PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juros simples

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Juros simples - Página 3 Empty Juros simples

Mensagem por jota-r Ter 06 Fev 2018, 19:00

Relembrando a primeira mensagem :

Olá.

Desejo dispor de $ $ 1.000,00 no fim de 6 meses e de $ 2.000,00 no fim de 1 ano. Que quantia devo depositar, na data de hoje, em um banco que paga a taxa de juros simples de 2% a.m., de modo que possa fazer as retiradas indicadas, sem deixar saldo final?


R.: $ 2.516,13

jota-r
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1668
Data de inscrição : 03/08/2009
Idade : 80
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo


Juros simples - Página 3 Empty Re: Juros simples

Mensagem por Luiz 2017 Qui 08 Fev 2018, 00:30

baltuilhe escreveu:Meu caro Luiz,

A data focal é a data que será utilizada para se realizar a operação. Nos juros compostos independentemente da data focal escolhida há cindibilidade pois podemos 'levar' o valor de um período a outro que não se perde nada no 'tempo'.
Já sob o regime de juros simples NÃO se pode fazer isso. Uma vez adotada uma data focal temos que utilizá-la até o final sob o risco de acontecer o que aconteceu.
Portanto, para juros simples:

PV = \dfrac{ PMT_1 }{ 1 + i \cdot n_1 } + \dfrac{ PMT_2 }{ 1 + i \cdot n_2 } + \ldots + \dfrac{ PMT_k }{ 1 + i \cdot n_k }

É diferente de:

PV \cdot ( 1 + i \cdot n_k ) = PMT_1 \cdot ( 1 + i \cdot n_{ k - 1 } ) + PMT_2 \cdot ( 1 + i \cdot n_{ k - 2 } ) + \ldots + PMT_k

Sds



Claramente são diferentes. Mas, na ótica do amigo as duas podem ser utilizadas? Se sim, em que circunstâncias?

Baltuilhe, não leve a mal meus questionamentos. Estamos aqui na discussão do assunto.

Sds.

Luiz 2017
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 693
Data de inscrição : 21/05/2017
Idade : 74
Localização : Vitória, ES.

Ir para o topo Ir para baixo

Juros simples - Página 3 Empty Re: Juros simples

Mensagem por Baltuilhe Qui 08 Fev 2018, 01:08

Luiz,

Na minha ótica juros simples NÃO devem ser utilizados para problemas com parcelas pois só gera confusão. E tudo por conta da não cindibilidade. Cada data focal entrega uma resposta diferente. A discussão ficaria eterna pois cada uma das partes envolvidas (financiador e devedor) quereria 'levar' a vantagem e dependendo da data focal escolhida podemos ter prestações maiores ou menores, claro.

E fique tranquilo. Não estou levando a mal. É uma discussão salutar! Smile

Sds!

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Juros simples - Página 3 Empty Re: Juros simples

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos