PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3º Lei de newton?

3 participantes

Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty 3º Lei de newton?

Mensagem por OldFears Seg 04 Fev 2013, 22:23

pessoal estou com uma pequena dúvida..

imaginem o seguinte caso :

dois blocos exatamente iguais de massa 10kg cada um, os dois estão um do lado do outro,no lado esquerdo chamaremos de bloco A
e no lado direito bloco B.

derrepente uma força de 10N começa empurrar o bloco A contra o bloco B, mas uma força de 20N começa empurrar o bloco B contra o bloco A.

não há atritos,resistência de ar nem outras forças externas.

agora me pergunta, por que as forças não se anulam e se equilibram entre-si,já que toda ação há uma reação, por exemplo, no bloco B tem 20N para esquerda (força de ação), mas a força de reação é 20N também mas de sentido contrário..

por que as forças não se anulam entre-si , já que os corpos não são distintos nem diferentes?.


valeu!

OldFears
Jedi
Jedi

Mensagens : 229
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 26
Localização : Botucatu-Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por ramonss Seg 04 Fev 2013, 22:30

Esse é um assunto que geralmente os livros abordam. Se é que entendi bem a sua dúvida, aí vai:

Olhe: se uma força é de A em B, a reação será de B em A. Perceba que uma força é, respectivamente, em B e outra é em A. As forças de ação e reação não se anulam porque são em corpos diferentes.

Aqui um link http://diaadiacomafsica.blogspot.com.br/
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por OldFears Seg 04 Fev 2013, 22:55

acho que entendi..

a força de ação por exemplo do bloco A no B, é "diferente" da força da reação de B em A.


mas ainda não consigo encontrar algo que realmente "prove" apesar de ser facilmente testada por exemplo, dando um soco na parede hehehe.

na prática é fácil provar, mas na teoria é meio complexo e subjetivo, ou eu que não entendo mesmo xD

OldFears
Jedi
Jedi

Mensagens : 229
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 26
Localização : Botucatu-Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por ramonss Seg 04 Fev 2013, 23:28

não.. uma força é em A e a reação é em B.
Por exemplo, minha mão é A e a parede é B.

Se dou um soco na parede, faço uma força F nela. Ela vai reagir na minha mão uma força T igual e contrária a que eu fiz.
Temos as forças: F, na parede, e T, na minha mão ("esqueça" que elas são de açao e reaçao, só pra visualizar).
Se a força F é na parede não tem motivo nenhum pra ela anular a força T, que é na minha mão. Duas forças em corpos diferentes não se anulam.

Se um bloco está parado na mesa, perceba que ele está em repouso não porque há forças de ação e reação se anulando, mas sim forças no MESMO corpo (no bloco), que são o Peso e a Normal (não são ação e reação).
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por OldFears Ter 05 Fev 2013, 16:09

mas a normal não seria uma força de reação á força Peso que está sendo colocada por exemplo em uma mesa?


pois a força normal só está ali para impedir que o bloco e o peso P por exemplo quebrem a mesa..

huauha, mas entendi, corpos diferentes não há o porquê de se anular a força.

xD

OldFears
Jedi
Jedi

Mensagens : 229
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 26
Localização : Botucatu-Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por ramonss Ter 05 Fev 2013, 16:29

A normal não é, nunca, uma reação da força peso. De fato, ela serve pra anular a peso. Mas como seria uma reação se está no mesmo corpo??

ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por Euclides Ter 05 Fev 2013, 16:31

OldFears escreveu:pessoal estou com uma pequena dúvida..

imaginem o seguinte caso :

dois blocos exatamente iguais de massa 10kg cada um, os dois estão um do lado do outro,no lado esquerdo chamaremos de bloco A
e no lado direito bloco B.

derrepente uma força de 10N começa empurrar o bloco A contra o bloco B, mas uma força de 20N começa empurrar o bloco B contra o bloco A.

não há atritos,resistência de ar nem outras forças externas.

agora me pergunta, por que as forças não se anulam e se equilibram entre-si,já que toda ação há uma reação, por exemplo, no bloco B tem 20N para esquerda (força de ação), mas a força de reação é 20N também mas de sentido contrário..

por que as forças não se anulam entre-si , já que os corpos não são distintos nem diferentes?.
valeu!

3º Lei de newton? Adbul_zpsadbe1315

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

3º Lei de newton? Empty Re: 3º Lei de newton?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos