PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pelo vértice C de um triângulo...

4 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Pelo vértice C de um triângulo... - Página 3 Empty Pelo vértice C de um triângulo...

Mensagem por uninilton Sáb 10 Nov 2012, 23:19

Relembrando a primeira mensagem :

Pelo vértice C de um triângulo isósceles traça-se uma reta cortando a base AB em D (DA diferente DB) e a circuferência circunscrita em M. Calcule AC, sendo CD=4 cm e CM=5 cm.

nessa questão não consegui nem colocar o desenho no papel. me ajudem nessa aí...valeu

uninilton
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 145
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 41
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Pelo vértice C de um triângulo... - Página 3 Empty Re: Pelo vértice C de um triângulo...

Mensagem por uninilton Qua 14 Nov 2012, 18:30

Medeiros escreveu:Uninilton,
muito bom raciocínio. Parabéns!

A confusão foi
criada quando você disse que AC=√5 (≈2,2). Ora, isso é impossível porque CD é uma ceviana de AB; e "num triângulo isósceles, a ceviana da base é sempre menor do que qualquer dos lados iguais".
Assim, forçosamente temos que CD < CA (ou CB). Como o enunciado diz que CD = 4, deveremos ter CA > 4, logo não poderá ser √5.

Mas entendo que a sua resolução está correta. Apenas você enganou-se nas contas. Refazendo:
∆CMB ~ ∆CBD
CM/BC = BC/CD
BC² = CM*CD
BC² = 5*4 = 20 -----> AC = BC = 2√5 ≈ 4,5

Vale fazer um desenho detalhado desta resolução com todos os ângulo explicitados. Proponho-me a fazer isso na primeira oportunidade que tiver tempo.

é verdade meu amigo, errei no cálculo. Mas no livro a resposta é √5. abraços.

uninilton
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 145
Data de inscrição : 27/08/2012
Idade : 41
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos