Gráficos Movimentos Uniformes
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Gráficos Movimentos Uniformes
(Ufla-MG) Quatro corpos, 1,2,3 e 4, movem-se em uma trajetória retilínea e o diagrama velocidade versus tempo de cada um deles é mostrado a seguir: (as imagens ultrapassaram o limite permitido, irei postar logo abaixo)
Considerando que todos os corpos partiram do mesmo ponto, é correto afirmar que o corpo que está mais próximo do ponto de partida no instante t = 10 s é o representado na alternativa:
a) corpo 1
b) corpo 4
c) corpo 2
d) corpo 3
Gabarito: D
Dúvida: Por que é a D e por que não pode ser a alternativa B?
Considerando que todos os corpos partiram do mesmo ponto, é correto afirmar que o corpo que está mais próximo do ponto de partida no instante t = 10 s é o representado na alternativa:
a) corpo 1
b) corpo 4
c) corpo 2
d) corpo 3
Gabarito: D
Dúvida: Por que é a D e por que não pode ser a alternativa B?
Re: Gráficos Movimentos Uniformes
Oiii, Clara!
I) a = 0, logo, M.U.
II) a ≠ 0 e a = cte, logo, M.U.V.
I) a ≠ 0 e a ≠ cte, logo, movimento arbitrário (que não segue regras ou normas padrões, por assim dizer. Isto é, precisamos de mais informações para descrever este tipo de movimento)
Note que os gráficos 1, 2 e 3 são modelados pela função v(t) = v + at, em que "a" é constante tendo em vista que estamos lidando com uma função linear. Sendo o perfil de velocidades dado por v(t) = v + at, então, estamos lidando com um M.U.V. e eu sei disso justamente pelo fato de estamos lidando com um movimento cuja aceleração é constante e não nula.
Por estarem em M.U.V., os corpos 1, 2 e 3 se movem segundo à função: s(t) = s + vt + 0.5at² (eu vou considerar que todos partiram da posição 0 m).
Dos gráficos 1, 2 e 3 concluímos:
Gráfico 1: a = 0.5 m/s² e v(0) = 0 m/s
Gráfico 2: a = -0.5 m/s² e v(0) = 5 m/s
Gráfico 3: a = -0.7 m/s² e v(0) = 5 m/s
De s(t) = s + vt + 0.5at², vem:
Corpo 1: s(t) = 0 + 0t + 0,25t² = 0,25t² → s(10) = 25 m da origem
Corpo 2: s(t) = 0 + 5t - 0.25at² = 5t - 0.25t² → s(10) = 25 m da origem
Corpo 3: s(t) = 0 + 5t - 0,35t² = 5t - 0.35t² → s(10) = 15 m da origem
O corpo 4, por sua vez, se move segundo a equação s(t) = s + vt, em que "v" é constante, o que é condição necessária, já que estamos lidando com um M.U. (note, pelo gráfico 4, que a velocidade não varia com o tempo). Logo:
Gráfico 4: a = 0 m/s² e v(0) = -2 m/s
Corpo 4: s(t) = 0 - 20 → s(10) = - 20 m da origem
Tomando as posições em módulo: S3 < S4 < S1 = S2, o que implica que o corpo 3 está mais próximo da origem.
Nota: no meu referencial adotado, seja à direita da origem tudo é positivo. À esquerda, por sua vez, tudo é negativo, motivo pelo qual o corpo 4 possui valor negativo para a posição.
Creio que seja isso, Clara. Se houver dúvidas, avise!
I) a = 0, logo, M.U.
II) a ≠ 0 e a = cte, logo, M.U.V.
I) a ≠ 0 e a ≠ cte, logo, movimento arbitrário (que não segue regras ou normas padrões, por assim dizer. Isto é, precisamos de mais informações para descrever este tipo de movimento)
Note que os gráficos 1, 2 e 3 são modelados pela função v(t) = v + at, em que "a" é constante tendo em vista que estamos lidando com uma função linear. Sendo o perfil de velocidades dado por v(t) = v + at, então, estamos lidando com um M.U.V. e eu sei disso justamente pelo fato de estamos lidando com um movimento cuja aceleração é constante e não nula.
Por estarem em M.U.V., os corpos 1, 2 e 3 se movem segundo à função: s(t) = s + vt + 0.5at² (eu vou considerar que todos partiram da posição 0 m).
Dos gráficos 1, 2 e 3 concluímos:
Gráfico 1: a = 0.5 m/s² e v(0) = 0 m/s
Gráfico 2: a = -0.5 m/s² e v(0) = 5 m/s
Gráfico 3: a = -0.7 m/s² e v(0) = 5 m/s
De s(t) = s + vt + 0.5at², vem:
Corpo 1: s(t) = 0 + 0t + 0,25t² = 0,25t² → s(10) = 25 m da origem
Corpo 2: s(t) = 0 + 5t - 0.25at² = 5t - 0.25t² → s(10) = 25 m da origem
Corpo 3: s(t) = 0 + 5t - 0,35t² = 5t - 0.35t² → s(10) = 15 m da origem
O corpo 4, por sua vez, se move segundo a equação s(t) = s + vt, em que "v" é constante, o que é condição necessária, já que estamos lidando com um M.U. (note, pelo gráfico 4, que a velocidade não varia com o tempo). Logo:
Gráfico 4: a = 0 m/s² e v(0) = -2 m/s
Corpo 4: s(t) = 0 - 20 → s(10) = - 20 m da origem
Tomando as posições em módulo: S3 < S4 < S1 = S2, o que implica que o corpo 3 está mais próximo da origem.
Nota: no meu referencial adotado, seja à direita da origem tudo é positivo. À esquerda, por sua vez, tudo é negativo, motivo pelo qual o corpo 4 possui valor negativo para a posição.
Creio que seja isso, Clara. Se houver dúvidas, avise!
Giovana Martins- Grande Mestre
claralirasll gosta desta mensagem
Re: Gráficos Movimentos Uniformes
Muito obrigada, Giovana! Explicação excepcional
Giovana Martins gosta desta mensagem