PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade no tabuleiro

2 participantes

Ir para baixo

Probabilidade no tabuleiro Empty Probabilidade no tabuleiro

Mensagem por guuigo Hoje à(s) 19:44

Considere o tabuleiro de 16 casas, com 8 casas brancas e 8 casas pretas, representado na figura abaixo.
Probabilidade no tabuleiro YU+NolqU6UAwaypUp489y+UAgSzv9DHJlFtqhT4f6oBmAcRtNc3AAAAAElFTkSuQmCC
Três peças serão dispostas ao acaso sobre o tabuleiro, cada uma delas dentro de uma casa, ocupando, assim, três casas distintas. A probabilidade de que as três peças venham a ocupar três casas de mesma cor é:
(A) 1/10
(B) 1/5
(C) 1/4
(D) 1/3
Gabarito:
Se eu fizer 8/16 . 7/15 . 6/14 . 2, eu estarei considerando a ordem em que se colocam as peças? Por quê?
guuigo
guuigo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 20/08/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade no tabuleiro Empty Re: Probabilidade no tabuleiro

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 20:08

guuigo escreveu:Considere o tabuleiro de 16 casas, com 8 casas brancas e 8 casas pretas, representado na figura abaixo.
Probabilidade no tabuleiro YU+NolqU6UAwaypUp489y+UAgSzv9DHJlFtqhT4f6oBmAcRtNc3AAAAAElFTkSuQmCC
Três peças serão dispostas ao acaso sobre o tabuleiro, cada uma delas dentro de uma casa, ocupando, assim, três casas distintas. A probabilidade de que as três peças venham a ocupar três casas de mesma cor é:
(A) 1/10
(B) 1/5
(C) 1/4
(D) 1/3
Gabarito:
Se eu fizer 8/16 . 7/15 . 6/14 . 2, eu estarei considerando a ordem em que se colocam as peças? Por quê?
(P,P,P) → 8/16 . 7/15 . 6/14 = 1/5
(B,B,B) →  8/16 . 7/15 . 6/14 = 1/5

Somando, chegaríamos em 2/5, mas como o enunciado diz que devem ocupar três casas de mesma cor, de certa forma tanto faz se for preto ou branco, é indiferente. Portanto, considera-se apenas a probabilidade envolvida em uma cor qualquer, ou seja, 1/5.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos