UFMS - INEQUAÇÕES MODULARES
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
UFMS - INEQUAÇÕES MODULARES
Uma indústria de balas de caramelo comprou dois tipos de máquinas para embalar seus produtos. A eficiência das máquinas, também chamadas embaladoras, é indicada pelas funções E1 e E2, que informam, nessa ordem, a eficiência da embaladora 1 e da embaladora 2:
E1: ℝ+ → ℝ tal que E1 (x) = | 2x |
E2: ℝ+ → ℝ tal que E2 (x) = x2,
onde x indica o tempo em minutos, e E1 (x) e E2 (x) indicam, nessa ordem, o número de embalagens feitas por minuto pela embaladora 1 e pela embaladora 2.
Qual das alternativas a seguir apresenta o conjunto de maior abrangência de valores de x para os quais a eficiência da embaladora 1 é superior à eficiência da embaladora 2?
a) S = {xeR/ 0 < x <2}
b) S = {xeR/ -√2 < x <√2}
c) S = {xeR/ 0 > √2}
d) S = {xeR/ x < -2}
e) S = {xeR/ -√2 < x< √2}
GABARITO É LETRA A, mas eu não consigo entender o porquê de quando o x valer menos que zero dar errado, caso eu troque o sinal negativo de lugar:
| 2x | > x²
-2x > x²
x < 2
(ERRADO)
| 2x | > x²
2x > - x²
x > -2
(CERTO)
E1: ℝ+ → ℝ tal que E1 (x) = | 2x |
E2: ℝ+ → ℝ tal que E2 (x) = x2,
onde x indica o tempo em minutos, e E1 (x) e E2 (x) indicam, nessa ordem, o número de embalagens feitas por minuto pela embaladora 1 e pela embaladora 2.
Qual das alternativas a seguir apresenta o conjunto de maior abrangência de valores de x para os quais a eficiência da embaladora 1 é superior à eficiência da embaladora 2?
a) S = {xeR/ 0 < x <2}
b) S = {xeR/ -√2 < x <√2}
c) S = {xeR/ 0 > √2}
d) S = {xeR/ x < -2}
e) S = {xeR/ -√2 < x< √2}
GABARITO É LETRA A, mas eu não consigo entender o porquê de quando o x valer menos que zero dar errado, caso eu troque o sinal negativo de lugar:
| 2x | > x²
-2x > x²
x < 2
(ERRADO)
| 2x | > x²
2x > - x²
x > -2
(CERTO)
ismaelsimao- Iniciante
Re: UFMS - INEQUAÇÕES MODULARES
O enunciado fala que os valores de tempo x são sempre positivos, desta forma o módulo é o próprio valor porque 2x é positivo para x > 0.
Rory Gilmore- Monitor