PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

57 cone

2 participantes

Ir para baixo

57 cone Empty 57 cone

Mensagem por Analise Sousa Pereira Hoje à(s) 19:59

Um cone circular reto é seccionado por um plano α paralelo a sua base. A distância de α ao vértice do cone é o dobro da distância de α à base desse mesmo cone. A razão entre os volumes da parte do cone que inferior ao plano e o da parte que é superior vale

A) 27/19
B) 19/8
C) 27/8
D) 19/27
E) 8/27

Não sei o gabarito
FGV 2024


Última edição por Analise Sousa Pereira em Seg 14 Out 2024, 20:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro digitação)

Analise Sousa Pereira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

57 cone Empty Re: 57 cone

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 20:26

Analise Sousa Pereira escreveu:Um cone circular reto é seccionado por um plano ???? paralelo a sua base. A distância de ???? ao vértice do cone é o dobro da distância de ???? à base desse mesmo cone. A razão entre os volumes da parte do cone que inferior ao plano e o da parte que é superior vale

A) 27/19
B) 19/8
C) 27/8
D) 19/27
E) 8/27

Não sei o gabarito
FGV 2024
Percebi que você ficou confusa quanto ao desenho. O enunciado resume basicamente isso:

57 cone Math_10

→ O triângulo retângulo menorzinho de cima é semelhante ao ''triângulosão'' retângulo do cone inteiro. Assim, eu consegui facilmente ver que, como a altura do ''triângulosão'' é (2d + d) = 3d e o do triângulo de cima menorzinho é 2d → ou seja, em uma razão igual a 3/2 do grandão, seus raios seguem essa mesma proporção.

Tente resolver a partir daí.

Eu tentei utilizar uma linguagem bem simples e informal para você entender.


Última edição por matheus_feb em Seg 14 Out 2024, 21:26, editado 1 vez(es)
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Analise Sousa Pereira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

57 cone Empty Re: 57 cone

Mensagem por Analise Sousa Pereira Hoje à(s) 20:47

@matheus_feb 2d é do plano alfa secante até o vértice, teu desenho tá com as alturas invertidas

Analise Sousa Pereira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/11/2023

Ir para o topo Ir para baixo

57 cone Empty Re: 57 cone

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 21:00

Analise Sousa Pereira escreveu:@matheus_feb 2d é do plano alfa secante até o vértice, teu desenho tá com as alturas invertidas
Eu fiz do jeito que estava no enunciado. Você o editou, pelo visto. Mas tente resolver com as informações corretas. O raciocínio continua o mesmo.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

57 cone Empty Re: 57 cone

Mensagem por matheus_feb Hoje à(s) 21:28

Analise Sousa Pereira escreveu:@matheus_feb 2d é do plano alfa secante até o vértice, teu desenho tá com as alturas invertidas
Editei.
Uma dica para matar a questão é calcular o volume do cone maior, volume do cone todo e subtrair o volume do cone todo pelo do cone menor, encontrando a área do tronco. Aí basta terminar fazendo a razão entre os volumes do comando.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 649
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

57 cone Empty Re: 57 cone

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos