PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OBF nivel II 3ª fase

+3
OXYNEW
BiaNobile
Pedro Prado
7 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Sáb 08 Out 2016, 18:27

Eae, como vocês foram, porque na experimental eu fui extremamente mal e pior que também não fui tão bem na teórica pra segurar medalha nela, e vocês?
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por BiaNobile Sáb 08 Out 2016, 19:52

Achei a experimental não corrente para 1º e 2º ano, que na maioria esmagadora não viu essa parte de elétrica. A prova não tinha instruções suficientes para que um leigo no assunto fosse bem. Para quem sabia a matéria é provável que ela estivesse aceitável.
A teórica também, na minha opinião, ficou num nível bem acima do que nos anos anteriores, pra mim tem o nível mais próximo da prova de 2011 mesmo.
BiaNobile
BiaNobile
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 23
Localização : Osasco, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Sáb 08 Out 2016, 21:55

Gostaria de compartilhar com vocês uma proposta que eu e meus colegas propusemos quanto a prova experimental.
Primeiramente,gostaria de expor a seção 1 do regulamento da OBF(em: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos: -Despertar e estimular o interesse pela Física;*1
- Proporcionar desafios aos estudantes;*2
- Aproximar a universidade do Ensino Médio; *3
- Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. *4

Primeiramente,irei falar de 1.
Vejamos... como se desperta e estimula alguém a fazer algo(sobretudo,em âmbito escolar?)
Falando desse assunto,gostaria de fazer uma analogia ao inicio de vida de um ser humano(quando somos um bebe),somos estimulados e despertados a realizar algo quando nos é ensinado como realizar aquilo,logo,começamos a nos acostumar e gostar daquilo.Entrando no âmbito escolar,em uma matéria 'temida' como a Física(eu,como aluno tinha muito medo devido
aos assombrosos depoimentos dos alunos do Ensino Médio) o que fazer para estimular o aluno?Simples:faze-lo apaixoná-lo pela Física.Mas a paixão que falo não é aquela que você fala com o interesse de demonstrar o 'amor pela Fisica', é aquela de você olhar ao seu redor(ao mesmo tempo que você lê esta mensagem) e se perguntar:como foi criado isso?Como o ser humano foi capaz de criar isso(o funcionamento,a perfeição,a beleza de algo criado por alguém tão perfeito)?Logo,isso nos faz refletir a capacidade humana,até que ponto podemos chegar?Será que essa massa cinzenta possui algum limite?Enfim,a paixão que quero referir é aquela que te faz olhar para algo e ver o que pode ser feito para aperfeiçoar(quem sente essa paixão sabe o que estou falando).Mas só os 'evoluídos'(ditos pela sociedade) conseguem perceber isso?Claramente,não.Todos nós somos IGUAIS mas o que nos torna diferentes é o ambiente no qual somos inseridos o que é bom(pois,imagine o mundo com todos iguais?-provavelmente,não estaria escrevendo essa mensagem).
Voltando ao tema principal,gostaria de transmitir a ideia de que para despertar em alguém o sentimento de amor por algo,é incoerente mostra-lo algo que ele não tem basicamente nenhuma ideia(pois não lhe foi ensinado) e pedir para ele conseguir entender sem nenhum auxílio.Claramente,essa atitude leva essa pessoa a temer não só o que lhe foi pedido mas qualquer tópico relacionado ao assunto.Infelizmente,isso ocorreu na 3° fase da OBF .Eu,apesar de ser aluno,entendo a boa intenção mas sei que é impossível fazer água(resolver problemas) sem os elementos de H20(falta de conhecimento da matéria).Para piorar,além de acontecer com os alunos do 1° ano,isso ocorreu com os estudantes dos 9° e 8° anos.Falando como aluno,eu(e,concerteza,estipulando... 95% dos participantes da olimpíada(alunos,professores,fiscais...),ao receber aquele kit experimental,nunca imaginei(nem imaginaria novamente) que me defrontaria com aquela matéria(correntes elétricas).

Agora aproveitando o gancho da *1,podemos falar da *2.
Procurei no Google o significado de desafio e gostaria de coloca-lo aqui.
Desafio:
chamamento para qualquer modalidade de jogo, peleja, competição etc.


Logo,um desafio é uma competição.Em uma competição, o único parâmetro que pode ser diferente é o esforço dos participantes(logo,isso reflete no resultado,determinando os vencedores).Mas,se a organização da competição falar que,por exemplo,a competição será  apenas uma corrida de 100 metros e a competição for de 300 metros?Provavelmente,irá existir competidores que estão preparados para o desafio de 300 metros.Mas,nesse caso,existe uma relação de confiança dos competidores com a organização(ou seja,se falou eu acredito no que falou).Infelizmente,isso também ocorreu.No site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] contém as matérias da OBF mas várias matérias presentes na prova experimental se diferem das colocadas no site.Logo,acredito que houve uma falha quanto esse tópico.


Agora,vamos para o *3.
Não sou do Ensino Médio,mas se fosse acharia bastante interessante essa ideia(de desenvolver) mas apenas se a matéria for mostrada anteriormente a prova pois existem várias matérias na universidade.


Indo para o *4.
Acredito que depois do *1,esse seja o mais importante.Gostaria de apresentar um dado que pode ajudar a explicar o tema.Dos 100 medalhistas de ouro da OBF 2015,62 são de Fortaleza,ou seja, a cada 10 medalhistas,6 são do Ceará.Mas devem estar se perguntando,qual é o problema disso?Nenhum,parabéns a eles foi por mérito.Contudo,uma pergunta deve ser feita: só os alunos do Ceará possuem raciocínio lógico ou mais potencial e vontade para aprender?Como disse,todos nós somos iguais e o que nos difere em uma competição(ou teoricamente diferenciaria) é o esforço.Mas,infelizmente,há outro fator além do esforço que desequilibra a balança da competitividade:a infraestrutura de estudo.Entendo,como esses alunos(provavelmente 95% pertencentes a escolas particulares) por pagarem a mensalidade,devem receber a prestação de serviços de acordo com o que foi pago.Mas a questão que quero mostrar não é isso,quero explicar é que existem vários alunos esforçados(que mesmo não tendo uma grande infraestrutura de estudo,conseguem se desenvolver muito bem devido ao seu potencial de desenvolvimento,mas,infelizmente,não são tão incentivados por sua escola) com potencial que se formos analisar 'botaríam no bolso'(no quesito potencial devido ao esforço,ou seja,aquele aluno que estuda até as 3 ou 4 horas da manhã) os medalhistas de ouro(que,geralmente,devido ao comodismo-sempre tem do melhor  não valoriza o que tem).Já vi casos de alunos que fecharam a 2° fase mas por não ter condições financeiras não pode ir realizar a prova da 3° fase.Logo,eu sei que isso envolve assuntos bem mais complexos que organização da olimpíada(organização socioeconômica do país,herança familiar...) mas há atitudes que podem ser tomadas que provavelmente,amenizariam esse impacto.Uma bastante interessante que proponho(aproveitando a brecha) é a organização de uma prova virtual(por exemplo,em um período de 1 semana) semelhante ao TVQ(Torneio Virtual de Química) que tivesse uma porcentagem da nota final(por exemplo,35%).Logo,esses alunos poderiam ser identificados com essa medida,com isso,sem dúvidas seriam identificados vários alunos no território brasileiro com grande potencial.


Bom senso

Gostaria que vocês ao lerem esta mensagem possar refletir a respeito da aplicação dessa prova experimental.Provavelmente,se tomarem a prova experimental como critério de avaliação(principalmente no 9° e 8 ° ano e até do 1° ano),demonstraria uma incoerência e falta de bom senso(como uma aluno de nível 1,em sua primeira prova,conseguiria realizar uma questão de 3° ano do Ensino Médio-corrente elétricas).Provavelmente,alguns alunos conseguirão realizar essa prova,mas lembre dos alunos que perderam noites de sono-os esforçados estudando para essa prova,acreditando que ela poderia ser uma ajuda para o seu futuro.Logo,traria um impacto negativo no desenvolvimento da matéria Física no país pois através desses alunos(que podem se tornar exemplos para seus amigos.Se ele pode,eu também posso) o país poderá descobrir mais alunos com grande potencial.

Logo,uma das propostas que os participantes(falando em nome dos alunos,professores...) propoe a coordenação é que,por bom senso,ela faça a redivisão de pontos da prova(teórica e experimental),sendo assim,tendo como possibilidades a adoção de um 'peso' menor a prova experimental,adoção da prova experimental como critério de desempate ou,mais rigidamente, a anulação da prova experimental.Talvez marque outra prova(acredito que improvável devido ao alto custo).
Desde já OBRIGADO
Att, 
Todos alunos e professores participante da 3° fase da OBF

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Sáb 08 Out 2016, 22:08

Gostaria que não só os alunos do nivel 1(mas os dos niveis 2 e 3)ajudassem a levar esta mensagem a coordenação.
Todo mundo,vamos mobilizar e todos enviar essa mensagem para a coordenação através do site http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2016/index.php/component/contact/contact/3-olimpiada-brasileira-de-fisica    
Juntos fazemos a força(mesmo não sendo do nivel 1 ou 2) pense:como uma aluno de nivel 1 realizaria uma questão de 3° ano Ensino Médio.Espalhe entre os seus amigos para a mobilização crescer!

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Dom 09 Out 2016, 06:06

Cara, concordo, mas no 2º ano também não está no programa, eu inclusive tinha planejado de fechar o tópicos 3 nas férias, ou seja, eu não sei nada de física 3...Fiz as 3 primeiras da etapa 1 e depois não desenvolvi nada. Meus colegas da escola também tiveram muitas dificuldades
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por ImP_Gamer Dom 09 Out 2016, 11:40

Eu achei duas coisas ridículas nessa prova, dar kit experimentais de coisas que os anos envolvidos na prova nem viram ainda é cobrar questão de combinatória na prova.

Fora isso, eu acho que me saí bem, pois há tinha visto eletricidade ( e combinatória ).

E vocês como foram? Todos putos com o Mashida da sbf? Se quiserem discutir gabarito só falar.

ImP_Gamer
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 23
Localização : Fortaleza, CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por joaofortin Dom 09 Out 2016, 13:13

Olá, eu não fiz a OBF, mas vi vocês comentando sobre a parte experimental e fiquei curioso. Qual foi o experimento?

joaofortin
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/10/2016
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro, RJ Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por pxpc2 Dom 09 Out 2016, 13:13

A dificuldade na experimental foi para todos, só um colega meu que já tinha visto muito bem física 3 que se deu bem. Um outro colega meu conseguiu pifar o voltímetro kkkkk

A teórica ficou bem legal, dentro do esperado.
pxpc2
pxpc2
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 24
Localização : Brasilia DF brasil

http://github.com/pxpc2

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Dom 09 Out 2016, 16:12

João,
tinha entregado http://www.americanas.com.br/produto/9270579/multimetro-digital-dt830-dcv-acv-dca-resistencia-diodo-hfe-temperatura?opn=YSMESP&loja=55604664000151&WT.srch=1&epar=&epar=bp_pl_00_go_pla_rlsa_novos_gmv&gclid=CNKfguG0zs8CFQaBkQodAHMCQg
e pediram para fazer uns trem lá.Eu fiquei as 3 horas da prova tentando entender,mas não tinha nenhuma ideia do que era(ou significava)resistencia,aquele omega,voltagem...li aquelas instruções umas 10 vezes e chamei o fiscal umas 6 vezes(teve uma hora que eu perguntei se era pra enfiar o resistor no buraco do meio,todo mundo deu pala kkk).No final,eu escrevi para considerarem apenas a prova teórica(na teórica so nao entendi bem duas questoes.Uma eu tinha esquecido o formato do prisma e na outra não sabia como aplicar a formula energia cinetica dos gases mas coloquei lá tudo que sabia(clayperon,constante de bolltzman,pressão,velocidade,energia cinetica,energia cinetica media dos gases,equaçao geral dos gases...).Enfim,espero conseguir algo.

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Dom 09 Out 2016, 16:33

pxpc2 escreveu:



só um colega meu que já tinha visto muito bem física 3 que se deu bem. - Esse foi o problema, só as pessoas que já viram o assunto conseguiram um desempenho bom/razoável

A teórica ficou bem legal, dentro do esperado. - achei difícil

Como fazia a 1ª da teórica? aquela que tinha dois tubos inclinados girando. Quais eram os conceitos envolvidos?
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos