PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curso preparatório no RJ para escola naval ?

+3
britsrachel
Pedro Celso Silva
Pedroalvesz
7 participantes

Ir para baixo

Resolvido Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Pedroalvesz Sex 03 Jul 2020, 08:58

algum bom curso presencial no rio de janeiro para a escola naval ?


Última edição por Pedroalvesz em Dom 05 Jul 2020, 15:07, editado 1 vez(es)

Pedroalvesz
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/05/2020
Idade : 20
Localização : São João de Meriti, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 03 Jul 2020, 19:17

Não.
O Rio de Janeiro possui 4 cursos para concursos militares: Pensi,Elite,SEI e pH. Pensi e Elite fazem parte do mesmo grupo,que é o Eleva. Com o Eleva,o material e alguns professores do Pensi e do Elite são os mesmos. Por lá,eles têm turma AFA e EFOMM/EN. Porém,apenas as unidades do Pensi e do Elite da Tijuca são realmente fortes o bastante para te dar a aprovação. Se você fizer especificamente a turma AFA EFOMM EN do Pensi, razoáveis são as chances de que você não seja aprovado,uma vez que, essas turmas não têm aprovados de origem desde 2015. Na EFOMM tem, porque a EFOMM chama candidatos eliminados,mas na AFA raramente,e na EN,não.
O pH não possui turmas AFA EFOMM EN,e o SEI possui. No SEI,as turmas AFA EFOMM EN,possuem três turnos: manhã,tarde e noite. O problema é:acaba que o professor dá aula para 4 tipos de alunos:o aluno muito genial,o aluno que acompanha,o aluno que não acompanha (e está perdido) e o aluno que não quer nada. Cronograma apertadíssimo,matéria dada correndo (culpa da AFA),aula aos domingos. Porém,eles conseguem aprovar alunos de turmas de origem. O ritmo é frenético.
Acaba que praticamente todos os aprovados na Escola Naval,são alunos de turma IME ITA dos quatro cursos. O problema das turmas IME ITA aqui do RJ,é que todas são a tarde,de 13:40 até 19:10,(a do Pensi é até 21:00),a matéria é dada MUITO correndo, e se o aluno não for um gênio,o aluno passa na 2,3,4,5 tentativa no IME ITA.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por britsrachel Sex 03 Jul 2020, 19:46

Pedro Celso Silva escreveu:Não.
O Rio de Janeiro possui 4 cursos para concursos militares: Pensi,Elite,SEI e pH. Pensi e Elite fazem parte do mesmo grupo,que é o Eleva. Com o Eleva,o material e alguns professores do Pensi e do Elite são os mesmos. Por lá,eles têm turma AFA e EFOMM/EN. Porém,apenas as unidades do Pensi e do Elite da Tijuca são realmente fortes o bastante para te dar a aprovação. Se você fizer especificamente a turma AFA EFOMM EN do Pensi, razoáveis são as chances de que você não seja aprovado,uma vez que, essas turmas não têm aprovados de origem desde 2015. Na EFOMM tem, porque a EFOMM chama candidatos eliminados,mas na AFA raramente,e na EN,não.
O pH não possui turmas AFA EFOMM EN,e o SEI possui. No SEI,as turmas AFA EFOMM EN,possuem três turnos: manhã,tarde e noite. O problema é:acaba que o professor dá aula para 4 tipos de alunos:o aluno muito genial,o aluno que acompanha,o aluno que não acompanha (e está perdido) e o aluno que não quer nada. Cronograma apertadíssimo,matéria dada correndo (culpa da AFA),aula aos domingos. Porém,eles conseguem aprovar alunos de turmas de origem. O ritmo é frenético.
Acaba que praticamente todos os aprovados na Escola Naval,são alunos de turma IME ITA dos quatro cursos. O problema das turmas IME ITA aqui do RJ,é que todas são a tarde,de 13:40 até 19:10,(a do Pensi é até 21:00),a matéria é dada MUITO correndo, e se o aluno não for um gênio,o aluno passa na 2,3,4,5 tentativa no IME ITA.
Você sugere sair-se do RJ pra fazer cursinho IME ITA a fim de ser aprovado mais rápido?
britsrachel
britsrachel
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 18/04/2018
Idade : 21
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 03 Jul 2020, 21:56

Não.
Eu sugiro criar uma base fortíssima antes de botar os pés numa IME ITA. Aprender a fazer questões dificílimas e de Olimpíadas,conseguir fazer mais de 40 exercícios difíceis em uma semana,e ter nervos de aço para ficar 300 dias estudando em alto nível. No RJ, é até melhor fazer uma IME ITA,porque o Poliedro em São Paulo,por exemplo, possui 12 turmas de aprofundamento (isso,foi meu professor e ex-aluno Victor Milaré quem me disse). As 10 últimas,você é o magma da Terra,e as duas primeiras, você é o rei do mundo.


Última edição por Pedro Celso Silva em Sáb 04 Jul 2020, 00:01, editado 1 vez(es)

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por fantecele Sex 03 Jul 2020, 22:19

Realmente uma coisa muito boa a se fazer é buscar montar uma base boa, vi muitas pessoas que não tinham uma base "descente" e acabavam não acompanhando o ritmo das aulas, depois tinha que aprender o básico pra depois tentar se aprofundar, isso acabava gastando muito tempo, as vezes não dava nem pra começar a aprofundar, nem o básico em si dava pra ver direito. Não que você não possa ir pra uma turma assim sem ter base, poder até pode, mas eu acho que não vai valer muito a pena, cursinhos assim geralmente são bem caros e eu acho que não chega valer o investimento. E tem outra também, não é só porque a pessoa está em um cursinho "grande" que ela vai conseguir passar, são diversos os fatores que podem influenciar na sua aprovação.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Pedro Celso Silva e Kkankki gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por britsrachel Sex 03 Jul 2020, 22:49

Pedro Celso Silva escreveu:Não.
Eu sugiro criar uma base fortíssima antes de botar os pés numa IME ITA. Aprender a fazer questões dificílimas e de Olimpíadas,conseguir fazer mais de 40 exercícios difíceis em uma semana,e ter nervos de aço para ficar 300 dias estudando em alto nível. No RJ, é até melhor fazer uma IME ITA,porque o Poliedro em São Paulo,por exemplo, possui 12 turmas de aprofundamento. As 10 últimas,você é o magma da Terra,e as duas primeiras, você é o rei do mundo.

Bom, até onde eu sei as turmas do Poliedro são divididas em 3 níveis somente.
Eu faço turma 3 ime ita no rj  e, sem dúvidas, é MUITO intenso.Sinceramente, eu não acompanho 100% do ritmo exigido por justamente a matéria ser dada voando.
A minha base é mediana, tento a todo custo fortalecer ela nos mínimos detalhes, sempre priorizando o meu real entendimento , sem aloprar em nada. Aliás, eu vejo muito isso na minha turma: pessoas preocupadas com coisas muito acima do nível, esquecendo do básico bem feito.
Por enquanto, minha preocupação é essa: criar uma base excelente, conseguir uma boa pontuação na 1 fase ou na afa pra aí sim tentar partir para ambientes mais concorridos , como o Poliedro ou Ari de Sá.
Vou tentar( ou me obrigar) dar uma boa turbinada nas provas antigas.


O que você acha?
britsrachel
britsrachel
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 18/04/2018
Idade : 21
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Kkankki Sex 03 Jul 2020, 23:07

O nível atual dos concursos militares e a otimização no potencial dos alunos de aprendizagem têm crescido de maneira absurda nos últimos anos. Como o Pedro falou, se quiser passar em uma academia militar com um concurso tão específico como o da escola naval é necessário entrar em turmas um nível acima. É só pensar: esse ano a Escola Naval disponibilizou 10 vagas para o masculino. Sem precisar nem pegar o top 3 cursos pré militares do Brasil, você já consegue encher essas 10 vagas com caras absurdamente bem capacitados. Na verdade, você consegue encher as 200 primeiras colocações com estudantes (de sua grande maioria de cursinhos) que beiram o nível ime e ita. Infelizmente, o Rio De Janeiro desde a virada da década tem perdido o seu protagonismo em concursos militares para estados nordestinos que tem aprovado, cada vez mais, alunos em turmas ime e ita. Na minha opinião, não é necessário sair do Rio para estudar em um poliedro da vida caso o seu foco seja Afa ou Escola Naval. Apenas recomendo pensar em níveis: IME, ITA- 3. AFA,EN,EFOMM-2 e ESA,EEAR-3. Se estudar para o nível 3 o nível dois se tornará muito mais acessível e o mesmo para o nível 2 ao 1. Recomendo também fundamentar muito bem a sua base. Se pretende entrar em uma turma ime ita, não precisa gabaritar provas anteriores de todos os concurso, apenas entender a pegada dos concursos militares e pelo menos fechar o edital de Matemática e física no nível EEAR.

Kkankki
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por danielfogao Sex 03 Jul 2020, 23:20

Sobre o Pensi da turma ITA de acordo com um ex-aluno que estudou no IME, e agora que trabalha no curso que estudou. Eles oferecem bolsas baseadas no histórico do aluno ou uma prova de bolsa. Um dos seus diferenciais é que contam com 11 monitores do IME que acompanham junto a coordenação os alunos do curso. Na turma 24 do IME há 21 ex-alunos do Pensi, desde alunos que fizeram 1 ano de curso até 5 anos. Existem outros cursos que também possuem bons resultados, e cabe a você pesquisar com paciência o melhor para sua realidade. 

Não se deixar levar por opiniões de pessoas que falam sem saber como se fosse uma verdade absoluta. Conheço um "sabichão" aqui que com certeza está lendo isso, e sabe que é dele que estou falando. Lembro-me que esse "sabichão" falava para as pessoas em grupos de estudo que fazia as questões do ITA tranquilamente, dava vários bizus que não serviam de muita coisa (geralmente apenas uma ilusão) e ficava se gabando que estava estudando para o ITA e passou na EsPCEx. Teve um dia que decidi jogar o nome dele no Google para ver essa tal aprovação na EsPCEx, e quando me deparei com a nota muito abaixo da média, não dava nem para ter a redação corrigida.

Pegue um curso preparatório bom e que te satisfaça. Não vá atrás de marketing de cursinho, chegue em ex-alunos e fale com eles, porque ninguém está na pele do aprovado para saber o que já passaram e quanto tempo estudaram para terem sido aprovados.

Lembre-se que seu esforço vale mais que qualquer curso preparatório.
danielfogao
danielfogao
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 05/01/2019

britsrachel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Nassif Sex 03 Jul 2020, 23:29

Pra mim tudo se resume em > seja autodidata.
Nassif
Nassif
Jedi
Jedi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 01/04/2020
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 03 Jul 2020, 23:54

Eu sei como é Rachel.
Eu fiz turma IME ITA no Pensi em 2018. O ano começa lá em 4 de fevereiro, 13:40-21:00,entre 19:10-21:00. 300 dias,até o fatídico 12 de dezembro. As apostilas são feitas para não serem terminadas. As apostilas têm nível 1,nível 2 e nível 3. Nível 1 médio para difícil,nível 2 difícil,nível 3,impossível. Questões de nível 3 são questões de Olimpíadas americanas,russas,belgas,Putnam, Beer and Johnson e afins. A ideia do curso é: "O que não te mata,só te fortalece". A apostila tem questões escolhidas a dedo,como as mais difíceis daquele ano da prova. Apostila e simulados te preparam para o pior,para então você fazer a prova com facilidade.
O problema é a intensidade e a rapidez com que a turma se dá. No Pensi,você aprende Cálculo em agosto. Sendo que,ainda em fevereiro,você já está aprendendo Termodinâmica,aonde muitas questões saem por integrais. Você tem uma semana para fechar Termodinâmica (no máximo duas),e nessa segunda semana,o professor já põe no quadro uma nova matéria. Assim,resolver questões difíceis (umas 30) em uma semana (detalhe:são 5 Matemáticas,4 Físicas e 4 Químicas). E conseguir ter dúvidas e tudo pronto para a semana seguinte,é uma tarefa dificílima. Fatalmente,você vai ter matéria acumulada. Você vai ter que lidar com várias adversidades. A primeira,é o medo e incerteza quanto à aprovação. A segunda,é se por acaso,você vai conseguir ir razoavelmente bem na prova. E a terceira são as cobranças da família. Preciso nem falar que...se as reclamações (o que vai ser de você?,o que vai ser de futuro?) forem muito fortes,você vai começar a derrapar e a sair da estrada...
Isso porque,os simulados são bem difíceis. Vai ser comum você tirar 2,você tirar 4, você tirar 4,5. Seus pais vão achar que você não está estudando nada. Vão achar que você está "vagabundeando". É bem provável que eles façam você se sentir péssimo, devido "a notas tão baixas". Você vai precisar ter nervos de aço para isso,e para conseguir lidar com as próximas matérias. E,enquanto isso,o ano está rolando: AFA final de junho,EFOMM em agosto,EN em setembro,IME em outubro,ITA final de novembro para janeiro. Daí,acabou o ano.
Você ainda,precisa tomar cuidado com matérias atrasadas. Com o tempo,os professores vão te falar algo que você deveria ter em mente desde o início do ano. Você precisa fazer o nível 1 e 2,e ter algumas ideias do 3. Depois de terminar questões chave,você precisa fazer num papel,tudo o que você aprendeu e fórmulas à mão. Absorver 20% da aula é o suficiente. Saber suficientemente tudo,dá para ser. Torcer para que não caia difícil,também dá para ser. Você precisa escolher uma matéria aonde você consiga tirar 6 ou 8 para passar na discursiva. A maioria das pessoas escolheu Química. Acontece que,em 2018,Química no IME e no ITA,vieram dificílimas. Muita gente reprovou por isso. No ITA então,a prova nem caiu química direito. Era praticamente análise na prova.
As aulas duravam de 13:40-19:10. 19:30-21:00 começara uma aula de reforço,que era tipo uma revisão das matérias. Chamado de tempo flex. Que eram feitas em turmas A,B e C. Turmas definidas pela classificação nos simulados. Eu era da turma flex C. Curiosamente,a C era a melhor. Isso porque,a A e a B,faziam aprofundamento para tirar nota alta no IME e no ITA,só que esse aprofundamento era desfocado e até aloprado. Enquanto a C revisava exercícios e matérias. Tinha aluno da A e da B em minha turma.
Havia mensalmente,a mentoria. Mentoria era um encontro de estudos com mentores. Os mentores são alunos do IME (quase sempre ex-alunos do Pensi que conseguiram passar) que te davam dicas de estudo,dicas de horário e cronogramas. Acontece que...haviam duas turmas. A minha tinha 120 alunos e a outra,105. Naturalmente o acompanhamento era difícil (quase 8-10 alunos por mentor). Além disso,no meu caso, o mentor saiu no segundo mês e ficamos "órfãos". No sábado,de manhã, havia o avanço,que era o mentor vir fazer alguma prova anterior do IME. Foi nele aonde mais aprendi. Porque,ele dava bizus,ele dava força e confiança e te mostrava que daria pra passar.
Aí sabado a tarde tinha o simulado,e 1 hora depois,havia o gabarito comentado. Eu por exemplo,imprimi todos os gabaritos e colei nas paredes do quarto. Eu memorizei várias questões. Por mais que eu tenha ido mal nos simulados,eu me surpreendi no dia do IME. Eu consegui acertar 10 questões de 15 de Matemática na objetiva,7 de Física e 3 em Química. Não passei,mas para quem tem habilidade com Humanas e não era nem entre os 150 primeiros da turma,foi uma proeza. Não estou me gabando ,nem sendo desumilde,nem arrogante,mas mostrando a todos nesse fórum que, mesmo se você largar atrás na corrida,o importante é nunca parar de andar. Não é a toa que,a maioria dos aprovados(se não for um super gênio),são pessoas que estão tentando há 4 anos.
Diante do exposto,não,você não precisa sair do Rio de Janeiro. Eu fiquei sabendo posteriormente,que o pH,há duas turmas dom 35 pessoas cada,e o SEI também. SEI então,é uma turma única,com (inclusive) aulas de nivelamento e aprofundamento antes de começar o ano letivo. O SEI inclusive,têm uma razão de aprovados (alunos aprovados/alunos da turma) comparáveis a colégios como Ari de Sá,Farias de Brito e 7 de setembro. Meus colegas de turma que passaram,criaram projetos como (canal no Youtube) Exatas em Slides, aonde eles são alunos do IME te explicando questões e como passar no IME. Pode ser o caso,se precisar de menos pessoas na sala, ou mais concentração e apoio,ver esses cursos.
Sendo assim,você não precisa desfocar (se você quer IME ITA,não precisa se dedicar para a AFA,uma vez que não quer isso). Eu sei que você é nova (tem 17 anos),mas não vale a pena gastar tempo e energia para tentar passar em outra prova,só para ganhar bolsa. Os custos para se manter em outro estado são altos (não sairá por menos que 3 mil reais por mês). Vai construindo sua sólida base,de conteúdo e emocional para se preparar para essa luta que é uma IME ITA.
Ah,e te enviei mensagem,vê lá.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Curso preparatório no RJ para escola naval ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos