PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROBABILIDADE

3 participantes

Ir para baixo

PROBABILIDADE Empty PROBABILIDADE

Mensagem por alekbjj Qua 31 Ago 2022, 06:44

Luís é prisioneiro do temível imperador Ivan. Ivan coloca Luís à frente de três portas e lhe diz: "Atrás de uma destas
portas encontra-se uma barra de ouro, atrás de cada uma das outras, um tigre feroz. Eu sei onde cada um deles está.
Podes escolher uma porta qualquer. Feita tua escolha, abrirei uma das portas, entre as que não escolheste, atrás da qual
sei que se encontra um dos tigres, para que tu mesmo vejas uma das feras. Aí, se quiseres, poderás mudar a tua
escolha". Luís, então, escolhe uma porta e o imperador abre uma das portas não-escolhidas por Luís e lhe mostra um
tigre. Luís, após ver a fera, e aproveitandose do que dissera o imperador, muda sua escolha e diz: "Temível imperador,
não quero mais a porta que escolhi; quero, entre as duas portas que eu não havia escolhido, aquela que não abriste". A
probabilidade de que, agora, nessa nova escolha, Luís tenha escolhido a porta que conduz à barra de ouro é igual a
a) 1/2.
b) 1/3.
c) 2/3.
d) 2/5.
e) 1
alekbjj
alekbjj
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 20/07/2022
Idade : 21
Localização : Juazeiro, Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

PROBABILIDADE Empty Re: PROBABILIDADE

Mensagem por catwopir Qua 31 Ago 2022, 07:36

Opa, bom dia.

Esse problema é bem famoso. Recebe o nome de "paradoxo de monty hall" (dá uma pesquisada pra ficar mais claro o que vou fazer).
 
 Temos três portas, então a chance de o prémio estar atrás de qualquer uma das três é 1/3

 Então, temos o seguinte caso, a porta que você escolheu tem 1/3 de conter o prémio e as duas outras somadas tem 2/3.
 Como o imperador sabe onde está o prémio, ele abrirá aquele que não o contém, então, se as duas portas somadas dariam 2/3, como o imperador abriu uma que continha um tigre, é intuitivo pensar que na porta que você não escolheu tem 2/3 de chance de ter o prémio.

 é isso Smile. Esse paradoxo é bem divertido
catwopir
catwopir
Fera
Fera

Mensagens : 538
Data de inscrição : 08/08/2021
Idade : 21

Ir para o topo Ir para baixo

PROBABILIDADE Empty Re: PROBABILIDADE

Mensagem por Elcioschin Qua 31 Ago 2022, 09:52

Esta questão já foi postada no fórum, sendo que no lugar do temível Ivan é um apresentador de um programa de TV e no lugar do prisioneiro é um candidato a ganhar um carro de presente e se errar levar um bode.
Pesquisem.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72212
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

PROBABILIDADE Empty Re: PROBABILIDADE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos