Ufscar 2001 - Pirâmide Ecológica
2 participantes
Página 1 de 1
Ufscar 2001 - Pirâmide Ecológica
O diagrama seguinte representa uma pirâmide de energia. A largura de cada nível dessa pirâmide, quando analisada de baixo para cima, representa
a. o número de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.
b. o tamanho dos produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.
c. a quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.
d. a quantidade de energia perdida, quando se passa de um nível trófico para o seguinte.
e. a produtividade primária bruta, a produtividade primária líquida e a produtividade secundária líquida, respectivamente.
O gabarito é a letra c.
Sei que a letra "b" e "d" estão erradas.
"b" está errada por não existir pirâmide de "tamanho" e "d" está errada pela energia perdida ser justamente o tamanho de diferença entre um nível e outro da imagem.
Também sei que a letra c. está certa pela pirâmide de energia sempre ser direta, como a da imagem na questão, logo assinalei essa. No entanto, minha dúvida consiste no porquê da letra "e" estar errada.
a. o número de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.
b. o tamanho dos produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.
c. a quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.
d. a quantidade de energia perdida, quando se passa de um nível trófico para o seguinte.
e. a produtividade primária bruta, a produtividade primária líquida e a produtividade secundária líquida, respectivamente.
O gabarito é a letra c.
Sei que a letra "b" e "d" estão erradas.
"b" está errada por não existir pirâmide de "tamanho" e "d" está errada pela energia perdida ser justamente o tamanho de diferença entre um nível e outro da imagem.
Também sei que a letra c. está certa pela pirâmide de energia sempre ser direta, como a da imagem na questão, logo assinalei essa. No entanto, minha dúvida consiste no porquê da letra "e" estar errada.
Estudante204- Iniciante
Re: Ufscar 2001 - Pirâmide Ecológica
a produtividade secundária líquida é a quantidade de matéria orgânica produzida pelos consumidores primários e o gráfico se refere à taxa de energia, logo não teria sentido misturar aspectos indiretos num mesmo gráfico. Perceba a sutil diferenciação na relação entre as energias.
Ellenluc- Recebeu o sabre de luz