PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UDESC-Eletromagnetismo

2 participantes

Ir para baixo

UDESC-Eletromagnetismo Empty UDESC-Eletromagnetismo

Mensagem por JaquelineS Ter 20 Jun 2017, 08:23

Observe o extrato a seguir do conto “Tempestade Solar” do escritor Ítalo Calvino.
 
“O Sol está sujeito a contínuas perturbações internas de sua matéria gasosa e incandescente, que se manifestam em perturbações visíveis na superfície: protuberâncias estourando como bolhas, manchas de luminosidade atenuada, intensas cintilações das quais se erguem no espaço jatos repentinos. Quando uma nuvem de gás eletrizado emitido no espaço pelo Sol investe a Terra atravessando as faixas de Van Allen, registram-se tempestades magnéticas e auroras boreais”
(Ítalo Calvino em Todas as Cosmicômicas – Companhia das Letras, 2007, 1 ed., p. 318).
 
Esse trecho relata fenômenos que afetam diretamente o mundo atual. Diariamente uma “chuva de partículas” proveniente do Sol bombardeia o planeta Terra. Caso essas partículas chegassem à superfície terrestre, ocorreriam diversos problemas de saúde. Felizmente, o campo magnético do nosso planeta oferece uma proteção natural contra essas partículas, defletindo-as antes de chegarem à superfície. Por outro lado, quando o Sol tem picos de atividade, em períodos de aproximadamente 11 anos, esses ventos solares penetram mais na atmosfera prejudicando seriamente os sistemas de comunicação via satélite e os sistemas de GPS. Esse fenômeno afeta em particular o Brasil, onde se encontra a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, na qual há a redução da intensidade do campo magnético terrestre.
 
Analise as proposições sobre a ação do campo magnético terrestre para defletir as partículas carregadas da superfície do planeta Terra.
 
I. A força magnética atua sempre perpendicularmente ao plano definido pelos vetores velocidade e campo magnético terrestre.
II. A força magnética varia o módulo da velocidade e a sua direção, desviando as partículas para os polos terrestres.
III. No caso do Brasil, o raio da trajetória das partículas é maior que nos países que se encontram fora da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, pois o campo magnético é menos intenso.
IV. O raio da trajetória da partícula é diretamente proporcional ao campo magnético terrestre e inversamente proporcional à sua velocidade.
 
Assinale a alternativa correta.
A. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
E. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
Gab  D
Alguém poderia me explicar todas as alternativas? 
Agradeço desde já.

JaquelineS
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 26
Localização : Fernandópolis-SP

Ir para o topo Ir para baixo

UDESC-Eletromagnetismo Empty Re: UDESC-Eletromagnetismo

Mensagem por Willian Honorio Qui 29 Jun 2017, 19:30

(I) Correta, os vetores indução magnética, velocidade e força magnética que atuam sobre uma partícula são perpendiculares entre si.

(II) Incorreta, a força magnética é sempre perpendicular ao vetor velocidade da partícula, portanto, não altera seu módulo

(III) Correta, próximo ao Atlântico onde ocorre à anomalia o campo magnético é menos intenso, como o raio descrito por uma partícula é inversamente proporcional ao campo magnético, ela percorrerá uma circunferência de raio maior

(IV) Incorreta, inversamente proporcional ao campo magnético e diretamente proporcional à velocidade perpendicular a ele.


Última edição por Willian Honorio em Qui 29 Jun 2017, 20:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alguns erros na digitação)
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos