo como referencial o plano cartesiano, eu diria que a velocidade não pode ser manipulada geometricamente.  A partir do momento que tratamos o fato de a tendência do móvel ser girar em torno do já mostrado ponto, afirmamos com veemência que a velocidade deve ser dada a partir desse raio. Se a afirmação for verdadeira, a velocidade tendo como referencial o plano cartesiano deverá ser a mesma caso tenhamos como referência o ponto (0,-a). Assim, partindo do pressuposto de que a velocidade angular não pode ser manipulada, concluímos a veracidade da resposta. 

Sei que estou completamente errado de acordo com o gabarito já mencionado pelo nosso amigo: "biel4747", entretanto, solicito que me ajudem a identificar o erro dessa linha de raciocínio, visto que tenho em mente uma grande lógica em tal raciocínio.

Agradeço desde já por qualquer posterior comentário a respeito desse pressuposto!!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Matemathiago Ter 18 Ago 2015, 21:15

Biel4747, pelo que percebi, você foi muito bem na prova; acertou 5 questões ( de acordo com o que enviou e considerando que erramos a questão da velocidade angular); creio que você passa!! Quanto você acha que vai ser a nota de corte? Na prova, eu acertei as duas primeiras (as mais fáceis), na 6 eu considerei a velocidade 10 m/s ao invés de 11m/s; achei que na prova da OBF eu poderia arredondar em tal proporção, uma vez que imaginei um intervalo a ser considerado nessa ocasião. Devo ter errado, mas não sei o que vai acontecer nessa questão, uma vez que fiz tudo certo, apenas pequei no que se refere a velocidade!! Eu estou revoltado em proporções demasiadamente grandes!! Cometi um erro ingênuo!! Já na questão 7, posso ter acertado uma grande parcela da questão devido ao desenvolvimento; acertei a questão 9 e fiz o mesmo que você na 10 como comentado acima!! Resumindo: Fui muito mal, e pelo que eu estou vendo, o nível da prova foi fácil, uma vez que muitas pessoas acertaram várias questões. Com isso o corte tem tendência de aumentar. Você poderia, por gentileza, comentar à respeito da minha situação? Creio que não tenho chance alguma de passar, dei vários vacilos ingênuos!! O que acha? Agradeço desde já!!!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Luís F. Ter 18 Ago 2015, 21:39

Nota deverá ser entre 20 e 30 pontos,no máximo. A prova tava mais difícil que nos anos anteriores.

Na questao 12, parece que a resposta é 0, ja que se a caixa ficar acima do nível da água o ar dentro dela deixa de realizar o empuxo e o sistema sai do equilíbrio hidrostatico.
Luís F.
Luís F.
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 13/07/2015
Idade : 23
Localização : Distrito Federal,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Matemathiago Qua 19 Ago 2015, 00:40

Luís F. escreveu:Nota deverá ser entre 20 e 30 pontos,no máximo. A prova tava mais difícil que nos anos anteriores.

Na questao 12, parece que a resposta é 0, ja que se a caixa ficar acima do nível da água o ar dentro dela deixa de realizar o empuxo e o sistema sai do equilíbrio hidrostatico.
E cada questão vale 10 pontos? Ou seja, a nota máxima é 80? Caso seja assim, acho que o corte para a terceira fase será 40 pontos!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por CarlosArguilar Qua 19 Ago 2015, 15:15

Matemathiago escreveu:Bem, de fato a resposta correta seria 4Vo/13, uma vez que foi proposta pelo site "borapoincare", entretanto,  por que o raio a ser considerado deveria ser aquele que dista do centro do plano cartesiano? Pois caso analisemos o que ocorreria na tendência de continuação do movimento, perceberíamos que a tendência seria girar em torno do ponto (0,-a). Portanto, nesse caso, como o raio seria 8a, a velocidade angular seria Vo/ 8a. Caso a explicação para o equívoco dessa resposta seja a frase: " De acordo com o plano cartesiano", ou seja, tendo como referencial o plano cartesiano, eu diria que a velocidade não pode ser manipulada geometricamente.  A partir do momento que tratamos o fato de a tendência do móvel ser girar em torno do já mostrado ponto, afirmamos com veemência que a velocidade deve ser dada a partir desse raio. Se a afirmação for verdadeira, a velocidade tendo como referencial o plano cartesiano deverá ser a mesma caso tenhamos como referência o ponto (0,-a). Assim, partindo do pressuposto de que a velocidade angular não pode ser manipulada, concluímos a veracidade da resposta. 

Sei que estou completamente errado de acordo com o gabarito já mencionado pelo nosso amigo: "biel4747", entretanto, solicito que me ajudem a identificar o erro dessa linha de raciocínio, visto que tenho em mente uma grande lógica em tal raciocínio.

Agradeço desde já por qualquer posterior comentário a respeito desse pressuposto!!

"por que o raio a ser considerado deveria ser aquele que dista do centro do plano cartesiano?"

Simplesmente, porque o enunciado pede. 'Em relaçao ao sistema de coordenadas representado'
Isso é o mesmo que vc perguntar em um enunciado " Em um triangulo equilátero.." por que o triangulo tem que ser equilátero, o motivo é pq é o que o enunciado está pedindo.

"Pois caso analisemos o que ocorreria na tendência de continuação do movimento, perceberíamos que a tendência seria girar em torno do ponto (0,-a). Portanto, nesse caso, como o raio seria 8a, a velocidade angular seria Vo/ 8a. Caso a explicação para o equívoco dessa resposta seja a frase: " De acordo com o plano cartesiano", ou seja, tendo como referencial o plano cartesiano, eu diria que a velocidade não pode ser manipulada geometricamente.  A partir do momento que tratamos o fato de a tendência do móvel ser girar em torno do já mostrado ponto, afirmamos com veemência que a velocidade deve ser dada a partir desse raio. "

Velocidade depende do referencial, portanto é válido perguntar a velocidade angular tendo qualquer ponto como referencial.
A vel angular é Vo/8a tendo o ponto (0,-a) como referencial, mas nao é essa necessáriamente para outros pontos.
Além do que o enunciado pede a velocidade angular em um momento específico, entao essa "tendencia" não tem nenhuma importancia.
CarlosArguilar
CarlosArguilar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 169
Data de inscrição : 04/11/2014
Idade : 23
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2 - Página 3 Empty Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos