PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravitação - anel circular[ traduçao]

5 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por thiago ro Qui 22 Nov 2012, 14:52

Relembrando a primeira mensagem :

A uniform circular ring of radius R is fixed in place. A particle is placed on the axis of the ring
at a distance much greater than R and allowed to fall towards the ring under the influence of the
ring’s gravity. The particle achieves a maximum speed v. The ring is replaced with one of the same
(linear) mass density but radius 2R, and the experiment is repeated. What is the new maximum
speed of the particle?
_________________________________
Robson Jr.

thiago, eu vi o tópico com a tradução nível google dessa questão. Tava tenso.

Faça outro, agora com o enunciado do Euclides.
_________________________________________

Tradução

Uma partícula é colocada no eixo de um anel uniforme e circular de raio R a uma distância H maior que R e é deixada cair sob a influência única da gravidade do anel. A partícula alcança uma velocidade máxima v.
O anel é então substituído por outro de mesma densidade linear de massa, mas de raio 2R. O experimento é repetido. Qual é a nova velocidade máxima alcançada pela partícula?

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Anel
____________________
Euclides

fiz assim para deixar o tópico em aberto. ok?

thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia

Ir para o topo Ir para baixo


Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por hygorvv Sex 23 Nov 2012, 17:03

Se a força for a primeira equação que você postou, daria certo sim.
Veja, pela sua primeira equação:
F=GMmd/(H²+R²)^3/2
Para H>>R, podemos aproximar para:
F=GMmH/(H²)^3/2=GMm/H² (Ou me equivoquei?)

Não sei se a questão cobrou isso uma vez que a força gravitacional é conservativa, o trabalho não vai depender da trajetória, assim
W=-ΔU=ΔEc
Logo, calculando a energia potencial no ponto inicial, e sabendo que no ponto final adotado ela é nula, nada importa o "meio do caminho" para nosso cálculo.

Sobre a pergunta do campo elétrico, nunca calculei. (Na verdade, eu sou um curioso nessas questões de física que envolve cálculo, uma vez que não cheguei lá ainda na faculdade, faço por curiosidade e porque gosto, eu acho kkk). Se puder ajudar na demonstração e/ou postar a questão para eu tentar, ficaria agradecido Very Happy

Aguardo seu feedback.

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por Robson Jr. Sex 23 Nov 2012, 17:22

hygorvv escreveu:
F=GMmH/(H²)^3/2=GMm/H² (Ou me equivoquei?)
Você aproximou H³ para H². Daria no mesmo se H fosse infinitamente grande (F seria nula), mas, como o Euclides apontou, é apenas muito maior que R.

hygorvv escreveu:
Logo, calculando a energia potencial no ponto inicial, e sabendo que no ponto final adotado ela é nula, nada importa o "meio do caminho" para nosso cálculo.
A energia potencial no final do trajeto não é nula. Dà uma olhada na solução que postei anteriormente.

hygorvv escreveu: Sobre a pergunta do campo elétrico, nunca calculei. (Na verdade, eu sou um curioso nessas questões de física que envolve cálculo, uma vez que não cheguei lá ainda na faculdade, faço por curiosidade e porque gosto, eu acho kkk). Se puder ajudar na demonstração e/ou postar a questão para eu tentar, ficaria agradecido Very Happy
Encontrar o campo elétrico no eixo de um anel carregado e encontrar a força gravitacional no eixo de um anel com massa são problemas assustadoramente análogos. Não quero colocar outra questão no tópico, então vou te dar uma sugestão: pegue um ponto qualquer do eixo e veja qual é a força gravitacional lá gerada por um trecho muito pequeno do anel. Depois analise a influência, naquele ponto, de um outro trecho do anel diametralmente oposto ao primeiro.

Você vai chegar exatamente no F que eu coloquei, sem nem usar cálculo.
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por hygorvv Sex 23 Nov 2012, 17:49

Você aproximou H³ para H². Daria no mesmo se H fosse infinitamente grande (F seria nula), mas, como o Euclides apontou, é apenas muito maior que R.
Não, eu simplifiquei com o H no numerador. Veja a fórmula que você postou.
F=GMmd/(H²+R²)^(3/2), suponho que d seja o módulo do vetor posição da partícula.
Para H>>R, temos que d≈H e H²+R²≈H². Prosseguindo, chegaremos em F=GMm/H²

A energia potencial no final do trajeto não é nula. Dà uma olhada na solução que postei anteriormente.
No centro do anel a energia potencial não seria nula? [Por simetria, a força gravitacional resultante será zero, concorda?]

Depois eu tento resolver sua sugestão e tentar chegar na fórmula da força gravitacional a uma distância d gerada por um anel circular. Se eu tiver dúvida, te pergunto, ok? Very Happy

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por Robson Jr. Sex 23 Nov 2012, 18:03

hygorvv escreveu:Não, eu simplifiquei com o H no numerador. Veja a fórmula que você postou.
F=GMmd/(H²+R²)^(3/2), suponho que d seja o módulo do vetor posição da partícula.
Para H>>R, temos que d≈H e H²+R²≈H². Prosseguindo, chegaremos em F=GMm/H²
Copiei errado minha própria fórmula. Realmente dá certo para H >> R.

hygorvv escreveu:
No centro do anel a energia potencial não seria nula? [Por simetria, a força gravitacional resultante será zero, concorda?
A força resultante seria zero, mas a energia potencial não.



x = 0 não anula a expressão.
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por hygorvv Sex 23 Nov 2012, 19:53

Vou tentar explicar o que estou pensando sem usar a matemática desta vez.
No centro do anel, a força resultante é nula, concorda?
Se colocarmos um corpo no centro do anel, o que ocorrerá com ele? (supondo um sistema isolado, claro).


hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por Robson Jr. Sex 23 Nov 2012, 20:21

Nada.
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por hygorvv Sex 23 Nov 2012, 20:25

Como ele pode possuir energia potencial no centro do anel?

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por Robson Jr. Sex 23 Nov 2012, 20:27

Assim:

Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por Robson Jr. Sex 23 Nov 2012, 20:47

Obrigado pelo link, Caio. De repente ele faz o amigo hygorvv concordar comigo.
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação - anel circular[ traduçao] - Página 3 Empty Re: Gravitação - anel circular[ traduçao]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos