PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descarga de uma bobina de tesla

3 participantes

Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por conhecedor_tranquilo Hoje à(s) 20:54

Entre uma superfície metálica e uma bobina de Tesla é
estabelecida uma diferença de potencial de 2,0.106V que
produz uma descarga elétrica de intensidade 2,0.104A em
um intervalo de tempo de 1ms. Supondo que 5% da
energia liberada por essa descarga pudesse ser arma -
zenada e integralmente utilizada para produzir uma
variação de 20°C na temperatura da água contida em um
recipiente de paredes adiabáticas e de capacidade térmica
desprezível, determine quantos litros de água haveria
no recipiente.

a) 25.
b) 50.
c) 250.
d) 500.



MInha dúvida nessa questão é se eu poderia resolve-la usando a energia armazena em uma capacitor já que há uma descarga elétrica e a questão deu o tempo de descarga logo posso achar a carga total e colocar na formula. Tentei mas não deu certo, é possível ou errei na conta?

conhecedor_tranquilo
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/10/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 21:17

conhecedor_tranquilo escreveu:Entre uma superfície metálica e uma bobina de Tesla é
estabelecida uma diferença de potencial de 2,0.106V que
produz uma descarga elétrica de intensidade 2,0.104A em
um intervalo de tempo de 1ms. Supondo que 5% da
energia liberada por essa descarga pudesse ser arma -
zenada e integralmente utilizada para produzir uma
variação de 20°C na temperatura da água contida em um
recipiente de paredes adiabáticas e de capacidade térmica
desprezível, determine quantos litros de água haveria
no recipiente.

a) 25.
b) 50.
c) 250.
d) 500.



MInha dúvida nessa questão é se eu poderia resolve-la usando a energia armazena em uma capacitor já que há uma descarga elétrica e a questão deu o tempo de descarga logo posso achar a carga total e colocar na formula. Tentei mas não deu certo, é possível ou errei na conta?
Pot = E/t  →  U . i . t = E

2. 106 . 2. 104 . 10-3s = E
E = 4. 107J  →  apenas 5% é efetivamente armazenada  →  4. 107 . 5. 10-2 → 20. 105 = 2. 106J

E = Q  →  2. 106 = m . 4.200 . 20  →  m = 2,38. 10-5 . 10m = 25L (aproximadamente).
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Leonardo Mariano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por Leonardo Mariano Hoje à(s) 21:34

conhecedor_tranquilo escreveu:
MInha dúvida nessa questão é se eu poderia resolve-la usando a energia armazena em uma capacitor já que há uma descarga elétrica e a questão deu o tempo de descarga logo posso achar a carga total e colocar na formula. Tentei mas não deu certo, é possível ou errei na conta?
É possível utilizar argumentos relacionados à capacitores caso a carga e a tensão sejam diretamente proporcionais, que é uma das definições de capacitância. Nesta questão não é possível saber se isso acontece, mas vamos tentar:
Calculando a capacitância do sistema:
[latex] Q = CV \rightarrow C = \frac{20}{2.10^6}=10\: \mu F [/latex]
Energia armazenada no capacitor:
[latex] U = \frac{CV^2}{2}=\frac{10 \mu.(2.10^6)^2}{2}=20.10^6\: J [/latex]
Veja que o valor deu metade do que foi encontrado acima pelo Matheus, gerando uma incoerência nos cálculos, portanto, na minha visão não é possível tentar resolver imaginando que o sistema funcione como um capacitor.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 621
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 21:44

Leonardo Mariano escreveu:
conhecedor_tranquilo escreveu:
MInha dúvida nessa questão é se eu poderia resolve-la usando a energia armazena em uma capacitor já que há uma descarga elétrica e a questão deu o tempo de descarga logo posso achar a carga total e colocar na formula. Tentei mas não deu certo, é possível ou errei na conta?
É possível utilizar argumentos relacionados à capacitores caso a carga e a tensão sejam diretamente proporcionais, que é uma das definições de capacitância. Nesta questão não é possível saber se isso acontece, mas vamos tentar:
Calculando a capacitância do sistema:
[latex] Q = CV \rightarrow C = \frac{20}{2.10^6}=10\: \mu F [/latex]
Energia armazenada no capacitor:
[latex] U = \frac{CV^2}{2}=\frac{10 \mu.(2.10^6)^2}{2}=20.10^6\: J [/latex]
Veja que o valor deu metade do que foi encontrado acima pelo Matheus, gerando uma incoerência nos cálculos, portanto, na minha visão não é possível tentar resolver imaginando que o sistema funcione como um capacitor.Só
Só agora eu li o comentário dele sobre tentar por capacitores.
Eu nem considerei essa possibilidade porquê a questão era bem simples. Para mim estava óbvio desde o começo que a questão queria nos levar ao raciocínio de uso da fórmula básica de potência elétrica. Mas seu resultado ter dado metade do valor não seria porquê dividiu pela metade? (meio óbio né, rs). Estou inferindo isso porquê não tenho muito conhecimento nesta parte de capacitores.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por Leonardo Mariano Hoje à(s) 21:49

matheus_feb escreveu:Só agora eu li o comentário dele sobre tentar por capacitores.
Eu nem considerei essa possibilidade porquê a questão era bem simples. Para mim estava óbvio desde o começo que a questão queria nos levar ao raciocínio de uso da fórmula básica de potência elétrica. Mas seu resultado ter dado metade do valor não seria porquê dividiu pela metade? (meio óbio né, rs). Estou inferindo isso porquê não tenho muito conhecimento nesta parte de capacitores.
Sim, é que a energia armazenada em um capacitor é dada por [latex] \frac{CV^2}{2} [/latex], então se imaginarmos que o sistema é um capacitor, é necessário ter esse 2 no denominador.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 621
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 21:56

Leonardo Mariano escreveu:
matheus_feb escreveu:Só agora eu li o comentário dele sobre tentar por capacitores.
Eu nem considerei essa possibilidade porquê a questão era bem simples. Para mim estava óbvio desde o começo que a questão queria nos levar ao raciocínio de uso da fórmula básica de potência elétrica. Mas seu resultado ter dado metade do valor não seria porquê dividiu pela metade? (meio óbio né, rs). Estou inferindo isso porquê não tenho muito conhecimento nesta parte de capacitores.
Sim, é que a energia armazenada em um capacitor é dada por [latex] \frac{CV^2}{2} [/latex], então se imaginarmos que o sistema é um capacitor, é necessário ter esse 2 no denominador.
Entendo.
Eu até gostaria de saber o porquê a resolução via capacitores não funciona. Se você ou outra pessoa qualificada puder explicar o motivo, agradeço. Conhecimento nunca é demais. Smile


Última edição por matheus_feb em Seg 14 Out 2024, 22:16, editado 1 vez(es)
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por Leonardo Mariano Hoje à(s) 22:15

matheus_feb escreveu:
Entendo.
Eu até gostaria de saber o porquê a resolução via capacitores não funciona. Se você ou outra pessoa qualificado puder explicar o motivo, agradeço. Conhecimento nunca é demais. Smile
Minha opinião: Sei que pode parecer meio direto, mas acredito que basicamente a resolução não funcione pois o sistema não é um capacitor. Na questão havia uma superfície carregada, eu aproximei outra superfície com um potencial diferente, e como a ddp era muito alta, ocorreu o rompimento da rigidez dielétrica do ar, gerando uma rápida descarga elétrica entre as superfícies. Quando falamos de capacitores estamos nos referindo à duas superfícies com cargas +Q e -Q, cuja relação entre a carga e a ddp é dada por Q = CV. Então creio que uma situação não se encaixa na outra.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 621
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 22:19

Leonardo Mariano escreveu:
matheus_feb escreveu:
Entendo.
Eu até gostaria de saber o porquê a resolução via capacitores não funciona. Se você ou outra pessoa qualificado puder explicar o motivo, agradeço. Conhecimento nunca é demais. Smile
Minha opinião: Sei que pode parecer meio direto, mas acredito que basicamente a resolução não funcione pois o sistema não é um capacitor. Na questão havia uma superfície carregada, eu aproximei outra superfície com um potencial diferente, e como a ddp era muito alta, ocorreu o rompimento da rigidez dielétrica do ar, gerando uma rápida descarga elétrica entre as superfícies. Quando falamos de capacitores estamos nos referindo à duas superfícies com cargas +Q e -Q, cuja relação entre a carga e a ddp é dada por Q = CV. Então creio que uma situação não se encaixa na outra.
Entendi. O motivo foi direto mas sua explicação foi bem consistente, e faz todo o sentido. Obrigado pelo esclarecimento, Leonardo.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Leonardo Mariano gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Descarga de uma bobina de tesla Empty Re: Descarga de uma bobina de tesla

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos