PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Lauser Sáb 08 Ago 2015, 17:06

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmides ABCDE e ADGFE são retângulos e estão em planos perpendiculares. Sabe-se também que ABCDE é uma pirâmide regular de altura 3 cm e apótema lateral 5 cm, e    que    ADE    é    a    face    lateral    comum    às    duas    pirâmides.

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide A9ggbUbW19aZAAAAAElFTkSuQmCC

Se a aresta AF    é    5%    maior    que    a    aresta    AD, então o volume da pirâmide ADGFE, em cm3, é A)    67,2    B)    80    C)    89,6    D)    92,8    E)    96
Lauser
Lauser
Jedi
Jedi

Mensagens : 406
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 29
Localização : brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Medeiros Sáb 08 Ago 2015, 19:04

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide I4l0lc
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Lauser Sáb 08 Ago 2015, 19:26

OBRIGADO  MEDEIROS! Smile
Lauser
Lauser
Jedi
Jedi

Mensagens : 406
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 29
Localização : brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por guihmorais Sáb 26 Ago 2017, 19:40

medeiros, sua imagem está off

guihmorais
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 21/12/2016
Idade : 29
Localização : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Rovans Dom 16 Jun 2019, 21:14

Me tire uma dúvida,por favor.Se AF vale 8,4 , o ponto Q até o meio de AD vale 4.2 .Se eu fizer QE^2 + 4,2^2 = 5 ^2 ( ultizando a
apótema lateral como hipotenusa) .

Eu acharia QE = 2,7 aproximadamente,em vez de QE = 4 , como feito na sua resolução.Pq o meu modo da extremamente errado ???? (Mesmo entendendo oq o senhor fez, ñ tive essa visão na hora de resolver o exercício.Mas enfim, qual é o meu erro?
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Elcioschin Dom 16 Jun 2019, 21:34

O ponto Q não está na mesma altura que E, pois o retângulo ADFG é mais alto que o retângulo ABCD.

Seja M o ponto médio de AD ---> o triângulo QME não é retângulo
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71989
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Rovans Dom 16 Jun 2019, 22:03

Elcioschin escreveu:O ponto Q não está na mesma altura que E, pois o retângulo ADFG é mais alto que o retângulo ABCD.

Seja M o ponto médio de AD ---> o triângulo QME não é retângulo

Realmente ,obrigado Elcio!
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Medeiros Seg 17 Jun 2019, 03:48

Rovans escreveu:Me tire uma dúvida,por favor.Se AF vale 8,4 , o ponto Q até o meio de AD vale 4.2 .Se eu fizer QE^2 + 4,2^2 = 5 ^2 (ultizando a apótema lateral como hipotenusa) .

Eu acharia QE = 2,7 aproximadamente,em vez de QE = 4 , como feito na sua resolução.Pq o meu modo da extremamente errado ???? (Mesmo entendendo oq o senhor fez, ñ tive essa visão na hora de resolver o exercício.Mas enfim, qual é o meu erro?
acho que você quis dizer "... o ponto Q até o meio de AF vale 4,2".
o ponto Q está a mesma altura do ponto E (vértice comum às duas pirâmides) e é a projeção deste sobre a base ADFG. Porém sua cota NÃO é equivalente a metade de AF, ela é igual a altura da pirâmide ABCDE que, conforme enunciado, vale 3. Desta forma, o correto é você fazer QE^2 + 3^2 = 5^2; o que não leva a lugar algum pois já sabemos que QE = 4 (apótema da base da pirâmide ABCDE, que é regular).

Note que QE é altura da pirâmide ADFGE e foi usado como tal no cálculo do volume desta.

Note, também, que o ponto Q fica abaixo da metade de AF -- embora o desenho fornecido não seja lá muito proporcional. A pirâmide ADFGE não é regular, sua base é um retângulo, e o ponto Q não fica no baricentro dela. Ainda, não dá para falar em apótema lateral nesta pirâmide porque temos três das quatro faces triangulares com alturas diferentes.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Rovans Qua 19 Jun 2019, 00:04

acho que você quis dizer "... o ponto Q até o meio de AF vale 4,2" Na vdd era aquilo mesmo , pois se o ponto médio de AF fosse 4,2 , o ponto Q ao ponto médio de AD seria4,2 também...(mas isso seria no meu mundo ideal em que  Q está no ponto médio  Smile  )

Mas só uma dúvida em relação ao que o sennor falou :" ...Ainda, não dá para falar em apótema lateral nesta pirâmide porque temos três das quatro faces triangulares com alturas diferentes."

Vc está falando isso pq apótema seria um conceito unicamente  para formas regulares? Ou é pq  apótema existe em formas irregulares , mas  eu deveria ter mencionado  qual apótema lateral estav me  referindo
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Medeiros Qua 19 Jun 2019, 05:54

Olá Rovans

1) primeiro vamos esclarecer esta parte:
acho que você quis dizer "... o ponto Q até o meio de AF vale 4,2" Na vdd era aquilo mesmo , pois se o ponto médio de AF fosse 4,2 , o ponto Q ao ponto médio de AD seria4,2 também...(mas isso seria no meu mundo ideal em que  Q está no ponto médio    )
Mas o ponto Q fica bem no meio da direção de AD ! Ele não fica é a meio caminho da altura de AF. Veja no desenho abaixo, onde marquei com pontilhado branco e cotas (em preto ao lado da figura),  e elimine definitivamente essa visão confusa.
(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Scree399

2)
Vc está falando isso pq apótema seria um conceito unicamente  para formas regulares? Ou é pq  apótema existe em formas irregulares , mas  eu deveria ter mencionado  qual apótema lateral estav me  referindo
entendo que o conceito apótema aplica-se somente a figuras e sólidos regulares; tanto é assim que é citado apenas no singular: o apótema da base; o apótema lateral.

No caso de pirâmides, o apótema lateral nada mais é do que a altura de um dos triângulos laterais considerada sua base coincidente com uma aresta da base da pirâmide. Nesta pirâmide "deitada" ADFGE, temos como lateral os seguintes triangulos:
AFE = DGE ≠ ADE ≠ FGE.
São três tipos de triângulos diferentes com respectivas três alturas difentes (consideradas as arestas da base). Por isto não vejo como falar em apótema lateral para esta pirâmide; podemos quando muito falar em altura de uma das faces laterais.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide Empty Re: (UFSCar-SP) As bases ABCD e ADGF das pirâmide

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos