PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preciso dicas e recomendações para Escola Naval

3 participantes

Ir para baixo

Preciso dicas e recomendações para Escola Naval Empty Preciso dicas e recomendações para Escola Naval

Mensagem por mikael@lucass Seg 26 Abr 2021, 16:21

Queria saber sobre a prova da Escola Naval como é no geral, como caem as questões, como é a banca avaliadora e os livros mais usados pelo público que faz a prova desse concurso. Já tenho uma boa ideia de como seja e tal pois tenho a internet do meu lado mas queria ver algum comentário de quem já prestou essa prova ou de alguém experiente nessa e outras provas militares.
Farei a prova da Escola Naval pela primeira vez próximo ano, pretendo ao decorrer do tempo, até lá, fazer provas de outros concursos militares para me familiarizar com o jeito que é aplicado e pela experiência.

mikael@lucass
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso dicas e recomendações para Escola Naval Empty Re: Preciso dicas e recomendações para Escola Naval

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 27 Abr 2021, 09:22

Esse é o problema!
A Escola Naval tem a prova de Matemática mais difícil do Brasil,superando a dificuldade de concursos como IME e ITA,que são os concursos militares mais difíceis do país . A única prova que parece com a da Escola Naval é a da EFOMM,porque a banca é a mesma,mas mesmo assim,o Cálculo da Escola Naval está a três passos acima. De qualquer forma,para estudar cálculo,eu te indico os dois livros do Stewart, provas anteriores e assista toda a playlist "Cálculo Escola Naval",do canal Super Exatas,que o Xande (colega meu) fez.
Por ser uma banca da Marinha,a Escola Naval costuma pegar questões de Geometria Plana do Colégio Naval. Se você quiser destruir a parte de Geometria Plana de qualquer concurso militar,eu te indico a comprar a coleção Problemas sem Problemas, do Eduardo Mauro. São 6 livros,os três primeiros de teoria e exercícios,e os três finais só de exercícios. Nenhum concurso te derruba depois disso.
A Marinha,com questões da Escola Naval,gosta de aloprar. Em 2017,botaram a prova em maio (a prova geralmente é no final de agosto). A prova estava dificílima. Das 20 questões de Matemática,11 foram de Cálculo,mas de um nível completamente absurdo. Deu para contar nos dedos quantos conseguiram passar. E assim,nos cursos, normalmente,a maioria dos alunos que passa na Escola Naval não são alunos de turmas AFA EN EFOMM ,mas sim,alunos de turma IME ITA. E mesmo naquele ano, a prova reprovou vários alunos dessas turmas.
Neste ano de 2021,vai acontecer o mesmo desastre Como você sabe? A prova esse ano está marcada para a primeira quinzena de junho. As turmas de cursos ,assim como muitos alunos começam 4 de fevereiro. Simplesmente não dá tempo para estudar tudo,e tudo direito de fevereiro a junho. Turmas AFA EFOMM têm ritmo acelerado,porque a AFA é o primeiro concurso do ano,que acontece no final de junho. Começa em fevereiro,vão correndo com a matéria e chegam em maio como metade do ano. O problema é que muitos alunos não têm base (e nem tampouco aprofundamento),e vendo aquelas questões,eles desistem e dispersam.
Recomendo-te fazer os 11 volumes da Coleção Fundamentos da Matemática Elementar,do Gelson Iezzi e Osvaldo Doce,capa à capa. Vai te dar ótima base em Matemática. E os Tópicos de Física (são 3) do Gualter Helou e Newton. Depois, parte para as provas anteriores.
Veja o canal do professor Fish,e do Virando Olímpico (o primeiro para vir questões antigas e o segundo para ver dicas de Cálculo). Português é igual ao da EFOMM e Inglês é mais fácil.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

BatataLaranja345, Osten, LLuiss, mikael@lucass, _Michel.Zanella¹ e Jennifer S Guimaraens gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso dicas e recomendações para Escola Naval Empty Re: Preciso dicas e recomendações para Escola Naval

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 08:59

Ok. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 600
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso dicas e recomendações para Escola Naval Empty Re: Preciso dicas e recomendações para Escola Naval

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos