PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estequiometria - Desafio

2 participantes

Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Estequiometria - Desafio

Mensagem por matheus_feb Qui 22 Ago 2024, 19:07

1) O gás clorometano, comumente utilizado como substância refrigerante, possui aroma levemente doce e densidade igual a 2,44g/cm3. Em razão de seus níveis de intoxicação humana, o clorometano foi terminantemente proibido de ser encontrado associado a produtos destinados aos consumidores. Observe as reações abaixo, as quais representam o processo de obtenção do clorometano:

Estequiometria - Desafio Quimic11

Considere, ainda, que o sistema reacional comprime o gás a uma pressão de 2 atm, fornecendo uma temperatura igual a -73oC. Para a síntese, 100,811 kg de clorato de sódio foram colocados para reagir com uma solução concentrada de substâncias, obtendo-se, admitindo 100% de rendimento e pureza dos reagentes, uma solução de clorometano. A quantidade a mais de metanol, em kg, necessária para consumir o excesso de reagente não consumido é mais próxima de:

Dados: considere  R = 0,082 atm . L/mol . oK

(a) 1,73 kg
(b) 2,10 kg
(c) 2,88 kg
(d) 3,54 kg


Última edição por matheus_feb em Ter 27 Ago 2024, 21:19, editado 1 vez(es)
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 371
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Re: Estequiometria - Desafio

Mensagem por lmtosta Qui 22 Ago 2024, 19:47

Matheus, tem certeza que o enunciado está correto????

Por exemplo:

1) a constante "R" não seria 0,082 atm . L / K . mol, ao invés de mol/L . K????

2) o execício se refere ao clorato de sódio, mas o certo não seria o perclorato de sódio????

3) por fim, o início do enunciado fala que a densidade do gás clorometano é de 2,44 g/cm^3. Esta densidade é mais do que o dobro da densidade da água líquida, o que não faz o menor sentido, o gás sendo mais denso que o líquido. Tem certeza que é isso mesmo????

De onde tirou esta questão????

lmtosta
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/07/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Re: Estequiometria - Desafio

Mensagem por lmtosta Ter 27 Ago 2024, 21:12

Matheus, se tiveres a solução, pode postar!!!!!!!!!


Duvido que alguém conseguirá resolver este exercício!!!!!!!!!

lmtosta
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/07/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Re: Estequiometria - Desafio

Mensagem por matheus_feb Ter 27 Ago 2024, 21:23

lmtosta escreveu:Matheus, se tiveres a solução, pode postar!!!!!!!!!


Duvido que alguém conseguirá resolver este exercício!!!!!!!!!
Vou dar umas dicas:

1 | Encontre a equação global.

2 | Use a relação de Clapeyron (P . V = n . R . T) e descubra o volume de gás.

3 | Use a densidade para achar a massa total de gás.

4 | Calcule o excesso de reagente.

5 | Finalize calculando a quantidade de metanol correspondente à massa de excesso.


Peço perdão pelos pequenos erros que cometi ao elaborar a questão. Os valores meio discrepantes são meramente numéricos, sem obedecer a realidade!
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 371
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Re: Estequiometria - Desafio

Mensagem por lmtosta Qua 28 Ago 2024, 10:44

Matheus, a -73ºC o clorometano se encontra na forma líquida, o que inviabilizaria o uso de Clapeyron!!!!!!!!!!

Esse é o primeiro erro na elaboração do exercício!!!!!!!!!

E mesmo supondo que o clorometano seguisse como gás, qual valor de "n" você está considerando????

Em segundo lugar, se você fala "clorato de sódio" ao invés de "perclorato de sódio", você induz o leitor ao erro, pois o mesmo pode ficar pensando no NaClO3, ao invés do NaClO4. Com isso, quem tenta resolver perde tempo tentando encaixar este NaClO3 na resolução, de alguma maneira!!!!!!!!

Em terceiro lugar, a unidade da constante universal está errada, o que induz a novos erros!!!!!!!!!

Se se tratasse de uma banca examinadora de qualquer concurso ou vestibular que seja, sua questão seria anulada por muito menos!!!!!!!!

pV = nRT????

Ok, tenho "p" e tenho "T". Não posso considerar como "n" o coeficiente estequiométrico, pois não sei de fato quanto tem da substância!!!!!!!!!

A única saída seria considerar um "n" partindo do pressuposto que os 100 kg do "clorato" de sódio reagiram completamente com o metanol para produzir o clorometano. Mas daí não saberíamos o quanto de metanol reagiu e o quanto ficou em excesso!!!!!!!!!

Por fim, o erro da densidade não é um erro qualquer. Simplesmente não faz o menor sentido um gás (considerado "ideal", já que usa Clapeyron) ser 2,44 vezes mais denso do que a água líquida. A conta não fecha desse jeito!!!!!!!!!!

Por gentileza, revise esta questão que elaborastes e tome cuidado com as próximas elaborações!!!!!!!!!

Acho bacana essa iniciativa de elaborar problemas e exercícios, mas é preciso cuidado com as informações!!!!!!!!

lmtosta
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 16/07/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Re: Estequiometria - Desafio

Mensagem por matheus_feb Qua 28 Ago 2024, 11:51

lmtosta escreveu:Matheus, a -73ºC o clorometano se encontra na forma líquida, o que inviabilizaria o uso de Clapeyron!!!!!!!!!!

Esse é o primeiro erro na elaboração do exercício!!!!!!!!!

E mesmo supondo que o clorometano seguisse como gás, qual valor de "n" você está considerando????

Em segundo lugar, se você fala "clorato de sódio" ao invés de "perclorato de sódio", você induz o leitor ao erro, pois o mesmo pode ficar pensando no NaClO3, ao invés do NaClO4. Com isso, quem tenta resolver perde tempo tentando encaixar este NaClO3 na resolução, de alguma maneira!!!!!!!!

Em terceiro lugar, a unidade da constante universal está errada, o que induz a novos erros!!!!!!!!!

Se se tratasse de uma banca examinadora de qualquer concurso ou vestibular que seja, sua questão seria anulada por muito menos!!!!!!!!

pV = nRT????

Ok, tenho "p" e tenho "T". Não posso considerar como "n" o coeficiente estequiométrico, pois não sei de fato quanto tem da substância!!!!!!!!!

A única saída seria considerar um "n" partindo do pressuposto que os 100 kg do "clorato" de sódio reagiram completamente com o metanol para produzir o clorometano. Mas daí não saberíamos o quanto de metanol reagiu e o quanto ficou em excesso!!!!!!!!!

Por fim, o erro da densidade não é um erro qualquer. Simplesmente não faz o menor sentido um gás (considerado "ideal", já que usa Clapeyron) ser 2,44 vezes mais denso do que a água líquida. A conta não fecha desse jeito!!!!!!!!!!

Por gentileza, revise esta questão que elaborastes e tome cuidado com as próximas elaborações!!!!!!!!!

Acho bacana essa iniciativa de elaborar problemas e exercícios, mas é preciso cuidado com as informações!!!!!!!!
Você está coberto de razão.

Peço mil perdões pelos inúmeros erros. Vou apagar a questão e refazer, para que outros interessados em tentar não tenham as mesma dúvidas!!

Novamente, peço desculpas.
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 371
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria - Desafio Empty Re: Estequiometria - Desafio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos