PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 lei de newton

3 participantes

Ir para baixo

2  lei de newton  Empty 2 lei de newton

Mensagem por nadadeiro Sáb 17 Jun 2017, 16:38

A figura seguinte representa um sistema formado por duas cunhas A e B, ambas com massa igual a m, sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa. O coeficiente de atrito estático entre as duas cunhas é igual a µe. Sob a ação de uma força F horizontal constante, aplicada em B, como mostra a figura, o sistema se move em movimento retilíneo uniformemente acelerado, sem que a cunha A deslize sobre a cunha B. Considere como dados m, µe, F e a aceleração da gravidade g.

a) Determine a força resultante sobre a cunha.
b) Calcule o módulo da força total que a cunha B exerce sobre a cunha A.
c) Isole as cunhas e represente em diagrama  todas as forças que agem sobre a cunha .
d)Calcule o módulo da força de atrito entre as cunhas.
e) Determine a máxima aceleração da força F, de modo que A ainda não deslize sobre B.


2  lei de newton  Sem_ty11

Considerações: Galera, fiquei muito em dúvida sobre como colocar fazer os diagramas de forças dessa questão.
Se alguém poder me ajudar somente nisso, já ajudaria d+++... Só coloquei a questão toda ai pra ficar bem completo.

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por nadadeiro Dom 18 Jun 2017, 23:11

up

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por Apollo 11 Seg 19 Jun 2017, 16:36

2  lei de newton  7qQbKAy

2  lei de newton  MplDMJK
2  lei de newton  QjzizaU

2  lei de newton  CzFGEKq

Com essas informações é possível começar a responder os itens da questão, mas como sei que provavelmente alguma coisa esteja errada, vou esperar alguém me corrigir para tentar desenvolver além disso.
Apollo 11
Apollo 11
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/06/2017
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por nadadeiro Seg 19 Jun 2017, 18:43

Eu achei uma questão igual a essa, só que era com blocos. E o euclides me respondeu que depois que os blocos  começam a andar juntos, já que não há atrito entre o chão e o bloco que está em apoiado no mesmo, o atrito ENTRE os blocos se anula. Pensando agora nesse problema, creio que deve ser algo parecido também, Gostaria mesmo de mais informações sobre esse tipo de  questão. Como eu posso provar isso?

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por Apollo 11 Seg 19 Jun 2017, 20:57

nadadeiro escreveu:Considere a situação mostrada na figura abaixo. Um bloco de massa M é posto sobre um plano perfeitamente liso e inclinado de um angulo θ com relação a horizontal. O bloco então  amarrado a um fio ideal que fica paralelo a superfície  do plano inclinado e, em seguida, um segundo bloco, de massa m, é colocado sobre ele. Sabe-se que existe atrito entre as superfícies dos dois blocos e que o plano inclinado esta fixo no solo. Considere, inicialmente, que o sistema encontra-se em equilíbrio.

a) Em determinado instante, o fio é cortado e os dois blocos deslizam solidariamente sobre a superfície do plano inclinado. Neste caso, qual a intensidade de força de atrito entre os dois blocos?

2  lei de newton  QYdE8Bu

Gente, pensei assim: 

Mg-fat=M(total).a

Isolando fat: fica

fat=(M+m).a+Mg

Obs: Não sei se esse é o resultado certo, mas queria saber se o que eu fiz está correto ou não. Valeu"

Creio que esteja se referindo à essa post. Vou tentar explicar o passo-a-passo dela para ver se ajuda.

2  lei de newton  W1Rzl85
2  lei de newton  OEcRE4M
Pronto, está provado. Tenta fazer a análise das forças sobre o "bloco m" para praticar e você chegara na mesma resposta para Fat. Se não entender qualquer coisa pode perguntar. Agora em relação ao exercício da cunha não sei como proceder ou se o que fiz esta certo.
Apollo 11
Apollo 11
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/06/2017
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por Euclides Seg 19 Jun 2017, 21:28

Quando não há atrito o problema se torna simples

2  lei de newton  Im3

porém não sei se o bloco A está em uma iminência de movimento para baixo, ou para cima, não sei onde colocar a força de atrito. A resultante que imprime a A a mesma aceleração do sistema tem de ser a resultante das forças ativas em A.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por nadadeiro Seg 19 Jun 2017, 22:02

Sim, e isso complica pra mim a resolução da letra E, pois se não há atrito entre as duas cunhas quando estão em movimento, como calcular a aceleração max exercida pela força F para que elas não  deslizem?

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por Apollo 11 Ter 20 Jun 2017, 07:33

2  lei de newton  BeBDms2
Apollo 11
Apollo 11
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/06/2017
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por nadadeiro Qua 21 Jun 2017, 10:24

Olha... questão bem difícil, mas consegui entender seu raciocínio!! Muito bom msm. O chato é que não tenho gabarito pra confirmar, mas me parece que essa é a resposta msm. Muito obrigado!!

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

2  lei de newton  Empty Re: 2 lei de newton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos