PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2013

2 participantes

Ir para baixo

ENEM 2013 Empty ENEM 2013

Mensagem por Vitor Jaikosk Dom 13 Abr 2014, 15:58

A busca em diminuir o número de acidentes ocasionados pelo consumo excessivo de bebidas alcólicas, incentivou os orgãos federais a criarem a Lei Seca.
  A partir da implantação da Lei Seca houve a queda significativa do número de acidentes no trânsito do Brasil. Logo, os investimentos efetuados pelo Governo Federal na aquisição de milhares de etilômetros foi correspondido de forma igualitária, evitando gastos nos atendimentos hospitalares.
  As propagandas que incentivam a não consumir bebidas alcólicas caso vá dirigir levou uma conscientização mais ampla à população, trazendo novas opções para que não deixem de se divertir, como pegar a carona amiga ou um taxi. Voltando as suas residências em segurança.
  No entanto, a partir dos resultados positivos da aplicação da Lei Seca, evidenciamos um progresso na legislação brasileira.

*Ano passado tirei 680 na redação e desde já procuro praticar para aumentar a minha nota neste ano* (Não me lembro como eu fiz ela, mas andei praticando  muito desde aquela época, pois fiz a Segunda fase da UFPR e tal)
Aceito qualquer correção, sugestão, etc...
E desde já agradeço!
(Obs: Surpreendetemente no papel não parecia estar tão curta, inclusive deu ao total 18 linhas)

Vitor Jaikosk
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/04/2014
Idade : 28
Localização : Curitiba/Paraná/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2013 Empty Re: ENEM 2013

Mensagem por Gabriel BR Dom 13 Abr 2014, 21:26

A redação deve ser impessoal, distante, portanto a forma "caso dirigir" não está adequada. "caso pretenda-se dirigir" seria melhor. "Evidenciamos" também pode ser substituído por "fica nítido".
"Correspondido de forma igualitária" também não é uma construção típica de uma redação que almeje notas mais altas.
E ideal é que o texto tenha a partir de 20 linhas... Enfim, isso é o que EU mudaria no texto, mas não sou professor, então (mesmo que fosse) sinta-se livre para discordar  Wink

Gabriel BR
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/04/2014
Idade : 27
Localização : São Pedro da Aldeia

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2013 Empty Re: ENEM 2013

Mensagem por Vitor Jaikosk Dom 13 Abr 2014, 22:32

Muito obrigado Gabriel. Concordo com sua correção, a partir da substituição dos termos o texto fluiu de forma mais clara.
(Não usei o "fica nítido" pois acho que é muito exagerado, mas alterei o evidenciamos por "testemunhamos").

Vitor Jaikosk
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/04/2014
Idade : 28
Localização : Curitiba/Paraná/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2013 Empty Re: ENEM 2013

Mensagem por Gabriel BR Seg 14 Abr 2014, 01:24

Esse fica nítido foi usado em uma redação nota 1000 do ano passado então não creio que os corretores vejam problema nessa forma, mas sua cautela é sempre bem-vinda, devemos evitar termos como "exagerado", "exacerbado" e afins. O problema de "testemunhamos" é que está na primeira pessoa do plural, o que quebra o caráter científico do texto...

Gabriel BR
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/04/2014
Idade : 27
Localização : São Pedro da Aldeia

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2013 Empty Re: ENEM 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos