PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANAGRAMA - Questão com repetição de letras

2 participantes

Ir para baixo

ANAGRAMA - Questão com repetição de letras Empty ANAGRAMA - Questão com repetição de letras

Mensagem por aime_yarin Qua 07 Ago 2024, 14:33

Oi, pessoal, ficaria muito feliz se vocês me dissessem se eu resolvi corretamente a questão abaixo Very Happy

Quanto aos anagramas da palavra REBECA, julgue o item:
Existem mais de 70 anagramas que começam e terminam com vogal.


Letras se repetem? Sim
Quantidade de letras que se repetem: 2
Quantidade de letras total = 6.


 3 * 4 * 3 * 2 * 1 * resulta em 144.


128 dividido pela fatorial dos números que se repetem é 144/2! que resulta em 72. Então, podemos dizer que exatamente 72 anagramas começam e terminam com vogal.



Portanto, dizer que existem mais de 70 anagramas que começam e terminam com vogal é uma afirmação VERDADEIRA / CORRETA.


ANAGRAMA - Questão com repetição de letras 503132  Se alguém discorda dos meus cálculos, por favor, mostre onde está meu erro. Agradeço desde já ANAGRAMA - Questão com repetição de letras 503132

aime_yarin
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

ANAGRAMA - Questão com repetição de letras Empty Re: ANAGRAMA - Questão com repetição de letras

Mensagem por Lipo_f Qua 07 Ago 2024, 14:40

Vou ser sincero que não entendi o que você fez. Como eu faria:
1) Escolho a posição das consoantes: tenho 4 possibilidades (no meio somente) e escolho 3, de C4,3 = 4 formas
2) Permuto-as nesses espaços: 3! = 6 formas
3) As posições das vogais já estão escolhidas (duas nas extremidades e em algum lugar do meio), bastando permutá-las internamente de 3!/2! = 3 formas (EEA)
-> S = 4 . 6 . 3 = 72
Não sei se foi obra do acaso no seu cálculo.
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 344
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos