Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2
+8
CarlosArguilar
feliperamac
Pedro Prado
OBF
ma7xrev
Matemathiago
biel4747
Jlcotta
12 participantes
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2
Fala pessoal,
sou novo aqui no fórum e hoje fiz a OBF gostaria de saber se algum de vocês fez também
E quais foram as suas respostas
sou novo aqui no fórum e hoje fiz a OBF gostaria de saber se algum de vocês fez também
E quais foram as suas respostas
Jlcotta- Iniciante
Re: Gabarito OBF 2015 2 Fase Nível 2
eu fiz, manda as tuas respostas também
1- 2,12 x 10 a 8 aproximandamente
2- 32 graus
3- 17600
4-d/n-1
9-8a,-a
10-Vo/8a
1- 2,12 x 10 a 8 aproximandamente
2- 32 graus
3- 17600
4-d/n-1
9-8a,-a
10-Vo/8a
biel4747- Iniciante
2-32
6-35,2
9-(8a,-a)
10-Vo/a√65 ~ Vo/8a
Pessoal, uma dúvida:
Na 10 eu coloquei a resposta Vo/a√65 e do lado coloquei a aproximaçao, só que em vez de colocar Vo/8a coloquei Vo/2a√2.
Perde ponto por fazer isso (quantos +-)?
6-35,2
9-(8a,-a)
10-Vo/a√65 ~ Vo/8a
Pessoal, uma dúvida:
Na 10 eu coloquei a resposta Vo/a√65 e do lado coloquei a aproximaçao, só que em vez de colocar Vo/8a coloquei Vo/2a√2.
CarlosArguilar- Recebeu o sabre de luz
Gabarito OBF segunda fase
Olá, tudo bom com vocês? Também participei da segunda fase da OBF ontem. Consegui resolver apenas 5 questoes, sendo:
1 - 2,12 x 10^8
2 - 32 graus Celsius
6 - 27,5 m. (essa foi um chute)
7 - 2,4 m.
9 - (8a, - a)
10 - Vo/ 8a
Não da para passar para terceira fase!!! Quanto vale cada questão? Ano passado o corte foi 25, mas não sei quanto que vale cada questão!! Qual o possível corte esse ano?? Eu realmente não tenho chances? Agradeço desde já!!
ps.: Fiz a prova do primeiro ano!!
O que vocês acharam do nível da prova?
1 - 2,12 x 10^8
2 - 32 graus Celsius
6 - 27,5 m. (essa foi um chute)
7 - 2,4 m.
9 - (8a, - a)
10 - Vo/ 8a
Não da para passar para terceira fase!!! Quanto vale cada questão? Ano passado o corte foi 25, mas não sei quanto que vale cada questão!! Qual o possível corte esse ano?? Eu realmente não tenho chances? Agradeço desde já!!
ps.: Fiz a prova do primeiro ano!!
O que vocês acharam do nível da prova?
Matemathiago- Estrela Dourada
CarlosArguilar escreveu:2-32
6-35,2
9-(8a,-a)
10-Vo/a√65 ~ Vo/8a
Pessoal, uma dúvida:
Carlos, você poderia me explicar seu raciocínio na questão 6? Quando fiz a prova ontem, achei que ele queria o raio de curvatura do carro, daí, calculei a aceleração resultante do celular através de Pitágoras, desprezei o eixo y que só recebe influencia gravitacional, e achei como Aceleração resultante 3,5 m/s quadrado. Com isso, a tratei como a aceleração centripeta do carro na curva. Dai, a velocidade do carro seria aproximadamente 10 m/s. Portanto Acp= v ao quadrado/ Raio ---- O raio vai ser igual a V ao quadrado/ Acp. Portanto o raio seria 100/3,5 que resultaria em aproximadamente 28,5m. Entretanto, não entendi a parte do raio da trajetoria do celular! Portanto, devo ter errado a questão. Por gentileza, você poderia me explicar seu raciocínio?
Minha resoluçao da 6:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cada questao vale 10pts, dps da prova tava conversando com uns caras do CM e eles comentaram q esse ano a prova tava bem mais dificil q a do ano passado, entao provavelmente a nota de corte vai ser menor que 20, entao é quase certo que vc vai passar.
Falando em resoluçao poderia me passar a resoluçao da sua 7? Eu coloquei esse mesmo resultado na prova, mas para chegar nele mudei um angulo lá de 55º pra 45º para poder chegar ai (era o angulo que o vetor velocidade fazia com o plano logo após a colisao).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cada questao vale 10pts, dps da prova tava conversando com uns caras do CM e eles comentaram q esse ano a prova tava bem mais dificil q a do ano passado, entao provavelmente a nota de corte vai ser menor que 20, entao é quase certo que vc vai passar.
Falando em resoluçao poderia me passar a resoluçao da sua 7? Eu coloquei esse mesmo resultado na prova, mas para chegar nele mudei um angulo lá de 55º pra 45º para poder chegar ai (era o angulo que o vetor velocidade fazia com o plano logo após a colisao).
Poxa, eu aproximei a velocidade para 10m/s e voce para 11m/s mas a diferença foi muito grande! Como a questao e de resposta direta, errei!! Dei muito mole!! Quanto a minha resolução da 7: Como o movimento foi elastico, podemos concluir que a velocidade foi conservada!! Calculando a velocidade em que a bola toca o plano inclinado, temos: v ao quadrado = vo ao quadrado + 2xgxH. Como o corpo foi abandonado: v ao quadrado= 20H ---- v= raiz quadrada de 20H
A velocidade da bola apos o contato com o plano, pode ser decomposta em vox e voy, sendo que vox= Vo x Sen 15° e voy= Vox Cos 15°
Sabe-se que a distância d percorrida pela bola pode ser calculada por: d= Vox vezes o tempo. portanto o tempo vai ser d/vox = d/ vo sen 15° -------- Nesse instante, para que a altura H seja minima, a velocidade Voy deve ser 0. Portanto: 0= Voy - gt ----- como o t= d/ vo sen 15° e d= 1,4, temos:
Voy= 12/Vo sen 15°. Como Voy= Vo vezes Cos 15°, temos:
Vo ao quadrado x sen 15 x cos 15= 12
sen 15= (Raiz de 6 - raiz de 2) / 4
Cos 15= (Raiz de 6 + raiz de 2) / 4
Portanto, Vo ao quadrado e igual a 48, e como descobrimos la no inicio, vo ao quadrado=20H. Portanto, 48=20H ----- H= 2,4m. O que acha??
Voce acha que a minha resposta da 6 pode ser considerada, uma vez que errei apenas a aproximação??
A velocidade da bola apos o contato com o plano, pode ser decomposta em vox e voy, sendo que vox= Vo x Sen 15° e voy= Vox Cos 15°
Sabe-se que a distância d percorrida pela bola pode ser calculada por: d= Vox vezes o tempo. portanto o tempo vai ser d/vox = d/ vo sen 15° -------- Nesse instante, para que a altura H seja minima, a velocidade Voy deve ser 0. Portanto: 0= Voy - gt ----- como o t= d/ vo sen 15° e d= 1,4, temos:
Voy= 12/Vo sen 15°. Como Voy= Vo vezes Cos 15°, temos:
Vo ao quadrado x sen 15 x cos 15= 12
sen 15= (Raiz de 6 - raiz de 2) / 4
Cos 15= (Raiz de 6 + raiz de 2) / 4
Portanto, Vo ao quadrado e igual a 48, e como descobrimos la no inicio, vo ao quadrado=20H. Portanto, 48=20H ----- H= 2,4m. O que acha??
Voce acha que a minha resposta da 6 pode ser considerada, uma vez que errei apenas a aproximação??
Eu acho que infelizmente vao dar errado na sua 6, porque foi muita diferença, e além disso como é de resposta direta eles só olham o resultado(e na folha de correçao que eles recebem geralmente tem um intervalo que eles podem dar como correto, ex: H entre 34 e 36), até se fosse resposta aberta voce iria ganhar pontos, eu acho. Mas vc deve passar igual mesmo sem a 6, por causa da nota de corte que possivelmente será baixa.
Quanto a sua 7, eu entendi +-, mas como pode nós acharmos o msm resultado se eu fiz uma aproximaçao que vai dar diferença e vc usou valores exatos?
Quanto a sua 7, eu entendi +-, mas como pode nós acharmos o msm resultado se eu fiz uma aproximaçao que vai dar diferença e vc usou valores exatos?
Gabarito OBF segunda fase
Você acha que temos chances de passar? Espero que nos critérios de correção eles considerem tal aproximação (por mais que seja difícil). Eu acho que consegui acertar a questão 7. Você conseguiu resolver 8 questões? Eu só resolvi 6!! Consegui chegar em um resultado concreto nas 6, mas estou completamente decepcionado devido a essa questão 6 em que fiz a pior barbaridade em arredondar tanto assim!!!!
Se puder, envie a resolução da questão 7 para eu tentar enxergar o motivo de concluirmos o mesmo resultado!
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5