OBF nivel II 3ª fase
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OXYNEW
BiaNobile
Pedro Prado
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OBF nivel II 3ª fase
Relembrando a primeira mensagem :
Eae, como vocês foram, porque na experimental eu fui extremamente mal e pior que também não fui tão bem na teórica pra segurar medalha nela, e vocês?
Eae, como vocês foram, porque na experimental eu fui extremamente mal e pior que também não fui tão bem na teórica pra segurar medalha nela, e vocês?
Pedro Prado- Mestre Jedi
- Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
1) Enrolei, enrolei e enrolei
5) Não entendi a proposta..."determinar a posição" ??? Desenvolvi, mas não creio que esteja certa
6) Deu muito feio, acho que errei
7) Creio ter acertado
8 ) Essa eu não tinha ideia mesmo, foi a única que eu não sabia nem um pouco
10) Novamente, fiz mas não tenho certeza
11) Acho que acertei mas minha resolução foi puramente matemática
12) Acho que acertei
5) Não entendi a proposta..."determinar a posição" ??? Desenvolvi, mas não creio que esteja certa
6) Deu muito feio, acho que errei
7) Creio ter acertado
8 ) Essa eu não tinha ideia mesmo, foi a única que eu não sabia nem um pouco
10) Novamente, fiz mas não tenho certeza
11) Acho que acertei mas minha resolução foi puramente matemática
12) Acho que acertei
Pedro Prado- Mestre Jedi
- Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
Pedro,eu acho que envolvia densidade e força centrífuga.
Tipo a densidade nos extremos aumentava e como a densidade da branca é menor do que a do líquido ele ia para perto do eixo, a preta por sua vez é mais densa que a do líquido e ia pra traz acompanhado o aumento da densidade,mas eu não sei porque os líquidos são,praticamente,incomprimíveis.
Tipo a densidade nos extremos aumentava e como a densidade da branca é menor do que a do líquido ele ia para perto do eixo, a preta por sua vez é mais densa que a do líquido e ia pra traz acompanhado o aumento da densidade,mas eu não sei porque os líquidos são,praticamente,incomprimíveis.
Condensador- Padawan
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Data de inscrição : 18/03/2015
Idade : 25
Localização : Manaus - AM - Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
Por que aumentava nos extremos?
Pedro Prado- Mestre Jedi
- Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
Pura pressão,um exemplo bem simples é você,no seu próprio eixo , girar com sua mão aberta e seu braço na horizontal,você sente que há mais pressão na sua mão, nos seus dedos do que o normal.
Condensador- Padawan
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 18/03/2015
Idade : 25
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Re: OBF nivel II 3ª fase
também pensei em densidade e centrífuga; Na situação inicial eles estão parados, então analisando empuxo e peso sabemos que a esfera branca é a de menor massa, e tals, só explicar isso de empuxo. Na outra situação, é imprimido uma velocidade angular w né, assim eu pensei no referencial não inercial da situação, onde temos uma força centrífuga, na qual, analogamente a centrípeta, cresce em função da velocidade e da _massa_. Assim, tudo de maior massa no sistema vai pra ponta e logo tudo de menor massa (logo menor densidade) vai pro fundo. Acho que tá certo :SPedro Prado escreveu:pxpc2 escreveu:
só um colega meu que já tinha visto muito bem física 3 que se deu bem. - Esse foi o problema, só as pessoas que já viram o assunto conseguiram um desempenho bom/razoável
A teórica ficou bem legal, dentro do esperado. - achei difícil
Como fazia a 1ª da teórica? aquela que tinha dois tubos inclinados girando. Quais eram os conceitos envolvidos?
Re: OBF nivel II 3ª fase
Dei essa resposta!pxpc2 escreveu:também pensei em densidade e centrífuga; Na situação inicial eles estão parados, então analisando empuxo e peso sabemos que a esfera branca é a de menor massa, e tals, só explicar isso de empuxo. Na outra situação, é imprimido uma velocidade angular w né, assim eu pensei no referencial não inercial da situação, onde temos uma força centrífuga, na qual, analogamente a centrípeta, cresce em função da velocidade e da _massa_. Assim, tudo de maior massa no sistema vai pra ponta e logo tudo de menor massa (logo menor densidade) vai pro fundo. Acho que tá certo :SPedro Prado escreveu:pxpc2 escreveu:
só um colega meu que já tinha visto muito bem física 3 que se deu bem. - Esse foi o problema, só as pessoas que já viram o assunto conseguiram um desempenho bom/razoável
A teórica ficou bem legal, dentro do esperado. - achei difícil
Como fazia a 1ª da teórica? aquela que tinha dois tubos inclinados girando. Quais eram os conceitos envolvidos?
Pedro Prado- Mestre Jedi
- Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
Galera,quem não enviou,tenta enviar uma mensagem(Ou talvez a que eu coloquei ) para a coordenação para se manifestar contra a adoção da prova experimental como 40% da prova.
Desde já agradeço pela atenção!
O site é esse:http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2016/index.php/component/contact/contact/8-contacts/3?Itemid=303
Desde já agradeço pela atenção!
O site é esse:http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2016/index.php/component/contact/contact/8-contacts/3?Itemid=303
OXYNEW- Jedi
- Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 23
Localização : Ipatinga,MG
Re: OBF nivel II 3ª fase
Das questões que vocês acham que acertaram, quais foram as respostas de vocês? Ou se acham que não acertaram a resposta final, mas o raciocínio principal sim, qual foi?
Este ano está mais difícil ter uma noção do gabarito, já que a maioria não tem certeza de se o que colocou está certo, mas debater as questões na minha opinião sempre é algo que agrega.
Este ano está mais difícil ter uma noção do gabarito, já que a maioria não tem certeza de se o que colocou está certo, mas debater as questões na minha opinião sempre é algo que agrega.
BiaNobile- Iniciante
- Mensagens : 35
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 24
Localização : Osasco, SP, Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
Minhas respostas e questões até onde desenvolvi
1) Falei de densidade/ força centrípeta ( e centrífuga no referencial não inercial)
5) Só achei os ângulos de entrada e saída em relação à normal e ao eixo x
r=30, i=45 (na saída também) e em relação ao eixo x dava um valor que não lembro.
6)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse alfa é o ângulo entre o centro da circunferência que ele pedia e a vertical (que eu achei um valor bem zuado para o cosseno e aí a expressão acima ficou bem mais feia)
7)
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10) Essa eu fiz besteira, errei uma conta lá
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11) Fazendo +uo=a e -uo=b, são 6 átomos, 4 com configuração "a" e 2 com configuração "b". Essa probabilidade é uma distribuição binomial onde P(a)=3/4 e P(b)=1-P(a)=1/4
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12)
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1) Falei de densidade/ força centrípeta ( e centrífuga no referencial não inercial)
5) Só achei os ângulos de entrada e saída em relação à normal e ao eixo x
r=30, i=45 (na saída também) e em relação ao eixo x dava um valor que não lembro.
6)
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Esse alfa é o ângulo entre o centro da circunferência que ele pedia e a vertical (que eu achei um valor bem zuado para o cosseno e aí a expressão acima ficou bem mais feia)
7)
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10) Essa eu fiz besteira, errei uma conta lá
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11) Fazendo +uo=a e -uo=b, são 6 átomos, 4 com configuração "a" e 2 com configuração "b". Essa probabilidade é uma distribuição binomial onde P(a)=3/4 e P(b)=1-P(a)=1/4
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12)
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Pedro Prado- Mestre Jedi
- Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Re: OBF nivel II 3ª fase
Gostaria de compartilhar com vocês a resposta do coordenador geral da OBF(Não vou citar nomes).
Prezado Matheus,
O que foi solicitado foi uso de equipamentos para medidas de grandezas físicas e análise de erros em medidas experimentais, não há desacordo com o programa. Por outro lado, todos sabem da grande distância entre o ensino público e privado...pois é não foi sempre assim, na minha época em geral só fazia escola particular quem não conseguia passar na pública...e a OBF não seria um lugar onde se estimula resolver problemas que em geral não são abordados no curso regular? Qtos alunos já tinham manuseado um multímetro?, mesmo depois de entrar na universidade pode se ver isto, muitos poucos. Fazendo o caminho de passo a passo, com manual e ppria prova explicando, um aluno mesmo nunca ter manuseado poderia ser capaz de fazer uma medida simples de resistencia ou tensão, isto não seria um desafio?, A nota em si não diz nada, não reprova o aluno, nem classifica para série superior, mas a oportunidade de ver algo que não se vê nas escolas acho muito legal, mesmo que tenha ficado três horas quebrando cabeça sem conseguir muita coisa, foi uma oportunidade única. Estes kits, bem como do ano passado estamos doando para as escolas públicas participantes da OBF, estou terminando uma apostila com tudo que pode se fazer com estes kits. Não seria uma oportunidade para as escolas públicas pelo menos ter estes experimentos e dispor, para justamente estes alunos interessados e curiosos, que talvez teria somente em escolas particulares?. Se é para cobrir as matérias das escolas em geral, ou cobrar provas parecidas dadas na escola, não haveria necessidade da OBF, eu mesmo iria dar aulas voluntárias em alguma escola de ensino médio. A OBF tem que ser algo diferente, fazer o aluno pensar, agir, e errar se necessário para depois acertar, ir mal em uma OBF não deve ter nenhum peso, a não ser despertar curiosidade de saber como poderia resolver o problema proposto. Assim Matheus, se vc é um professor da rede pública, vá lá e pegue os dois kits que tem direito, deste ano e do ano passado, e junto com alunos de fundamental e ensino médio, mostre como funciona estes instrumentos de medição, com tempo, teremos alunos cada vez melhor preparados, nos cursos básicos e no próprio OBF. saudações.
(não coloquei o nome)
Obs: ele pensou que eu era professor.
Prezado Matheus,
O que foi solicitado foi uso de equipamentos para medidas de grandezas físicas e análise de erros em medidas experimentais, não há desacordo com o programa. Por outro lado, todos sabem da grande distância entre o ensino público e privado...pois é não foi sempre assim, na minha época em geral só fazia escola particular quem não conseguia passar na pública...e a OBF não seria um lugar onde se estimula resolver problemas que em geral não são abordados no curso regular? Qtos alunos já tinham manuseado um multímetro?, mesmo depois de entrar na universidade pode se ver isto, muitos poucos. Fazendo o caminho de passo a passo, com manual e ppria prova explicando, um aluno mesmo nunca ter manuseado poderia ser capaz de fazer uma medida simples de resistencia ou tensão, isto não seria um desafio?, A nota em si não diz nada, não reprova o aluno, nem classifica para série superior, mas a oportunidade de ver algo que não se vê nas escolas acho muito legal, mesmo que tenha ficado três horas quebrando cabeça sem conseguir muita coisa, foi uma oportunidade única. Estes kits, bem como do ano passado estamos doando para as escolas públicas participantes da OBF, estou terminando uma apostila com tudo que pode se fazer com estes kits. Não seria uma oportunidade para as escolas públicas pelo menos ter estes experimentos e dispor, para justamente estes alunos interessados e curiosos, que talvez teria somente em escolas particulares?. Se é para cobrir as matérias das escolas em geral, ou cobrar provas parecidas dadas na escola, não haveria necessidade da OBF, eu mesmo iria dar aulas voluntárias em alguma escola de ensino médio. A OBF tem que ser algo diferente, fazer o aluno pensar, agir, e errar se necessário para depois acertar, ir mal em uma OBF não deve ter nenhum peso, a não ser despertar curiosidade de saber como poderia resolver o problema proposto. Assim Matheus, se vc é um professor da rede pública, vá lá e pegue os dois kits que tem direito, deste ano e do ano passado, e junto com alunos de fundamental e ensino médio, mostre como funciona estes instrumentos de medição, com tempo, teremos alunos cada vez melhor preparados, nos cursos básicos e no próprio OBF. saudações.
(não coloquei o nome)
Obs: ele pensou que eu era professor.
OXYNEW- Jedi
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Idade : 23
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