Muitas dúvidas para a Escola Naval
3 participantes
Muitas dúvidas para a Escola Naval
Pessoal, bom dia/tarde/noite! Não sei se aqui é o local certo para esse tipo de pergunta, mas vamos lá.
Eu estudei para a EsPCEx por 2 anos seguidos e não consegui passar, minha nota mais baixa foi matemática por causa da minha ansiedade em relação a prova, mesmo tendo facilidade nessa disciplina.
Agora, tenho 21 anos, alcancei o limite de idade para a EsPCEx e não poderei mais realizar a prova, então as únicas opções que me restaram foi a Escola Naval e a EFOMM, sendo a EN o meu sonho.
Estou a procura de um curso bom aqui no RJ e não achei nenhum que seja favorável para mim, pois muitos são bastante longe e, assim, perderei horas de estudo bem como rendimento. MAS, encontrei um curso a duas esquinas da minha casa voltado para exatas, onde o método de ensino do curso é fazer somente questões de nivel aprofundado e avançado de matemática e física, para quem quer provas de oficiais, e matemática, física e química para quem quer IME/ITA.
Fui no curso saber mais sobre e vi que as aulas são 3x na semana durante 3h. Voce chega no curso, recebe uma lista de questões avançadas e faz o máximo que consegue em sala, no final da aula, o professor corrige essas 8 questões ensinando a teoria de cada matéria aplicada à questão corrigida. Resumindo: é um curso focado em aprofundamento, não em embasamento.
Os materiais deles são todos livros conceituados e adquiridos na vestseller como Lidski, Saraeva, Gandhi, Irodov, livros nesse nível. Eu sei porque eu vi esses livros lá.
Então, eu quero muito passar na EN e sei que dedicação ao máximo é a chave. Mas tenho uma dúvida em relação aos estudos: Eu refaço os livros de exatas que usei estudando para a EsPCEx? Todos os livros que usei são de embasamento como FME, AREF, TÓPICOS, FÍSICA CLÁSSICA. Ou busco novos materiais em nível aprofundado? Pois vou fazer sim esse curso de aprofundamento.
O que é melhor? Reforçar mais ainda a base em casa e aprofundar no curso e em casa com as listas do curso (100 questões por lista, como são 3 aulas por semana e cada lista pra uma aula, são 300 questões em nível aprofundado e avançado). Ou somente aprofundar?
Desculpem pelo texto enorme, eu preciso muito da ajuda de vocês
Eu estudei para a EsPCEx por 2 anos seguidos e não consegui passar, minha nota mais baixa foi matemática por causa da minha ansiedade em relação a prova, mesmo tendo facilidade nessa disciplina.
Agora, tenho 21 anos, alcancei o limite de idade para a EsPCEx e não poderei mais realizar a prova, então as únicas opções que me restaram foi a Escola Naval e a EFOMM, sendo a EN o meu sonho.
Estou a procura de um curso bom aqui no RJ e não achei nenhum que seja favorável para mim, pois muitos são bastante longe e, assim, perderei horas de estudo bem como rendimento. MAS, encontrei um curso a duas esquinas da minha casa voltado para exatas, onde o método de ensino do curso é fazer somente questões de nivel aprofundado e avançado de matemática e física, para quem quer provas de oficiais, e matemática, física e química para quem quer IME/ITA.
Fui no curso saber mais sobre e vi que as aulas são 3x na semana durante 3h. Voce chega no curso, recebe uma lista de questões avançadas e faz o máximo que consegue em sala, no final da aula, o professor corrige essas 8 questões ensinando a teoria de cada matéria aplicada à questão corrigida. Resumindo: é um curso focado em aprofundamento, não em embasamento.
Os materiais deles são todos livros conceituados e adquiridos na vestseller como Lidski, Saraeva, Gandhi, Irodov, livros nesse nível. Eu sei porque eu vi esses livros lá.
Então, eu quero muito passar na EN e sei que dedicação ao máximo é a chave. Mas tenho uma dúvida em relação aos estudos: Eu refaço os livros de exatas que usei estudando para a EsPCEx? Todos os livros que usei são de embasamento como FME, AREF, TÓPICOS, FÍSICA CLÁSSICA. Ou busco novos materiais em nível aprofundado? Pois vou fazer sim esse curso de aprofundamento.
O que é melhor? Reforçar mais ainda a base em casa e aprofundar no curso e em casa com as listas do curso (100 questões por lista, como são 3 aulas por semana e cada lista pra uma aula, são 300 questões em nível aprofundado e avançado). Ou somente aprofundar?
Desculpem pelo texto enorme, eu preciso muito da ajuda de vocês
TheRaffs- Iniciante
Re: Muitas dúvidas para a Escola Naval
Ah, outra coisa. Eu tenho a tarde e a noite inteira livre, porque o curso é de manhã e as aulas começam no dia 17 deste mês
TheRaffs- Iniciante
Queria eu ter um cursinho assim aqui na minha cidade , aqui ocorre o inverso, o que faço é só embasamento, nada de nível para escolas de Oficiais. O que eu recomendo para se aprofundar é usar os dois livros de mecânica do R.B, cai muita mecânica na EN, com certeza você ganhará valiosos pontos em física se estiver craque nesse assunto. Lembre-se também que a EN é prova de ensino superior, cai Cálculo aos montes. De resto para ensino médio eu usei os mesmos livros que você usou.
Willian Honorio- Matador
Willian Honorio escreveu:Queria eu ter um cursinho assim aqui na minha cidade , aqui ocorre o inverso, o que faço é só embasamento, nada de nível para escolas de Oficiais. O que eu recomendo para se aprofundar é usar os dois livros de mecânica do R.B, cai muita mecânica na EN, com certeza você ganhará valiosos pontos em física se estiver craque nesse assunto. Lembre-se também que a EN é prova de ensino superior, cai Cálculo aos montes. De resto para ensino médio eu usei os mesmos livros que você usou.
Obrigado! Calculo terei que aprender sozinho a base, porque como o curso é voltado ao aprofundamento, as questões de cálculo do curso serão no respectivo nível
TheRaffs- Iniciante
Como você disse que é dedicado e acredito ter uma boa base do ensino médio, dá pra aprender rapidamente pois não tem muito segredo. Eu particularmente consegui chegar no nível que eu queria em Cálculo I em 1 mês e 5 dias. Dê um gás, as inscrições devem abrir agora em Fevereiro ou até mesmo em Janeiro.
Willian Honorio- Matador
Amanha então começo a estudar. Acordo bem cedo e só paro de madrugada hahaha
TheRaffs- Iniciante
Eu acordava as 5 e só ia dormir as 00:00 nessa época . Tem que ser assim, a EN tem um nível bem alto, esse ano já estava mais difícil que o comum e acredito que ano que vem estará tanto quanto esse.
Willian Honorio- Matador
Eu apliquei para a Espcex esse ano também e tive notas bastante além da mediana, porém não tive sucesso pois não estudo HISTÓRIA (INJUSTO, POR 5 PONTOS N POSSO CONCORRER A NADA). Eu acredito que seja um vestibular bem razoável, no meu ponto de vista, especialmente esse ano, as questões de matemática/física/química foram bastante básicas.
Assim, sabendo um pouco do nível da EN. Eu indico que mude de livros rapidamente. Tente pegar livros de mais alto nível e constantemente resolver provas antigas. Estude para a prova e não matérias (Só procurar em qualquer site focado em preparação para vestibulares militares, eles indicam os melhores).
Sobre cursinho, não vejo nada demais em pagar cursinho pra 9h semanais pra resoluções de questões (na minha opinião). Eu recomendo que procure algo melhor, se possível. E sobre o fato de aprofundar: Quantidade não é qualidade. Bater cabeça por 1/2/3 ou mais dias em uma questão desafiadora é bem melhor do que resolver 100 questões. Enfim, não se acomode procure questões que te desafia, ou seja, aprofunde.
Assim, sabendo um pouco do nível da EN. Eu indico que mude de livros rapidamente. Tente pegar livros de mais alto nível e constantemente resolver provas antigas. Estude para a prova e não matérias (Só procurar em qualquer site focado em preparação para vestibulares militares, eles indicam os melhores).
Sobre cursinho, não vejo nada demais em pagar cursinho pra 9h semanais pra resoluções de questões (na minha opinião). Eu recomendo que procure algo melhor, se possível. E sobre o fato de aprofundar: Quantidade não é qualidade. Bater cabeça por 1/2/3 ou mais dias em uma questão desafiadora é bem melhor do que resolver 100 questões. Enfim, não se acomode procure questões que te desafia, ou seja, aprofunde.
Faxineiro do ITA- Recebeu o sabre de luz